Consumo: os veículos a diesel rendem mais do que os à gasolina. Contudo, nem sempre o preço vale a pena – hoje, no Brasil, o diesel custa cerca de R$6,00 e a gasolina R$5,00. Preço do motor: o motor à diesel é mais caro, pois envolve mais tecnologia para ser montado.
Além do desempenho, apresenta maior torque. Apesar de custar de 10% a 12% mais caro que o motor a gasolina, o motor Diesel é o preferido para usuários que utilizam o veículo em grandes quilometragens, pois o retorno econômico se apresenta em função do menor preço do combustível, além da vantagem de maior durabilidade.
Uma das principais vantagens dos motores a diesel é que o consumo de combustível chega a ser 35% menor se comparado, por exemplo, à gasolina. Além disso, ele possui maior força, o que explica sua larga utilização por caminhões e carretas transportadoras.
O diesel também tem emissões menores de gases de efeito estufa, se comparados com os motores a gasolina. Para o uso em carros, a maior desvantagem é o preço: são veículos mais robustos e com maior conteúdo tecnológico e, por isso, custam mais caro. Existem vários exemplos destes no Brasil.
Qual é melhor: picape diesel ou flex? E SUV, qual vale mais a pena? Fala aí, Gustavo!
É caro manter um carro a diesel?
Carros e manutenção são mais caros
Ao mesmo tempo em que o motor do carro a diesel durar mais, a sua manutenção também é mais cara, por justamente ser mais robusto e tecnológico. Aliás, essa questão também está associada ao fato dos veículos que utilizam o combustível terem um preço de tabela acima do comum.
Além disso, devido ao avanço tecnológico envolvido em seu desenvolvimento, os motores a diesel possuem uma notável durabilidade. Eles são construídos com maior robustez e apresentam uma taxa de compressão significativamente maior em comparação aos motores flex, já que não dependem de velas de ignição para a partida.
Conforme relata um estudo da Mobiauto noticiado pelo AutoEsporte, carros movidos a diesel tendem a desvalorizar quase 50% a mais do que os que rodam em outro tipo de combustível.
Economia: carros a diesel normalmente consomem menos combustível por quilômetro em comparação aos carros a gasolina, proporcionando economia ao longo do tempo. Revenda: veículos a diesel tendem a manter seu valor de revenda melhor que os carros a gasolina.
Cada tipo de combustível e motor possui suas características. Se você busca trajetos mais curtos a médios, sabe-se que o veículo mais indicado e que traz a suavidade no percurso é a gasolina. Mas, se você quer ser aventureiro, viajar por lugares mais distantes e ter toda a potência necessária, recomenda-se o diesel.
Os gases resultantes da sua combustão são quatro vezes mais poluentes do que a gasolina e, trata-se também de uma fonte não renovável de energia, com o agravante que possui ainda menor disponibilidade.
2. Velocidade de combustão. Como já falamos antes, nos motores diesel a combustão do motor é muito mais rápida, quase instantânea, já que a mistura ar/combustível auto-ignifica-se praticamente ao mesmo tempo em toda a câmara de combustão.
A maior vantagem do uso da gasolina é sua eficiência, aquecendo rápido o motor mesmo quando as temperaturas estão baixas. Ela também tem um alto rendimento, gastando mais lentamente do que o etanol. Por outro lado, ela é uma opção de combustível mais cara e, também, mais poluente, quando comparada com o etanol.
Os motores que funcionam a diesel duram mais, pois além de mais robustos que os motores a gasolina, ele é desenhado com peças mais resistentes e maior capacidade para óleo e fluido de radiador.
A escolha entre álcool ou gasolina para viagens longas na estrada depende de diversos fatores. O consumo é um deles: o álcool é queimado mais rapidamente, portanto, se a autonomia do veículo é uma prioridade, a gasolina é preferível.
Quem tem ou já teve uma picape a diesel no Brasil sabe que o seguro desses modelos é bastante alto. Isso ocorre porque elas têm maior índice de roubo no País. Por isso, é sempre bom pesquisar preços e analisar os serviços embutidos - se houver - nas apólices, como chaveiro, encanador, eletricista, guincho etc.
Mas qual o principal motivo para essa perda de valor? O economista Sant Clair Castro Jr. consultor automotivo e CEO da Mobiauto, aponta a principal razão: “O diesel S10, que é amplamente usado por esses veículos, ultrapassou a barreira dos R$ 7,50 por litro dois anos atrás.
PL prevê o fim dos carros a diesel e a gasolina a partir de 2030. Há um Projeto de Lei (PL) mais radical e que prevê a extinção dos automóveis movidos a diesel a partir de 2030.
E quais as principais desvantagens dos carros movidos a diesel? Na realidade, a principal desvantagem dos carros a diesel era o fato de o combustível custar mais caro do que a gasolina. Entretanto, diante de acontecimentos recentes, o preço da gasolina disparou, ultrapassando muito o preço do diesel.
As vantagens para quem tem um carro a diesel são a potência e a economia, caso costume rodar longas distâncias. Por exemplo, um Jeep Renegade 2020 a diesel faz uma média de 10 km/l na cidade e 13 km/l na rodovia. Já o motor a gasolina faz a média de 8,5 km/l na cidade e 11 km/l na rodovia.
Em comparação com o álcool e com a gasolina, ele, que também é um derivado do petróleo, é o combustível com maior poder calorífico e mais rendimento dos três. "Frente à gasolina, o diesel apresenta eficiência energética cerca de 12% maior, ou seja, você consegue rodar esse percentual ou mais com um litro de diesel.
Por conta disso, o álcool evapora muito mais rápido do que a gasolina. Isso faz com que ele tenha um poder calorífico menor, precisando utilizar uma quantidade maior para gerar o mesmo movimento. Consequentemente, o etanol queima mais rápido.