Os fósseis apontam que os grandes répteis se originaram a partir da evolução de pequenos animais dominavam o ambiente terrestre – eles tinham tamanhos entre 50 e 150 centímetros e postura bípede. Atualmente, são conhecidas cerca de 1500 espécies de dinossauros e, no Brasil, já foram encontradas mais de 20.
As pesquisas apontam que os “répteis terríveis” se desenvolveram a partir de animais relativamente pequenos, presentes em ambientes terrestres há aproximadamente 233 milhões de anos.
Márcio Clare recrutou diretores da TV Globo e arquiteto do Rock in Rio para criar o parque Terra dos Dinos, inspirado em filmes de Steven Spielberg. Meio Steven Spielberg, meio Walt Disney.
Os dinossauros foram animais que dominaram o ambiente terrestre durante a Era Mesozoica. Eles surgiram, mais precisamente, no período Triássico, se extinguindo no final do período Cretáceo. Os registros mais antigos de dinossauros passam dos 230 milhões de anos.
O QUE ESTÁ POR TRÁS DA EXTINÇÃO DOS DINOSSAUROS - De Acordo com a BÍBLIA
O que veio primeiro Adão e Eva ou os dinossauros?
O que acontece é que a vida no planeta surgiu há cerca de três bilhões e meio de anos atrás, e os dinos vieram muito antes de Adão, Eva ou seus filhos e netos pensarem em nascer. “Os dinossauros viveram e se extinguiram bem antes de a espécie humana surgir”, diz o professor.
Qual foi o animal que existiu antes dos dinossauros?
As trilobites de Canelas apareceram no período Ordovícico, viveram durante mais de 300 milhões de anos e desapareceram muito antes da primeira pegada de dinossauro.
Existiam seres humanos na época dos dinossauros? Não. Qualquer filme que envolva homens e dinossauros é pura ficção. Enquanto faz 65 milhões de anos que os dinossauros foram extintos, o Homo sapiens começou a evoluir há 200 mil anos.
O conhecimento sobre os dinossauros é derivado de uma variedade de registros fósseis e não fósseis, incluindo ossos, fezes (quando fossilizadas são chamadas de coprólitos) e pegadas fossilizadas, gastrólito e penas, impressões de pele, órgãos internos e tecidos moles.
Durante décadas, os cientistas souberam que um asteroide gigante colidiu com o que hoje é a Península de Yucatán, há cerca de 66 milhões de anos. A maioria dos especialistas concorda que o evento desencadeou uma extinção em massa que eliminou três quartos de todas as espécies, incluindo quase todos os dinossauros.
A Bíblia não fala diretamente sobre os dinossauros. Mas ela diz que Deus 'criou todas as coisas', o que com certeza inclui os dinossauros. * (Apocalipse 4:11) Embora não mencione os dinossauros, a Bíblia fala de grupos de animais em que eles talvez estejam incluídos: “Grandes animais marinhos”, ou “monstros”.
A resposta a essa pergunta, porém, é simples: Ninguém criou Deus. Deus existe sem uma causa. Ele sempre existiu e não há como Ele não existir. Só faz sentido a gente perguntar quem criou o universo e as coisas que existem dentro dele.
Ele inicia dizendo “Haja luz”, diferenciando o dia da noite. No segundo dia, Ele segue com a criação do céu, o dividindo das águas. No terceiro dia surge a terra e as árvores que irão fornecer os frutos. No quarto dia são criados o sol e a lua para que governassem o dia e a noite.
É possível, então, que os saurópodes atingissem de 50 a 100 anos, os grandes terópodes um pouco menos, e os dinossauros menores pudessem viver até cerca de 10 ou 20 anos. Portanto, a conclusão, de acordo com muitas pesquisas, é que a média de vida dos dinossauros era de 20 a 30 anos.
Em um cenário semiárido, com alguns rios, viveram dinossauros como o Pampadromaeus barberenai (ilustração ao lado), de pouco mais de um metro de comprimento, o Buriolestes schultzi, de 1,5 metro, e o Bagualosaurus agudoensis, de até 2,5 metros. Os fósseis foram localizados na região de Santa Maria (RS).
Pesquisa mostrou que poeira do asteroide Chicxulub impediu a passagem de luz e fez com que a temperatura caísse em média 15°C, dizimando dinossauros. Pesquisa descobriu que a poeira do asteroide que atingiu a Terra há 66 milhões de anos permaneceu na atmosfera durante 15 anos.
O ancestral comum a todos os mamíferos placentários como o homem, o cavalo, o cão, o macaco e a baleia apareceu após a extinção dos dinossauros, há 65 milhões de anos, revela uma pesquisa internacional, da qual participou um cientista brasileiro do Museu Nacional, no Rio de Janeiro.
A paleontóloga reforça que, hoje, não existe nenhum outro dinossauro na Terra a não ser as aves, pois graças às penas e asas, eles conseguiram voar e sobreviver às consequências do meteoro que levou à extinção dos dinossauros não-avianos.
Onde está a cratera do meteoro que matou os dinossauros?
A cratera Chicxulub (pronuncia-se AFI: /tʃikʃuˈlub/) é uma antiga cratera de impacto soterrada embaixo da península de Iucatã, no México. O seu centro está localizado próximo à localidade de Chicxulub, que deu origem ao nome da cratera.
O Homem de Neandertal era um membro do grupo dos carnívoros e sobreviveu aos períodos mais adversos da idade do gelo. Caçavam mamutes e outros grandes herbívoros com suas ferramentas de pedra. O Homem de Neandertal era um membro do grupo dos carnívoros e viveu no período glacial.
É verdade que dominavam o planeta mas, a seu lado, viviam outros animais. No mar havia, por exemplo, tartarugas, tubarões e moluscos. Em terra, alguns mamíferos, mais ou menos do tamanho de ratos. Mas também por ali andavam insetos, como aranhas; anfíbios, como rãs; e pequenos répteis, como lagartos.
O parentesco é resultado de milhões de anos de mutações genéticas e seleção natural das espécies. Muito se fala que dinossauros e galinhas são considerados primos, de acordo com o diagrama filogenético da evolução. Embora os animais apresentem, sim, um parentesco, não são exatamente primos.
Antes do surgimento dos dinossauros, essas criaturas reinavam no planeta e estavam no topo da cadeia alimentar. Acredita-se que os trilobitas surgiram há 550 milhões de anos e viveram por quase meio bilhão de anos, quase o dobro do tempo pelo qual os dinossauros estiveram na Terra.