Fundamentado em seus estudos sobre a questão da organização das funções psicológicas feitos com sujeitos intactos e lesionados, Luria explora o cérebro como um sistema biológico aberto, em constante interação com o meio físico e social em que o sujeito está inserido.
Luria pensou o Sistema Nervoso Central como estruturado hierarquicamente de uma forma vertical. As estruturas inferiores serviriam de base para as atividades das estruturas superiores. O funcionamento adequado das estruturas superiores, portanto, dependeria do funcionamento das estruturas inferiores.
Em síntese, a teoria de Luria propõe que a primeira unidade funcional regula o tono, a vigília e os estados mentais; a segunda unidade obtém, processa e armazena as informações que chegam do mundo exterior e a terceira unidade se encarrega de programar, regular e verificar a atividade mental.
As principais realizações científicas de A.R. Luria estão na ampla área de neuropsicologia, com importantes contribuições para o estudo do dano cerebral em adultos. Seus estudos sobre percepção e perda de memória são conhecidos em todo o mundo, sendo referência para vários neurolinguistas.
Qual o estudo de Luria que teve contribuição com a educação?
Luria buscou explorar as estruturas cerebrais e os processos psíquicos do complexo cérebro- mente, partilhando a teoria histórico-social da aprendizagem com Vygotsky e enfatizando que a construção da mente humana ocorria a partir das interações entre sujeito, SN, mente e meio social.
A relevante teoria de Luria para a Neuropsicologia
O que Luria defende?
Fundamentado em seus estudos sobre a questão da organização das funções psicológicas feitos com sujeitos intactos e lesionados, Luria explora o cérebro como um sistema biológico aberto, em constante interação com o meio físico e social em que o sujeito está inserido.
Quem foi Luria e qual sua contribuição para a psicomotricidade?
Alexander Romanovich Luria foi um famoso psicólogo soviético especialista em psicologia do desenvolvimento e agrupou as bases psicomotoras em unidades Page 9 funcionais ou neuroblocos, a primeira composta pela tonicidade e o equilíbrio, a segunda composta pela noção de corpo, lateralidade e estruturação espaço-temporal ...
Fundamen- tal também nas postulações de Luria é o fato de que as três unidades funcionais operam em conjunto ao longo de toda a vida individual, e as relações entre elas se transformam no processo de desenvolvimento, sempre em interação com o contexto histórico-cultural em que o sujeito se encontra.
Em síntese, a Habilitação e Reabilitação Neuropsicológica Luriana é uma intervenção não farmacológica praticada pelo profissional especialista e que tem como principais objetivos: Diminuir as dificuldades cognitivas e comportamentais acima citadas de acordo com a queixa do paciente e de acordo com os achados na ...
A percepção é explicada por Skinner através do conceito de comportamento perceptivo – um comportamento complexo que se inter-relaciona com muitos outros.
A Teoria da Formação dos Rudimentos do Sistema Nervoso Central considera que há vida humana a partir da capacidade de existir uma relação de alteridade entre o feto e a mulher, de haver (ainda que não uma autoconsciência) uma consciência humana capaz de sentir e comandar por si a formação corpórea até o nascimento.
Luria explora o cérebro como um sistema biológico aberto, em constante interação com o meio físico e social em que o sujeito está inserido, destacando-se a plasticidade cerebral e a ideia de funções mentais superiores tipicamente humanas, construídas ao longo da evolução da espécie.
Em síntese, a teoria de Luria propõe que a primeira unidade funcional regula o tono, a vigília e os estados mentais; a segunda unidade obtém, processa e armazena as informações que chegam do mundo exterior e a terceira unidade se encarrega de programar, regular e verificar a atividade mental.
Por fim, Javier de Felipe Oroquieta fez um resumo sobre a história de Santiago Ramón y Cajal, homenageado por seu papel de “pai da neurociência moderna”. “Ele desenvolveu uma nova forma de pensar como funciona o sistema nervoso”, afirma Oroquieta.
Henry Wallon (1879-1962), médico, psicólogo e pedagogo, é provavelmente, o grande pioneiro da psicomotricidade, vista como campo científico. Segundo Fonseca (1988), forneceu observações definitivas acerca de desenvolvimento neurológico do recém-nascido e da evolução psicomotora da criança.
A psicomotricidade é sustentada por três conhecimentos básicos: o movimento, o intelecto, o afeto. E é estruturada por três pilares: o querer fazer (emocional) – sistema límbico, o poder fazer (motor) – sistema reticular, o saber fazer (cognitivo) – córtex cerebral.
O neuropsicólogo russo Alexander Romanovich Luria (Figura 1), viveu no século passado, tendo sido especialista em psicologia do desenvolvimento. É considerado o pai da Neuropsicologia moderna, sendo inclusive o criador deste termo.
Que forma são constituídas as regiões cerebrais segundo Luria?
O neuropsicólogo Alexandre Luria é um dos pioneiros a descrever tal processo. Luria teorizou, em 1981, que as estruturas cerebrais envolvidas no processo de atenção seriam a formação reticular, a parte superior do tronco encefálico, o córtex límbico e a região frontal.
O termo neuropsicologia foi utilizado pela primeira vez em 1913 em uma conferência proferida por Sir William Osler, nos Estados Unidos (Bruce, 1985, citado em Mäder, 1996). Apareceu ainda como um subtítulo na obra de 1949 de Donald Hebb chamada The Organization of Behavior: A Neuropsychological Theory.