Desgaste: os componentes de sua placa podem se desgastar e causar problemas pelo tempo de uso, necessitando a troca das peças por novas unidades; Danos acidentais: deixar cair seu telefone ou fazer movimentos bruscos pode causar danos físicos que interferem no funcionamento da placa.
Exposição à Água e Umidade – Defeitos na placa de celular
A água é um dos maiores inimigos de qualquer dispositivo eletrônico, e os celulares não são exceção. A exposição à água e à umidade pode ser fatal para a placa-mãe do celular, causando curtos-circuitos que danificam permanentemente seus componentes.
Normalmente, quando uma placa eletrônica queima, todo o aparelho deixa de funcionar, não sendo possível nem ligá-lo. É exatamente isso que acontece com o celular da Apple. Assim, se você está se perguntando como saber se a placa do iPhone queimou, a resposta é fácil.
Como saber se o celular está com defeito na placa?
Se o aparelho não liga com uma bateria nova ou diferente do habitual, é porque a placa está queimada. Esse teste é simples, porém eficaz, já que às vezes a bateria pode estar com a vida útil comprometida. A bateria também pode ser uma das causas de a placa queimar.
O custo para consertar uma placa de celular pode variar de R$100,00 a R$1.000,00, ou até mais. Essa diferença de preço existe, pois há algumas questões específicas que tendem a tornar o serviço mais caro ou mais barato.
3 Coisas Que Matam a Placa no Conserto de Celular e Que Você Precisa Evitar!
Quando é necessário trocar a placa do celular?
Desgaste: os componentes de sua placa podem se desgastar e causar problemas pelo tempo de uso, necessitando a troca das peças por novas unidades; Danos acidentais: deixar cair seu telefone ou fazer movimentos bruscos pode causar danos físicos que interferem no funcionamento da placa.
Curtos-circuitos ocorrem com facilidade em dispositivos que estejam com placas danificadas. Isto pode gerar problemas na hora de ligar, desligar ou transmitir imagens e sons. Eles podem ser ocasionados por fatores físicos como: poeira, umidade e até quedas e retornos de energia que sejam repentinos.
Para consertar a placa do celular é necessário ir até uma assistência técnica especializada. É possível substituir apenas as peças se estiver queimada ou troca-lá (caso existam defeitos).
Como saber se o celular queimou a tela ou a placa?
Ainda assim, existem dicas para descobrir se o display queimou mesmo. Uma delas é ligar ou enviar uma mensagem para o celular, fazendo com que ele faça algum barulho ou então vibre, indicando que o celular está funcionando.
Quando troca a placa do celular perde tudo que tem nele?
Fique calmo, como vimos, nem sempre quando a placa queima, ela queima os chips de memória junto. É bem provável que a memória do celular ainda esteja funcionando, assim como os outros componentes do aparelho. Como você a placa mãe é já sabe, é a placa quem garante que os componentes do celular funcionem.
Sobrecarga de tensão ou corrente: Quando um dispositivo eletrônico recebe uma tensão ou corrente maior do que a especificada, pode ocorrer uma sobrecarga. Isso pode resultar em danos aos componentes e, eventualmente, causar a queima da placa eletrônica.
Como recuperar dados de um celular que queimou a placa?
A maneira mais fácil e conveniente de recuperar dados danificados da memória do celular é usar um programa profissional de recuperação de dados. Agora, embora existam muitas opções no mercado, você precisa procurar um programa que ofereça suporte à recuperação de dados de celulares quebrados.
Caso a resposta da loja ou do fabricante não seja satisfatória, o consumidor pode procurar o Procon de sua cidade, que além de intermediar a resolução do caso, poderá multar a empresa que descumprir a determinação. O consumidor também pode recorrer à Justiça.
Você pode facilmente discernir que sua placa-mãe não está funcionando bem quando há vários bipes, erros de código contínuos, a tela do sistema fica preta e o sistema trava.
Quando o display queimou, os componentes que dependem dele automaticamente param de funcionar. Alguns desses componentes inclusive podem queimar junto com o display. É comum que o componente seja de difícil acesso ou, então, não esteja disponível para compra.
A placa de celular é um dos componentes mais importantes do seu smartphone. Porém, é muitas vezes que nela surge algum defeito. Isto é, por ser um componente sensível, é bem comum que alguns problemas possam surgir decorrente do uso, quedas ou outro tipo de avarias.
O que acontece quando o celular caiu e fica com a tela preta?
Quando o celular sofre uma queda, a tela é submetida a uma pressão súbita e irregular e, em muitos casos, isso resulta em pixels que ficam permanentemente apagados, criando as manchas pretas visíveis na tela. Além disso, as quedas também podem afetar outras partes do celular, como a camada de vidro que cobre o visor.
O curso de reparo em placa de celular tem o intuito de preparar os participantes para identificar e sanar problemas encontrados em aparelhos com mau funcionamento.
Manchas escuras ou brilhos intensos. Se você perceber manchas escuras na tela do seu celular, especialmente em áreas específicas, ou se houver brilhos intensos que atrapalham a visualização, isso pode ser um sinal de que a tela está queimada.
A placa do celular, mais conhecida como Mainboard, é responsável por toda a ligação dos componentes de um aparelho. Através dessa placa, o processamento de todos os dados funcionam. Além disso, o armazenamento do iPhone também é por meio dela. A placa mainboard também é responsável pela alimentação do aparelho.
Os principais fatores que contribuem para a ocorrência de um curto-circuito são fios desencapados e soltos e o contato físico entre a placa e estruturas metálicas da carcaça. Nessas ocasiões, evite abrir o aparelho para tentar resolver o problema se não tiver o devido conhecimento para isso.
Para identificar um curto-circuito, o primeiro passo é desligar todos os equipamentos elétricos que estão conectados ao circuito e verificar se o disjuntor ou fusível desarmou. Se sim, então há uma alta probabilidade de um curto-circuito ter ocorrido.
A placa mãe é basicamente o cérebro que comanda os celulares, computadores, notebook e outras tecnologias. Ela é responsável por unir todos os componentes, organizando e equilibrando cada uma das peças que compõe o produto.