Porém, segundo a espiritualista Priscila Paiva, a Quaresma é sim um período em que as baixas vibrações e os espíritos obsessores se tornam mais suscetíveis. “Tais energias adversas são potencializadas especialmente após o Carnaval, por conta do excesso de sexo, drogas, bebida e por aí vai.
Neste período, apesar das transformações sociais, algumas tradições ainda são mantidas, como o jejum de carnes e a intensificação das orações. E é nesta época também que os antigos acreditavam que assombrações e seres malignos ficavam à solta, prontos para tentar o homem.
A Quaresma funciona mais como uma preparação espiritual e menos como uma preparação física ou material. Isso porque, nesse período, há o costume de realizar ações de penitência que têm como objetivo santificar o fiel, afastá-lo do pecado e aproximá-lo de Deus.
Até fora da quaresma é importante evitar xingamentos, palavras negativas, pois elas possuem baixa vibração e atraem coisas ruins para quem fala. Não fale principalmente a palavra desgraça. Ela significa a falta de benção divina.
Não há uma cartilha expressa de proibições, mas recomendações da Igreja, como: Não comer carne vermelha; Excessos em todas os aspectos da vida como alimentação, financeiro e outros; e. Práticas pecaminosas.
QUARESMA É O PIOR PERÍODO ESPIRITUAL - PAI LÉO (UMBANDISTA) CORTES SUPERSÔNICO CAST (OFICIAL)
O que pode acontecer de ruim na Quaresma?
Nessa fase, começa um processo de limpeza na Terra, para algumas linhas de espiritualistas. Crimes, delitos e doenças que aconteceram durante a festa começam a aparecer. "O Carnaval é um momento em que as pessoas abusam muito; do álcool, das festas, do sexo e das drogas.
O tempo que antecede a Páscoa é a Quaresma, que representa o caminho de nossa vida terrena, com suas sombras cotidianas, os riscos, os perigos, as adversidades, os esforços, os fracassos e os sacrifícios. É um tempo de conversão, arrependimento, luta contra o mal e esperança do bem maior.
Como Jesus morre nesse dia e só ressuscita no Domingo de Páscoa, o folclore considera esses como dias de ausência de Deus na terra. É aí que a bicharada corre solta. Espíritos, lobisomens, mulas-sem-cabeça estão com força total.
Muitas lendas são relacionadas ao período da Quaresma.
Por exemplo, uma delas é que lobisomens andam pelas ruas e bosques, outra contra de uma procissão de almas penadas que caminha de madrugada, outra ainda fala de uma porca monstruosa que pune maridos infiéis, entre outras estórias.
Com o período pós-Carnaval, onde entende-se a Quaresma, muitos umbandistas acreditam que espíritos Zombeteiros e Kiumbas aproveitam da fragilidade das pessoas para atormentá-las e prejudicá-las.
Jejum de atividades ou entretenimento: Além do jejum de alimentos, algumas pessoas jejuam de certas atividades ou formas de entretenimento. Isso pode incluir reduzir o tempo gasto em redes sociais, televisão ou outras distrações.
Busque evitar o desperdício de alimentos, de energia elétrica, de água e separe seu lixo. Reserve alguns minutos em sua rotina para uma boa leitura espiritual. Você pode pedir indicações de livros para seus irmãos na fé ou algum sacerdote que você conheça.
Provavelmente você ou alguém do seu convívio teve sonhos estranhos durante a quarentena, alguns até pesadelos assustadores. Muitos internautas, inclusive, têm compartilhado seus sonhos com a hashtag #PandemicDreams (sonhos pandêmicos). E não é coincidência: existe uma explicação científica para isso.
A resposta é que nesse âmbito, a Igreja nos permite auto legislar, ou seja, somos nós que nos impomos as penas. Por exemplo: Me comprometi de não comer carne em todas as quartas durante a Quaresma, isso é uma abstinência. Caso eu a descumpra, pratiquei um pecado leve e devo pedir perdão a Deus.
A Quaresma é um período litúrgico de 40 dias que antecede a celebração da Páscoa, uma das principais festas cristãs. É uma época de reflexão, arrependimento, oração e penitência, durante a qual os fiéis se dedicam a práticas espirituais e ações solidárias em preparação para a celebração da ressurreição de Jesus Cristo.
Nas sextas-feiras da Quaresma eram realizadas procissões na madrugada onde os penitentes se supliciavam, fazendo seus gemidos ecoarem pelas noites escuras das velhas cidades mineiras. Havia batida de bastões na calçada, correntes arrastadas e gemidos.
A Igreja propõe um caminho baseado em três práticas que se desdobram em muitas outras: o jejum, a oração e a esmola (caridade), que “exprimem a conversão, em relação a si mesmo, a Deus e aos outros”.
A data marca o início da Quaresma que, segundo os fiéis, é um momento de se afastar dos desejos carnais e se conectar com Cristo, com a penitência, a prática da caridade e a intensificação das orações, para lembrar o tempo que ele suportou no deserto e os sofrimentos na cruz.
É um momento de olhar para si mesmo e repensar as próprias atitudes, admitir falhas e agradecer pelos acertos. Para os umbandistas e afro- umbandistas, os quarenta dias que antecedem a páscoa são voltados principalmente para o descanso, o repouso, em preparação para o início de um novo ciclo.
O que é "o que significa ficar doente na Quaresma"? Ficar doente na Quaresma refere-se ao estado de saúde debilitado que uma pessoa pode enfrentar durante esse período religioso. Muitos acreditam que a doença durante a Quaresma pode ser um sinal de purificação espiritual ou um teste de fé.
Porém, segundo a espiritualista Priscila Paiva, a Quaresma é sim um período em que as baixas vibrações e os espíritos obsessores se tornam mais suscetíveis. “Tais energias adversas são potencializadas especialmente após o Carnaval, por conta do excesso de sexo, drogas, bebida e por aí vai.
O Espiritismo não segue as tradições da quaresma, pois avalia que as orações e a prática de caridade devem pertencer a rotina do encarnado durante toda a vida. O mesmo vale para as penitência, ou seja, a reflexão espiritual e arrependimentos.
Desde o início do Cristianismo a Quaresma marcou para os cristãos um tempo de Graça, Oração, Penitência e Jejum, com o objetivo de se chegar à conversão. Ela nos faz lembrar as palavras de Jesus: “Se não fizerdes penitência, todos perecereis” (Lc 13,3).
A limpeza interna é um dos processos mais importantes desse período. Banhos de limpeza também são indicados para quando sentir que está sem energias: ervas como manjericão, alecrim, alfazema, arruda ou boldo são ótimas opções.