Não, não corta o efeito da PrEP. Qual a diferença entre PrEP e PEP? A PrEP, ou seja, a Profilaxia Pré-Exposição, é uma formas de se prevenir ao HIV antes de uma exposição de risco de infecção. Por isso ela deve ser tomada todos os dias como uma medida protetiva.
O uso de bebidas alcoólicas com o uso de antirretrovirais pode sim atrapalhar o tratamento. O estudo destes medicamentos deve ser cuidadoso e orientações inadequadas podem causar problemas. O álcool deve ser usado com muita moderação junto com antivirais.
Os componentes da PrEP (emtricitabina e tenofovir) são absorvidos assim que são engolidos, com ou sem alimentos. Vale lembrar que a proteção começa após 7 dias de uso para sexo anal e após 21 dias para sexo vaginal.
PrEP sob demanda: consiste na tomada da PrEP somente quando a pessoa tiver uma possível exposição de risco ao HIV. Deve ser utilizada com a tomada de 2 comprimidos de 2 a 24 horas antes da relação sexual, + 1 comprimido 24 horas após a dose inicial de dois comprimidos + 1 comprimido 24 horas após a segunda dose.
Se você tomar PrEP diariamente, a medicação pode impedir que o HIV se estabeleça e se espalhe em seu corpo. Se você não tomar os comprimidos todos os dias, pode não haver quantidade suficiente do medicamento no seu sangue para bloquear o vírus.
Não, não corta o efeito da PrEP. Qual a diferença entre PrEP e PEP? A PrEP, ou seja, a Profilaxia Pré-Exposição, é uma formas de se prevenir ao HIV antes de uma exposição de risco de infecção. Por isso ela deve ser tomada todos os dias como uma medida protetiva.
Não é a possibilidade de falha uma falha biomédica da PrEP o maior motivo de preocupação, até porque com menos de 10 casos relatados dentro de um universo de mais de 600 mil pessoas usando PrEP em todo o mundo, podemos concluir que isso é um evento muito pouco provável de ocorrer.
Atrasei o prep em 12 horas, perdi a proteção? Devo esperar os 7 dias para ficar seguro? Pode tomar a dose subsequente. Quanto a proteção, ela não se perde assim, esse intervalo de 12 horas ainda contempla a meia vida da medicação.
Após usar o medicamento 7 dias para relação anal e 20 dias de uso para relação vaginal. IMPORTANTE: a PrEP não protege de outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (tais como sífilis, clamídia e gonorreia) e, portanto, deve ser combinada com outras estratégias de prevenção, como a camisinha.
Importante lembrar que a PEP tem que ser começada até 72 horas depois da relação suspeita. Quando você termina a PEP, então, aproximadamente um mês depois da sua exposição, é recomendado fazer uma nova sorologia, ou seja, um novo teste.
Quanto custa a PrEP HIV? O custo médio do medicamento da PrEP contra HIV é de R$ 150. Lembrando que o tratamento pelo SUS é gratuito, mas o protocolo pode ser feito pela rede particular. O remédio é vendido em todas as farmácias do país.
A PrEP tem efeito colateral? Verdade. Como todos os outros medicamentos. Orientamos os usuários sobre aqueles efeitos colaterais que são graves e os que podem ser controlados por medicamentos ou que passam com o tempo, como náusea e gases.
Caso o teste tenha um resultado positivo para o vírus, será iniciado o tratamento e não a profilaxia. Caso o resultado do teste seja negativo para o HIV, a PEP deverá ser utilizada por 28 dias ininterruptos. Após este período um novo teste deverá ser realizado para avaliar se o remédio funcionou.
A PEP deve ser iniciada até 72 horas após a relação sexual sem camisinha ou acidente com algum objeto perfuro-cortante onde possa ter havido contato com o vírus. O tratamento é feito com três medicamentos e dura 28 dias.
O ImPrEP recomenda que qualquer início ou reinício da PrEP oral deve ser feito com 2 comprimidos, seguidos de 1 comprimido diário, sempre que ficar 7 ou mais dias consecutivos sem usar a profilaxia.
O que acontece se eu esquecer de tomar a PrEP um dia?
O que acontece se eu esquecer várias doses? Quando perdemos doses, a eficácia da PrEP diminui, mas não há outros efeitos indesejados. Caso pule mais de 7 dias seguidos, o ideal é procurar um profissional da saúde para reiniciar de forma segura. É importante colher um novo teste para HIV antes de retomar a PrEP.
A meia-vida passa aí de cerca de 30 a 32 horas – no caso da administração oral – para entre 1 a 2 meses de meia-vida, no caso é da injeção intramuscular.
Há vários motivos que fazem as pessoas pararem de tomar a PrEP. Se o risco de contrair infecções pelo HIV diminuir por causa das mudanças que ocorrem em sua vida (redução do número de parcerias, uso consistente do preservativo etc.) você pode querer parar de tomar PrEP.
Isso depende do tipo de sexo que você esteja praticando. Se você é um homem que tem sexo com homens, você estará protegido depois de fazer uso da PrEP durante 7 dias. Se você é uma mulher, você precisa tomar os comprimidos todos os dias durante 20 dias antes que você esteja protegida.