A sua nota do Enem também viabiliza a obtenção de bolsas de estudo progressivas para a graduação, que variam conforme o desempenho nas provas. Com 300 pontos já é possível disputar uma bolsa e garantir a oportunidade de estudar em uma universidade particular com mensalidades mais acessíveis.
300 pontos dá para qual curso no IFPB? No IFPB, na edição 2023.1 do Sisu, três cursos tiveram notas de cortes perfeitas para quem ficou na faixa dos 300 no Enem: Letras / Língua portuguesa, em Campina Grande – 352,64 pontos. Automação industrial, em João Pessoa –383,6 pontos.
Com 350 pontos no Enem, é possível ingressar em diversos cursos através do Sisu, Prouni e Fies. As notas de corte variam e cursos como Ciências Biológicas e Engenharia Agronômica estão acessíveis.
Geralmente é preciso ter entre 700 e 800 pontos para conseguir uma vaga. Uma nota próxima a 600 pontos é considerada boa e garante vaga em diversas faculdades. Em cursos menos procurados é possível ser aprovado com pouco mais de 400 pontos.
Quem tirar pontuações na faixa dos 200 pontos pode se matricular em algumas engenharias, educação física e enfermagem. Todas as notas de cotas abaixo são do Sisu 2023.1.
ENEM Expresso - Veja quais Cursos e Universidade sua nota do ENEM pode te levar
Qual foi a nota mais baixa do Enem?
Ao todo, 60 alcançaram fecharam a prova. A nota mais baixa foi 40 - sem levar em conta os exames zerados por não terem seguido alguma regra do edital. Além da redação, o exame é dividido em quatro áreas de conhecimento. Destas, “Matemática e suas tecnologias” teve a maior nota, com 958,6 pontos.
A primeira exigência para se inscrever no Sisu é ter feito a edição mais recente do Enem. De modo geral, o Sisu não exige uma nota mínima nas provas. Para se inscrever basta ter nota superior a zero na redação.
Como saber se fui bem no Enem? Geralmente, a média dos exames fica próxima dos 500 pontos. Portanto, quanto mais distante deste número for a nota do estudante, para cima, maior o desempenho obtido em relação à média dos participantes.
Antes de mais nada, é bom já dizer que não, não é possível zerar na prova do Enem, apenas na redação. Mesmo que o candidato vá muito mal e mesmo que erre todas as questões, tirar zero não vai ser possível por causa da forma que a nota da prova é calculada.
Com 300 pontos já é possível disputar uma bolsa e garantir a oportunidade de estudar em uma universidade particular com mensalidades mais acessíveis. Veja, por exemplo, a tabela de bolsas e descontos oferecidos pela Uniasselvi: 35% de bolsa para pontuações até 450 pontos.
O curso de Direito SiSU 2022 teve uma nota de corte média de 744.09 pontos. A menor nota de corte foi de 672.78 pontos e, como dissemos acima, a maior nota de corte foi de 779.14 pontos.
A nota de corte é a pontuação mínima necessária para que um candidato seja selecionado em um processo seletivo, como vestibulares, concursos ou programas como Prouni e Sisu. Em muitos casos, o número de vagas disponíveis é limitado, e a nota de corte é estabelecida para determinar quem será admitido.
Podem se inscrever no Sisu os candidatos que fizeram o Enem de 2023 e tenham obtido nota maior do que zero na prova de redação, desde que não estejam na situação descrita no item 2 do Edital do Enem de 2023, que se refere ao estudante que faz o exame na condição de treineiro.
Dependendo da localização e da modalidade de inscrição no Sisu, com essa pontuação é possível cursar Ciência da Computação, Direito e Fisioterapia, por exemplo.
Mineira tira nota máxima em Matemática no Enem: 'não virava noite estudando nem nada disso' Júlia, de 17 anos, acertou as 45 questões de matemática e tirou 958,6 na prova — a nota mais alta registrada pelo Inep. Agora, pretende aplicar a para Medicina.
Qual o valor da taxa de inscrição do Enem 2024? O valor de inscrição no Enem é de R$ 85 e deve ser pago entre os dias 27 e 12 de junho. Os candidatos que foram aprovados no pedido de isenção da taxa poderá realizar o exame de forma gratuita. A taxa deve ser paga por boleto, PIX ou cartão de crédito.