Ficar muito tempo sem lavar o cabelo pode alterar o PH do couro cabeludo, que fica mais ácido e, apesar do aspecto oleoso, deixa os fios mais ressecados, frágeis e quebradiços. Além disso, pode levar ao aparecimento de fungos e dermatite seborreica (caspa).
Quando não lavamos os fios por um longo período, os cabelos começam a acumular oleosidade e outros resíduos que obstruem os poros, prejudicando seu crescimento. A caspa também é um problema recorrente nesse caso. Portanto, nada de deixar o couro cabeludo sujo!
Se a gente não lava, cria sebo e oleosidade. A mesma coisa ocorre com o couro. Se não lavar, obstrui a saída do fio de cabelo e isso pode acarretar problemas, como alopecia, queda de cabelo", diz a dermatologista. 🚿🚿🚿 Mas alguém deveria evitar a lavagem diária?
“Deixar os cabelos sem lavar por dias pode desequilibrar o couro cabeludo, promover para acúmulo de sujeira e oleosidade, resultando em problemas como mau cheiro, coceira e descamação”, afirma dra Denise Lima. A caspa também é um problema recorrente nesse caso.
Ele se chama Demodex, é de tamanho microscópico e se alimenta de células mortas da pele. Geralmente, este parasita fica hospedado em áreas oleosas como couro cabeludo, testa, bochechas e cílios e, quando começa a se proliferar, traz diversos problemas.
Tem problema lavar os cabelos todos os dias? - Dr. Paulo Müller Dermatologista
O que acontece quando não lava o cabelo?
Ficar muito tempo sem lavar o cabelo pode alterar o PH do couro cabeludo, que fica mais ácido e, apesar do aspecto oleoso, deixa os fios mais ressecados, frágeis e quebradiços. Além disso, pode levar ao aparecimento de fungos e dermatite seborreica (caspa).
Conforme ressalta a dermatologista Karla Lessa, o excesso de oleosidade no couro cabeludo resultante da falta de lavagem pode obstruir os folículos capilares e, assim, favorecer a queda de cabelo.
Tem pessoas que conseguem ficar uma semana inteira sem lavar o cabelo e não ter problemas com isso. No entato, segundo as dermatologistas, o ideal é não ficar mais de cinco dias sem lavá-lo. Deixar de lavar o cabelo pode fazer mal. Isso porque, o couro cabeludo produz sebo continuamente.
Para cabelos oleosos, pessoas que moram em ambiente seco ou que estão em atividades intensas de movimentação constante, lavar os cabelos todos os dias é recomendável. Para os outros tipos de cabelo, lavar os fios em dias alternados ou três vezes na semana podem ser boas opções.
Especialistas concordam que não há uma regra única. A frequência ideal de lavagem depende do tipo de cabelo e do estilo de vida. Para cabelos oleosos, lavagens diárias podem ser benéficas, enquanto cabelos mais secos podem se beneficiar de intervalos maiores entre as lavagens.
Quem tem pele sensível ou muito seca, muitas vezes sente coceira no couro cabeludo após a lavagem. Isso acontece porque o shampoo usado pode ser adstringente demais, causando um maior ressecamento nessa região da pele. Além disso, uma frequência exagerada de lavagens também causa o agravamento do problema.
Os alimentos ricos em proteínas, como carne, peixe, leite, ovos e iogurte, são necessários para a formação de queratina e colágeno, que são fundamentais para ajudar na estrutura do cabelo, estimulando um crescimento mais rápido e mais bonito dos fios.
Por que o cabelo fica mais bonito quando está sujo?
Formação de sais de cálcio quando o sebo entra em contato com cálcio da água da torneira durante a lavagem. Esses sais tornam o cabelo pesado e fazem com que pareça brilhante.
Um dos sinais clássicos de que é hora de lavar o cabelo é a diferença de oleosidade entre a raiz e o comprimento: a raiz parece mais gordurosa, mas as pontas estão mais secas e, até mesmo, com um pouco de frizz ou alguns nós.
Alterações da tireoide, anemia, estresse e falta de vitamina D são causas comuns de queda de cabelo fora do normal. O sintoma torna necessário investigar a causa do problema, que pode ter origem em uma doença do cabelo, do couro cabeludo ou ser uma questão de saúde que exerça influência nos fios.
Segundo a médica, dormir com cabelo molhado não causa caspa, mas piora o quadro de quem já tiver o problema, pois a umidade facilita o crescimento dos fungos. Portanto, o melhor horário para lavar o cabelo é pela manhã.
Com a correria do dia a dia, muitas pessoas acabam deixando para lavar o cabelo tarde da noite, e aí surge uma dúvida: será que esse hábito faz mal à saúde dos fios? A princípio, a resposta para essa pergunta é não. Entretanto, é preciso garantir que eles estejam completamente secos antes de se deitar.
O efeito rebote no cabelo é uma reclamação comum principalmente entre as pessoas com fios oleosos. O problema acontece quando ao invés de um shampoo ajudar a controlar a oleosidade, ele deixa os fios ainda mais oleosos. “O produto apenas mascara a oleosidade, mas agride o couro cabeludo.
O que acontece se eu lavar o cabelo uma vez por semana?
Segundo Fernandez, quando o cabelo é lavado menos de duas vezes por semana, os folículos ficam entupidos e isso pode causar uma série de problemas: descamação do couro cabeludo, coceira, sensibilidade, caspa e até queda de cabelo.
Pentear os cabelos corretamente todos os dias faz muito mais do que evitar nós, fios quebrados e frizz. Uma das vantagens de saber como pentear as madeixas é que, ao fazer isso, a circulação sanguínea do couro cabeludo é ativada. E, consequentemente, isso ajuda até mesmo a estimular o crescimento dos cabelos.
Ao lavar o cabelo apenas com água, evita-se o uso de shampoos e condicionadores que podem remover o óleo natural e desequilibrar o pH do couro cabeludo. Isso pode levar a problemas como ressecamento, caspa e excesso de oleosidade. Para adotar o Water Only Method, é necessário passar por uma transição capilar.
O ideal para todos os tipos de cabelos é não ficar mais de três dias sem lavar os fios. É preciso lavar no mínimo de duas a três vezes na semana, e dependendo do caso será necessário lavar mais vezes.
O que fazer quando o cabelo está sujo e não dá tempo de lavar?
Caso você não tenha tempo de lavá-los para sair de casa ao acordar, basta usar um spray aromatizante específico para os fios. Evite espalhar a oleosidade da raiz para as pontas com a escovação, pois seu cabelo parecerá pegajoso e sujo. Só o penteie se você puder usar shampoo a seco.
A dra. Laura Canti esclarece que o principal motivo de coceira no couro cabeludo é a dermatite seborreica, que é o nome técnico que se dá para a oleosidade excessiva e caspa.