O uso de bebidas alcoólicas com o uso de antirretrovirais pode sim atrapalhar o tratamento. O estudo destes medicamentos deve ser cuidadoso e orientações inadequadas podem causar problemas. O álcool deve ser usado com muita moderação junto com antivirais.
Não há nenhuma restrição alimentar com a PEP do ponto de vista de interação com os antirretrovirais. Só evite fazer uso de suplementos vitamínicos e minerais no mesmo horário da PEP. Existem também algumas interações com outros medicamentos.
A PEP é uma emergência, lembre-se disso. Após 72 horas, provavelmente não funcionará. Durante o tratamento você deve praticar abstinência sexual. Porém, em caso de relação sexual, use preservativos com os parceiros (as) sexuais.
Após 10 dias o vírus cai na corrente sanguínea e se dissemina, indo para os linfonodos. O pico de vírus na corrente sanguínea ocorre de 21 a 28 dias após a exposição. A PEP atua matando os vírus que entraram no organismo antes que eles tenham a chance de se estabelecer.
Nesses pacientes, deve-se ter atenção quando houver indicação de PEP do HIV, pois os antirretrovirais Tenofovir e Lamivudina são ativos contra o vírus B. Caso o paciente já faça uso de Tenofovir ou Lamivudina para a hepatite B, deve suspender o uso enquanto estiver com a PEP (para evitar duplicidade desses antivirais).
Como a PEP funciona? | Perguntas para a farmacêutica | #26
O que atrapalha a PEP?
O uso de bebidas alcoólicas com o uso de antirretrovirais pode sim atrapalhar o tratamento. O estudo destes medicamentos deve ser cuidadoso e orientações inadequadas podem causar problemas. O álcool deve ser usado com muita moderação junto com antivirais.
Uma vez que os medicamentos forem administrados, o acompanhamento médico e tratamento deverão ser seguidos por pelo menos quatro semanas, conforme prescrição médica. Além disso, o médico pode recomendar o início do tratamento para outras doenças sexualmente transmissíveis, quando for pertinente.
Esquecer um dia apenas a PEP não tem problemas. Não causa maiores problemas. A questão é tentar não esquecre mais doses, para obter o efeito protetor necessário.
Quanto tempo devo tomar o medicamento para PEP? Os medicamentos para a PEP devem ser tomados durante 28 dias ininterruptos para que faça efeito esperado.
Os efeitos adversos mais frequentes são os gastrointestinais, como diarreia, náuseas, vômitos, desconforto ou dor abdominal e flatulência, que podem estar presentes desde o início do esquema, como no caso relatado, no qual a funcionária queixava-se de náuseas e vômitos desde o segundo dia da PEP.
Não falha por este motivo, as falhas são por uso irregular da medicação, ou por vírus resistente aos antiretrovirais que compõem PEP (e pelos estudos, ainda são raros os casos). As 72h é o tempo maximo para o início da PEP para que o tratamento seja eficaz.
Apesar disso, quase metade dos expostos em uso da PEP apresenta efeitos adversos. Geralmente, eles são leves e autolimitados. Os mais comuns são alterações gastrointestinais, astenia, cefaleia e tontura. Entretanto, eventos mais graves já foram observados e a taxa de interrupção da profilaxia permanece elevada.
Qual o melhor horário para tomar os antirretrovirais?
Olá, o ideal é sempre tomar no mesmo horário ( se toma sempre pela manhã; mantenha o turno. Não fará diferença de tomar as 08h ou as 10h). Mas não é recomendado trocar o turno, toma as 08 e tomar às 20h por exemplo. Uma vez não acontecerá nada, mas ter isso como costume, pode sim alterar a eficácia do medicamento.
Se eu estiver tomando os medicamentos da PEP estarei protegido de futuras infecções pelo HIV? Não! Você deve continuar se prevenindo da infecção pelo HIV e também de outras doenças sexualmente transmissíveis (DST) como sífilis, gonorréia, HPV, entre outras, utilizando preservativos em suas relações sexuais.
Caso o teste tenha um resultado positivo para o vírus, será iniciado o tratamento e não a profilaxia. Caso o resultado do teste seja negativo para o HIV, a PEP deverá ser utilizada por 28 dias ininterruptos. Após este período um novo teste deverá ser realizado para avaliar se o remédio funcionou.
A PEP não cria anticorpos e nem testes falso positivos. O objetivo da PEP é não causar infecção em quem se expos ao vírus HIV. Ou seja o resultado será negativo na pesquisa de anticorpos com 30, 60 e 90 dias após o uso correto da medicação.
1. Não prescrever Omeprazol, pois inibe a absorção Do Atazanavir; 2. Ranitidina pode ser prescrita com intervalo de 12 horas em relação ao horário da PEP; 3. Hidróxido de alumínio: deve ser tomado 6 horas antes ou 2 horas depois da PEP; 4.
O estômago deve estar cheio ou vazio? não há contra indicação, mas para algumas pessoas o esquema pode causar insonia, se este for o caso, o ideal é tomá-lo pela manhã. Pode-se fazer uso dele após ou antes de comer.
5-9 Pelo menos 40 desses provavelmente resultaram de comportamentos de risco após terem completado PEP; 35 dessas soroconversões restantes ocorreram mais de 180 dias após o fim de PEP e, portanto, dificilmente representam falha. As oito soroconversões restantes podem ser classificadas como potenciais falhas de PEP.
Por isso, a cada três meses, devem ser realizados exames de acompanhamento que verificam a reação aos medicamentos, além de testes para HIV, sífilis e hepatites B e C. O medicamento começa a fazer efeito entre 7 e 20 dias de uso, dependendo do tipo de relação sexual.