Na estátua de David, Michelangelo retrata o jovem herói pouco antes de sua famosa batalha contra o gigante, segurando um estilingue e pronto para a batalha, simbolizando a coragem, a fé e o triunfo do bem sobre o mal.
Até os dias de hoje é difícil imaginar a ginástica necessária para transformar aquele enorme bloco maciço de mármore, em uma das esculturas mais belas do mundo. O David está nu e segura uma tipoia sobre o ombro esquerdo e uma pedra na mão direita.
No entanto, Michelangelo decidiu representar com esta obra o momento anterior ao confronto. Portanto, vemos o jovem David pronto para golpear o gigante, com uma pedra na mão direita e um estilingue apoiado no ombro esquerdo.
David ou Davi é uma das esculturas mais famosas do artista renascentista Michelangelo. O artista levou três anos para concluir a escultura de Davi (1501 a 1504), usando neste trabalho o realismo do corpo nu e o predomínio das linhas curvas.
Originalmente encomendada como parte de uma série de outras estátuas de profetas e heróis bíblicos, David estava cotado para decorar uma das fachadas de Santa Maria del Fiore.
Afinal, por que o David de Michelangelo é tão famoso?
O que David está segurando?
O David de Michelangelo é representado segurando um estilingue na mão direita, pronto para derrotar o gigante Golias. O estilingue representa a bravura e a determinação de Davi e destaca o tema central da estátua, o triunfo do espírito humano.
Um estudo brasileiro apontou que Michelangelo Buonarroti (1475-1564) pode ter sofrido com a doença de Horton, uma patologia também conhecida como arterite de células gigantes, e que isso pode ter causado a cegueira e a depressão relatadas no fim da vida do gênio italiano.
O ano era 1501, Michelangelo tinha apenas 26 anos quando foi solicitado para esculpir a estátua gigantesca do herói bíblico David, para ser colocada no telhado da Catedral de Santa Maria Del Fiore em Florença.
PARLA! É uma referência a Michelangelo, contada por Vasari, de que ele teria ficado tão impressionado com sua escultura de Moisés, que, ao terminá-la, teria exclamado: Parla ! (Fala!).
Lorenzo de' Medici, impressionado com o trabalho do jovem artista, comentou que um sátiro tão velho não teria todos os dentes em sua boca. Michelangelo aceitou a crítica e rapidamente extraiu um dos dentes. A habilidade dele se tornou inquestionável para Lorenzo e assim Michelangelo ganhou seu primeiro patrono.
A posição das mãos de Deus e de Adão na pintura é altamente simbólica. A mão esquerda de Deus é vista apontando para baixo, simbolizando a criação da vida humana. A mão direita de Adão é estendida para cima, representando a busca do homem pela sabedoria divina.
A Igreja de Santa Croce é a maior igreja franciscana do mundo e o autêntico panteão de Florença. A igreja abriga quase 300 tumbas, incluídas as de Michelangelo e Galileu.
quando ele enfrentou Golias com qualquer homem adulto. hoje, Davi era menor. Provavelmente. Davi tinha um metro e meio, mais ou menos um metro e cinquenta.
Para Michelangelo esculpir era uma sucessiva remoção do supérfluo da pedra. Acreditava que, como escultor, apenas se limitava a “libertar” a figura de dentro da pedra, pois a estátua já se encontrava no seu interior. Num dos seus poemas comparou o processo escultórico com o acto de Deus tirando o homem do barro.
Quais foram as 3 esculturas que Michelangelo deixou para a humanidade?
Michelangelo permaneceu na casa dos Medici por cerca de dois anos, até a morte de Lourenço em 1492. Durante este tempo, ele esculpiu um velho Fauno, que se perdeu, uma Madonna da Escada e fez também uma Batalha dos Centauros11.
Michelangelo morreu em 18 de fevereiro de 1564, vítima de uma febre súbita. De acordo com relatos da época, faleceu com paz e tranquilidade em Roma, na companhia de Tiberio Calcagni, Diomede Leoni, Tommaso dei Cavalieri e Daniele de Volterra, assim como dois médicos que o auxiliavam.
Quanto tempo Michelangelo demorou para fazer uma Pietà?
A Pietà foi encomendada pelo cardeal francês Jean de Bilhères-Lagraulas, que atuava como embaixador em Roma. Destinada a ser uma peça funerária para sua própria tumba, a obra foi criada entre 1498 e 1499, quando Michelangelo tinha apenas 24 anos.
David está nu e segura uma tipoia sobre o ombro esquerdo e uma pedra na mão direita. Seu olhar transmite emoção, sua pose é imponente e suas mãos parecem que acabaram de se movimentar.
“Eu apenas tirei da pedra de mármore tudo que não era o Davi!” Essa foi a resposta atribuída a Michelangelo Buonarroti, que tinha 28 anos de idade, quando indagado por ninguém menos que Leonardo Da Vinci, já venerado como um sábio das artes, aos 51 anos, em torno de 1503.
Isso porque, Leonardo se identificava muito mais com a visão objetiva de Aristóteles, que valorizava a investigação científica e a observação da natureza. Por outro lado, Michelangelo buscava as formas perfeitas e idealizadas, seguindo a subjetividade do filósofo grego Platão.
O artista ficou para sempre com um nariz de aspecto "achatado", o que, para alguém que buscava a beleza ideal em seu trabalho, não deve ter sido muito agradável. Michelangelo teria sido agredido a golpes de bengala pelo vaidoso papa Júlio II, quando trabalhava na pintura da Capela Sistina.