O que constitui o valor das mercadorias?

Contudo, o trabalho que constitui a substância do valor das mercadorias é trabalho igual e indistinto, um dispêndio da mesma força de trabalho.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em marxists.org

Como se define o valor de uma mercadoria?

A definição do preço adequado de venda de um produto ou serviço junto ao mercado depende do equilíbrio entre o preço de mercado e o valor calculado, em função dos seus custos e despesas. O valor deve cobrir o custo direto da mercadoria, produto ou serviço, somado às despesas variáveis e fixas proporcionais.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em sebrae.com.br

O que determina o valor de uma mercadoria Marx?

O valor de uso de uma mercadoria, segundo Marx, é determinado de acordo com a utilidade relacionada às suas propriedades físicas; e seu valor de troca varia no tempo e espaço.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em brasilescola.uol.com.br

O que define o valor da mercadoria no capitalismo?

Assim, a mercadoria, no capitalismo, é a qualidade que se atribui a tudo aquilo que possa ser produzido pelo trabalho e trocado para gerar valor. É graças a essa capacidade de abstração de todas as coisas na forma-mercadoria que o capitalismo pode realizar uma equivalência de tudo com tudo.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em revistacult.uol.com.br

O que determina a grandeza do valor de uma mercadoria?

A magnitude do valor de uma mercadoria, determinada pela quantidade de trabalho socialmente necessário (dimensão quantitativa do trabalho abstrato), é a medida da riqueza que ela significa para a sociedade.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em unicamp.br

Especial Karl Marx #02: Mercadoria, Valor e Trabalho

Quais são os dois fatores da mercadoria?

Marx alude que as mercadorias se mostram na forma de valores-de-uso, como já foi visto anteriormente, contudo, as mercadorias só são, efetivamente, mercadorias ao passo que elas possuem dois fatores: valor-de-uso e valor.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em e-revista.unioeste.br

O que explica a diferença no valor dos produtos e mercadorias segundo Marx?

A substância do valor é o trabalho vivo; mercadorias não possuem valor nelas mesmas. Marx não concebe a forma valor como algo eterno, mas como resultado de um processo histórico. Somente quando os produtos da atividade humana se transformam em mercadorias, a forma valor se torna independente.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em periodicos.ufpi.br

Quais são as duas formas de valor da mercadoria no modo de produção capitalista?

Logo, a mercadoria (ou a riqueza capitalista) é a unidade contraditória de dois polos: do conteúdo (valor de uso) e da forma (valor)”.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em scielo.br

O que diz a teoria de valor?

1.3: O Papel da Teoria do Valor em Smith

Esta teoria nos diz que o valor das mercadorias equivale à quantidade de trabalho que esta possa comprar ou comandar. O valor determina o preço natural de cada mercadoria e seu preço real.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em pantheon.ufrj.br

O que é o conceito de mercadoria?

453, pp. 45 a 52): “Mercadoria é toda coisa oferecida ao consumidor através da circulação econômica; enquanto a coisa não é posta em circulação econômica, não é mercadoria. O que caracteriza a mercadoria é a existência de um bem material posto em circulação econômica, para o consumo, mediante remuneração”.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em legislacao.sef.sc.gov.br

O que é a Lei do Valor em Marx?

Quando se trata da lei do valor na econo- mia marxista, o primeiro entendimento é o de que essa lei diz que os valores das mercadorias são proporcionais ao tempo de trabalho socialmente necessário à sua produção ou, o que é equivalente, que os seus preços são, na média, proporcionais a nova Economia_Belo Horizonte_14 ( ...
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em revistas.face.ufmg.br

Como Karl Marx determinava o valor de uso?

Marx determina que o valor de uso de uma mercadoria é determinado de acordo com os custos da matéria-prima utilizada na produção de um produto e o valor agregado pelo trabalho utilizado em sua transformação. A produção que excede o necessário para o pagamento do salário e que é recolhida pelo capitalista.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em exercicios.brasilescola.uol.com.br

O que é o valor para Karl Marx?

