1 Os que confiam no Senhor serão como o monte Sião, que não se abala, mas permanece para sempre. 2 Assim como estão os montes em redor de Jerusalém, assim o Senhor está em volta do seu povo desde agora e para sempre.
“Confia no Senhor de todo o teu coração, e não te estribes no teu próprio entendimento. Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas”.
Confiar no Senhor significa colocar nEle toda a esperança e expectativa de que somente Ele pode fazer o que desejamos e precisamos. Provérbios 3.5 afirma: “Confie no Senhor de todo o seu coração e não se apoie em seu próprio entendimento.”
Os que confiam no Senhor são inabaláveis porque eles são edificados sobre o fundamento que é Cristo, a Pedra principal da esquina (2 Pedro 2:4-8). Pela fé salvadora, eles estão firmes na graça de Deus (Romanos 5:2; Gálatas 5:1).
A confiança em Deus é possível para alguém que se sente amado e perdoado por Deus. É prerrogativa de quem já nasceu de novo e experimentou o seu amor na Cruz de Jesus Cristo. Confiar em Deus é descansar nele, mesmo não compreendendo os seus planos, pois sabe que ele sempre tem o melhor para os seus filhos.
Confie no SENHOR de todo o seu coração e não se apoie na sua própria capacidade e entendimento; lembre-se de colocar Deus em primeiro lugar, em todos os seus caminhos, e ele guiará os seus passos, e você andará pelo caminho certo.
O salmo 125: 01-03 nos diz: Os que confiam no Senhor são como o monte de Sião, que não se abala, firme para sempre. Como em redor de Jerusalém estão os montes, assim o Senhor, em derredor do seu povo, desde agora e para sempre.
Confiar significa obedecer de boa vontade, mesmo sem conhecer os resultados. A fim de produzir frutos, a confiança no Senhor deve ser mais forte e duradoura que a confiança em nossos sentimentos pessoais e nossa experiência.
A confiança em Deus é algo de suma importância para superar momentos difíceis. É ela que nos dá forças para fazer brotar a persistência e criatividade necessárias para seguirmos em frente. É nela que germina a nossa certeza de que os planos divinos nos reservam um amanhã melhor.
Quando confiamos no Senhor e nEle esperamos, diz a Bíblia que Ele trabalha em nosso favor. Às vezes é difícil esperar, pois nós somos muito imediatistas e o tempo de Deus é diferente do nosso. Mas lembre-se que o Senhor Jesus falou que tudo que pedirmos ao Senhor, Ele nos concederia, então peça, Ele te abençoará.
O Salmo 121 nos orienta a seguir um outro caminho. Ele não é uma oração para pedir ajuda. Ele é um caminho que podemos fazer quando queremos elevar a nossa alma ao divino. Partimos do impulso de “elevar os olhos para os montes”, de elevar a nossa consciência, a nossa alma, ao mundo espiritual.
Confiar em Deus, é entender o nosso papel na sociedade e o nosso lugar como filhos e família diante das crises. Lembre-se, sejamos prudentes, cuidemos uns dos outros, e confiemos nas promessas de Deus.
A fé nos leva a conhecer a grandeza e a majestade do Senhor. “Deus é grande demais para que possamos conhecê-lo” (Jó 36,26). É por isso que Ele deve ser o primeiro a ser amado e servido.
Veja o que diz o Senhor no Salmo 37, versos de 3 a 5: “Confia no Senhor e faze o bem; habitarás na terra, e verdadeiramente serás alimentado. Deleita-te também no Senhor, e te concederá os desejos do teu coração. Entrega o teu caminho ao Senhor; confia nEle, e Ele o fará”.
2Reis 18:5-6 NAA. Ezequias confiou no SENHOR, Deus de Israel, de maneira que não houve ninguém como ele entre todos os reis de Judá, nem antes nem depois dele.
Confie no SENHOR de todo o coração e não se apoie no seu próprio entendimento. Reconheça‑o em todos os seus caminhos, e ele endireitará as suas veredas. Não seja sábio aos seus próprios olhos; tema ao SENHOR e afaste‑se do mal.
Se o homem realmente confia em Deus, ele sabe que Deus diz a verdade, que Ele não deseja nada mais que o bem terreno e eterno do homem, que a Sua vontade é dom de misericórdia. Sabendo de tudo isso, o homem cumpre a vontade de Deus sem olhar se corresponde ou não a seus sentimentos e à lógica do intelecto humano.
Qual é a maior prova de que podemos confiar na Bíblia?
Talvez o maior traço de singularidade da Bíblia seja o fato de que sua fonte última é encontrada no próprio Deus. Paulo escreve as palavras seguintes para Timóteo: Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça.