A corrosão ocorre porque os metais, com exceção do ouro e da platina, possuem potenciais de oxidação maiores que os do oxigênio. Dessa forma, eles perdem elétrons para o oxigênio presente no ar.
A corrosão de metais é um fenômeno natural provocado por reações de óxido-redução. Esse fenômeno ocorre quando uma superfície metálica sofre com uma degradação constante causada, principalmente, pela ação de agentes naturais, como por exemplo, o oxigênio e a umidade do ar.
A oxidação é o início do processo de degradação do metal e deve ser tratada logo que surge, para não dar origem à corrosão e à ferrugem. A oxidação em metais começa quando a superfície desprotegida (sem pintura, por exemplo, ou avariada por riscos ou impactos) entra em contato direto com o ar, vapor d'água ou água.
O ácido clorídrico, apesar de não ser capaz de oxidar metais como platina, paládio, ouro e prata, pode ser usado como agente oxidante na dissolução de metais como zinco e ferro, por exemplo.
A fundição (derretimento) do metal pode ser feita com um maçarico de oxigênio ou com o maçarico que você tem na sua bancada, a gás. O processo é igual o de fundição do metal para fazer linguotes, fios, chapas, etc. Ao derreter, basta despejar no tubo que acabou de sair do forno e já está no inlcusor de metal a vácuo.
CORROSÃO | CONCEITO DE CORROSÃO | ELETROQUÍMICA | Aula 14
O que estraga metal?
A corrosão é um processo de deterioração dos metais que resulta da interação entre agentes naturais, como o gás oxigênio presente no ar e átomos da superfície do metal. Quando o material contém ferro, chamamos o produto dessa reação de “ferrugem” (óxido de ferro).
A corrosão do metal é um fenômeno natural que normalmente resulta de reações de oxidação-redução ou corrosão eletroquímica. Nesse processo, os materiais sofrem desgastes devido à ação de agentes naturais, como o gás contendo oxigênio no ar.
O ácido sulfúrico diluído ataca o ferro, o alumínio, o zinco, o manganês e o níquel; o estanho e o cobre já precisam de ácido quente concentrado. O chumbo e o tungstênio são inertes ao ácido sulfúrico. A reação com o ferro (mostrada abaixo) é uma reação típica para boa parte dos metais.
A corrosão é a deterioração do aço causada por reações químicas com o meio ambiente. Ela ocorre quando o aço é exposto a substâncias corrosivas, como água, ácidos ou produtos químicos.
A ordem encontrada deve ser a seguinte: Água com sal > água da torneira > água destilada > sabonete líquido > ar > óleo de cozinha. Isso ocorre porque os principais componentes responsáveis pela formação da ferrugem são o oxigênio e a água.
Além do tom vermelho, o metal começa perder a sua superfície, e é possível encontrar manchas e buracos. A corrosão acontece quando agentes oxidantes entram em contato com um produto ao mesmo tempo em que o metal está na presença de agentes de redução vindos da natureza, principalmente o oxigênio presente na atmosfera.
Observe que o ferro é oxidado, perdendo dois elétrons cada e outro fator é a presença de água. Ela acelera o processo de corrosão porque em sua presença formam-se íons que conduzem melhor os elétrons. Posteriormente, o Fe (OH)2 é oxidado formando a ferrugem: Fe (OH)3 ou Fe2O3.
Identifica-se que que as principais causas da corrosão do aço são intempéries, falta de manutenção, mão de obra não qualificada ou matéria de má qualidade.
O ácido sulfúrico pode ser adquirido em lojas especializadas em produtos químicos, distribuidoras industriais e fornecedores químicos confiáveis. No entanto, devido à sua natureza corrosiva e reativa, a compra de ácido sulfúrico geralmente requer atenção especial às regulamentações e procedimentos de segurança.
Há 4 formas eficientes de fazer isso: com um oxidante comercial especializado; com uma solução de ácido e cobre; com vinagre e água sanitária; e com peróxido e sal.
Perigos mais importantes: corrosivo, altamente tóxico por ingestão e muito Tóxico por inalação. queimaduras à pele, aos olhos, ao sistema respiratório e trato digestivo. Exposições prolongadas ou repetidas, a concentrações acima do limite de exposição, podem causar descoloração dos dentes.
Ácido sulfúrico diluído reage com metais por meio de uma reação de deslocamento assim como com outros ácidos típicos, produzindo gás hidrogênio e sais (o sulfato metálico). Ele ataca metais reativos (metais posicionados acima do cobre na série de reatividade), como ferro, zinco, manganês, magnésio e níquel.
Para cortar metal como o aço ou o aço inoxidável, a utilização de ferramentas mecânicas é também relativamente eficaz. Estas ferramentas podem ser: Ferramentas elétricas: esmerilhadeiras, serras de recorte, serras circulares, etc. Ou manuais: serras, cisalhas, lâminas, etc.