Mais-valor (Mehrwert) é o termo com que o pensador alemão Karl Marx (1818-1883) designa a quantidade de trabalho humano não remunerada. Transformada em mercadoria, a força de trabalho é comprada pelo empregador por um valor – o salário – suficiente apenas para a manutenção e reprodução do empregado.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jornal.usp.br

Como se mede o valor de uma mercadoria?

Para definir o preço adequado de venda de um produto ou serviço você precisa analisar o equilíbrio entre o preço de mercado e o valor dos seus custos e despesas totais. O valor do seu produto deve igual ao custo das matérias primas ou hora de serviço, somado às despesas variáveis e fixas para realizar uma venda.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em contabilizei.com.br

O que gera valor ao produto?

O valor é a percepção que o cliente tem sobre um produto ou serviço. É a soma de certos elementos percebidos pelo consumidor no momento de compra, como qualidade, atendimento, condições, tempo investido e o próprio preço.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em agendor.com.br

O que determina o valor de uma mercadoria?

Uma mercadoria tem um valor por ser uma cristalização de um trabalho social. A grandeza de seu valor, ou seu valor relativo, depende da maior ou menor quantidade dessa substância social que eIa encerra, quer dizer, da quantidade relativa de trabalho necessário à sua produção.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em vermelho.org.br

O que era o valor agregado no trabalho para Marx?

O próprio trabalho, de acordo com Marx, possui valor agregado, que é determinado pelo valor dos meios de subsistência (comida, habitação, transporte etc.) necessários para que o trabalhador sobreviva. Dessa forma, todo trabalho empregado na produção de um sapato, por exemplo, agrega custos em seu valor de troca final.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em mundoeducacao.uol.com.br

Como é determinado o valor de troca de uma mercadoria?

Nesse sentido, toda mercadoria tem seu valor de troca determinado pela quantidade média de trabalho necessário para produzir o seu valor de uso. Por exemplo: um chapéu, para ser produzido como coisa útil para um indivíduo qualquer se proteger do sol, precisa de uma quantidade de trabalho (t).
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em scielo.org.co

Como Karl Marx achava que deveria ser estabelecido o valor de uma mercadoria?

Assim como David Ricardo e outros economistas anteriores não-socialistas, Marx achava que o valor de uma mercadoria era um produto do tempo de trabalho que se levava para produzi-lo: a “teoria do valor do trabalho”.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jacobin.com.br

Qual a diferença entre uma mercadoria é um valor de uso?

Mercadoria como unidade entre valor e valor de uso

Inicialmente, a mercadoria é um objeto que, a partir de suas propriedades materiais, tem a propriedade de satisfazer as necessidades do homem. Essa característica é conhecida como valor de uso.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em revistas.pucsp.br

Por que para Marx não se pode explicar o valor de troca pela utilidade?

Para Marx, pois, utilidade é uma singularidade relacionada a cada espécie de mercadoria em particular. Logo, ele não pode explicar o valor de troca pela “utilidade”.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em edisciplinas.usp.br

O que Karl Marx fala sobre mercadoria?

In: Marx – vida e obra. São Paulo: Paz e Terra, 1999, p. 121-122. Mercadoria é o que se produz para o mercado, isto é, o que se produz para a venda e não para o uso imediato do produtor.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em midiacidada.org

Qual a origem do valor para Adam Smith?

Smith associa o preço real da mercadoria à ideia de valor. Se o homem é rico ou pobre conforme a quantidade de serviço alheio que está em condições de encomendar ou comprar, o valor de uma mercadoria é a quantidade de trabalho que a mesma permite comprar ou comandar.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em edisciplinas.usp.br

O que é capital de acordo com Karl Marx?

Em sua análise, Marx lança mão do conceito de capital, que segundo a pesquisadora é definido como “valor que se valoriza, ou seja, uma dada magnitude de valor incorporada em dinheiro, empregada de modo tal que, ao final do processo, retorne ampliado a seu proprietário”.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em fflch.usp.br