Canal de Acesso: É o que permite o tráfego das embarcações desde a barra (local que demarca a entrada do porto e a partir de onde se torna necessária uma adequada condição de sinalização) até as instalações de acostagem e vice-versa.
Os Portos Off-shore são aqueles localizados “extra” margem, ou seja, não estão diretamente ligados à terra. Ex.: algumas plataformas de Petrobrás de extração de petróleo.
Região para onde se destinam, ou de onde advém, o principal volume das cargas destinadas ao comércio exterior ou à cabotagem em um determinado porto, aeroporto ou posto de fronteira.
Retroporto é a designação para uma área terrestre preferencialmente localizada próxima às estruturas de atracação, onde ficam os depósitos de cargas a serem embarcadas ou desembarcadas, armazéns, frigoríficos, prédios administravos, áreas da esva, oficinas, páos a céu aberto para caminhões, contêineres, áreas para ...
Canal de acesso aos portos de Itajaí e Navegantes é liberado
Quantos tipos de porto existem?
Podem ser subdivididos em Portos Naturais, Portos de Mar Aberto e Portos Abrigados; Porto Fluviais: Tem características semelhantes aos portos marítimos, entretanto o porto fluvial se localiza às margens de rios. Também são chamados de portos hidroviários.
Atracação, desatracação, berços e cabeços são algumas palavras extremamente populares no vocabulário portuário. Das dezenas de embarcações que entram e saem do Porto do Rio Grande, todas elas realizam esses procedimentos e utilizam essa estrutura para a garantia da segurança das operações.
Hoje é uma cortesia naval acorrer com marinheiros ao portaló (local de embarque ou saída de bordo) e saudar com toque de apito, a autoridade que chegar ou sair.
Qual é o salário de Agente portuario? O salário médio nacional de Agente portuario é de R$2.300 em Brasil. Filtre por localização para ver os salários de Agente portuario na sua região.
Um cais (do céltico, através do francês antigo quai) é uma estrutura, geralmente uma plataforma fixa em estacas, ou região à beira da água, na borda de uma abra ou de um porto, onde barcos podem atracar e aportar para carregar e descarregar carga e passageiros.
A taxa terno, nome que resume este assunto, perfaz juntamente com o resultado individual do STS a produtividade por navio. Uma taxa terno maior significa uma maior produtividade porém, custeada a altos investimentos em equipamentos, contratação, treinamento e alocação de pessoal próprio e terceiro, entre outros.
Essas empresas são abertas em países que oferecem benefícios fiscais e regulatórios, como a possibilidade de pagar menos impostos, ter menos burocracia e mais privacidade. Por essas características, elas oferecem proteção patrimonial, segurança e outras vantagens.
O dono do navio é conhecido como “Armador”. Sim, igual a posição de basquete. O armador é responsável pelos transportes de cargas marítimas de uma origem para o seu destino final. Sejam elas acomodadas em containers, acondicionadas no interior do navio como carga solta ou à granel.
É aqui que entra a figura do prático, profissional responsável por “estacionar” os navios. A praticagem é uma atividade privada que tem sua origem no Brasil, no início do século 19, quando da chegada da Família Real.
Quilha (figs. 1-3 e 1-13) – Peça disposta em todo o comprimento do casco no plano diametral e na parte mais baixa do navio. Constitui a “espinha dorsal” e é a parte mais importante do navio, qualquer que seja o seu tipo; nas docagens e nos encalhes, por exemplo, é a quilha que suporta os maiores esforços.
Como comentamos anteriormente, proa e popa são partes opostas presentes em uma embarcação. Enquanto a proa diz respeito à frente do barco, a popa se refere à parte traseira.
Em geral, os práticos de navio podem receber salários que variam de acordo com o nível de experiência e o porte da embarcação. As empresas não costumam divulgar valores, mas os rendimentos de um prático de navio podem girar entre R$ 50 mil e R$ 300 mil por mês.
e se você segue nossa página deve ter percebido isso. Com as âncoras, não é diferente. Navios geralmente tem duas âncoras na proa. por razões de segurança e eficiência operacional.