Voltaire defendia o progresso, a ciência, a racionalidade e acima de tudo, a liberdade de expressão. Por conta da defesa ferrenha pela liberdade de expressão, Voltaire foi apelidado entre seus colegas de polemista e satírico, pois expunha suas opiniões e críticas às instituições e aos dogmas religiosos.
Qual era a principal ideia defendida por Voltaire?
Voltaire acreditava que o ser humano deveria ser livre para expressar sua vida criativa, sem interferências de cunho moral e religioso. Ele era contra o absolutismo e a favor da separação entre Igreja e Estado, ou seja, foi um dos primeiros defensores da ideia de Estado Laico.
'Posso não concordar com o que você diz, mas defenderei até a morte o seu direito de dizê-lo' - Voltaire. Esta citação, supostamente do escritor e filósofo francês Voltaire, é frequentemente usada por defensores da liberdade de expressão.
Nos tempos do Iluminismo, o filósofo François-Marie Arouet, mais conhecido como Voltaire, cunhou a frase que sintetiza o direito à liberdade de expressão: “não concordo com o que dizes, mas defendo até a morte o direito de o dizeres”.
Apesar de ter rejeitado a cosmovisão do cristianismo, o nosso filósofo não era ateu. Ele acreditava e defendia a existência de um Ser supremo, causa de todas as coisas que existem, origem de todas as leis naturais presentes no universo.
Ele defendia o direito das pessoas de questionarem, raciocinarem e expressarem livremente suas ideias. A liberdade intelectual, para ele, era crucial para o progresso humano e o avanço da sociedade. Por esse motivo, Voltaire foi um oponente veemente da censura.
Voltaire defendia o progresso, a ciência, a racionalidade e acima de tudo, a liberdade de expressão. Por conta da defesa ferrenha pela liberdade de expressão, Voltaire foi apelidado entre seus colegas de polemista e satírico, pois expunha suas opiniões e críticas às instituições e aos dogmas religiosos.
Quais foram as principais obras e ideias de Voltaire?
Voltaire é conhecido por suas obras literárias, como “Cândido” e “Zadig”, mas também escreveu sobre Política, Religião e História. Ele defendia a tolerância religiosa, a liberdade de expressão e a separação entre Igreja e Estado. Ele também era crítico do Absolutismo e da injustiça social.
Filósofo iluminista francês nascido em Paris, um dos mais influentes da história e famoso por criticar violentamente a Igreja e a intolerância religiosa, tornando-se o símbolo da liberdade de pensamento.
O artigo apresenta Voltaire como sendo um dos grandes pensadores do período que contribuiu com o Iluminismo à medida que ajudou a humanidade a caminhar em direção à liberdade, às luzes e ao esclarecimento.
Quais os principais temas discutidos pelo pensador Voltaire?
Voltaire escreveu mais de 70 obras entre livros, romances, poemas e peças de teatro. Entre as temáticas escolhidas pelo autor estava a crítica a Igreja Católica (o que resultou em sua prisão), o liberalismo, e a crítica ao absolutismo. Jean-Jacques Rousseau foi um filósofo suíço muito à frente do seu tempo.
Qual a utilidade da história na visão de Voltaire?
A utilidade da história, tal como Voltaire a pensava, residiria na comparação das leis e dos costumes entre as nações, estimulando-se assim a disseminação dos avanços nas artes, no comércio e na agricultura, bem como o aprendizado com os erros do passado a fim de se evitar a repetição das tragédias pretéritas.
Atacava dogmas e tradições da Igreja, o que lhe rendeu muita fama, mas também muita antipatia por parte das autoridades e, consequentemente, uma vida marcada por fugas e proibições — todos os seus livros chegaram a ser censurados.
Seu nome era François-Marie Arouet, Voltaire foi o pseudônimo, um anagrama adaptado de seu nome, que utilizou em muitas de suas obras, a partir de sua prisão na Bastilha em 1718. Atualmente sabemos que Voltaire utilizou ao menos outros 178 pseudônimos durante a vida.
Eles criam uma nova espécie de relação entre leitor e escritor, o que produz mais poder, de forma que as pessoas se comovem depois de terem sido mobilizadas através do sorriso por Voltaire. O movimento de Voltaire para Rousseau abrange muitos aspectos da natureza humana e os une pela causa em comum do Iluminismo.
Quem disse a frase não concordar com o que dizes mas defenderei?
Uma das frases mais conhecidas do filósofo Voltaire é: “Posso não concordar com uma única palavra do que dizes, mas defenderei até a morte o teu direito de dizê-la”.