A cor da íris do bebê depende da melanina, proteína secretada por células chamadas “melanócitos”, que também dão cor à pele do bebê. Bebês de pele escura geralmente nascem com olhos castanhos, enquanto recém-nascidos caucasianos tendem a nascer com olhos azuis ou cinza.
Os bebês recebem cópias desses genes tanto do pai quanto da mãe. Normalmente, se o pai é branco e a mãe é negra, os efeitos se misturam: é por isso que o filho de um negro (com genes para pele escura) com uma branca (com genes para pele clara) tende a ser mulato, ou seja, ter cor de pele intermediária.
A genética controla a quantidade de melanina (ou pigmento) que uma pessoa terá em seu corpo. O DNA que o bebê recebe da mãe e de seu parceiro determina se seus olhos serão azuis, marrom, verde ou outra cor3.
Nunca é possível saber, ao certo, como será a pele da criança, a cor de seus olhos e de seus cabelos assim que ela nasce. Do primeiro dia de vida até a adolescência, uma pessoa passa por diversas transformações.
Também devido a produção de melanina, a pele tende a escurecer até os 6 meses, adquirindo uma cor mais permanente nessa idade. Icterícia: ao ocorrer uma concentração maior de bilirrubina no sangue do bebê, a sua pele pode ficar amarelada, essa condição é chamada de Icterícia neonatal.
O que é a LUZ? 💡 Ciências para crianças 🧪 Compilação
Quando o pai é moreno e mãe branca, filho nasce?
Resumindo: Pai e/ou mãe - AA , todas as combinações terão ao menos um A no material genético, por isso 100% de chance do(s) filho (s) nasceram com olhos escuros.
Na maioria das vezes isso acontece, aproximadamente, até os 9 meses de idade. Nessa época, em que ocorre uma grande circulação de melanina pelo corpo todo, já é possível saber com mais certeza como vai ficar o olho do bebê, ainda que algumas crianças possam ter alterações sutis até os 6 anos de idade.
Se ambos os pais têm pele morena, é mais provável que o bebê também tenha essa característica. No entanto, mesmo que um dos pais tenha pele clara, ainda é possível que o bebê fique moreno, pois os genes podem ser recessivos.
Normalmente, a cor da pele é determinada por genes dominantes e recessivos. Por exemplo, se ambos os pais têm pele branca, é mais provável que o bebê também tenha pele clara. No entanto, se um dos pais tem pele morena ou negra, há uma chance maior de o bebê herdar essa característica.
Isso acontece por dois motivos principais: doença ou herança familiar. "Um exemplo de doença é no distúrbio de pigmentação chamado albinismo, que ocorre devido a mutações em alguns genes envolvidos na produção da melanina.
Por volta dos 6 meses, a cor da pele do bebê de qualquer origem racial já deve ser definitiva, embora a maior ou menor exposição ao sol ao longo da vida tenha alguma influência.
Herança dos pais: Se ambos os pais têm a pele clara, é mais provável que o bebê também tenha a pele clara. Da mesma forma, se ambos os pais têm a pele escura, é mais provável que o bebê tenha a pele escura.
Ainda durante o processo de formação, a cor dos olhos do bebê é diretamente influenciada pela herança genética, ou seja, pelos genes transmitidos pelos pais, e também pela quantidade de melanina encontrada na íris.
Filhos herdam as informações genéticas dos pais e, a partir destes dados, desenvolvem suas próprias características. Basicamente, metade do material genético vem da mãe e outra metade do pai.
Quando o óvulo é fecundado, ou seja, logo no início da gravidez, essas informações se misturam, criando o DNA do seu futuro bebê. Isso quer dizer que a criança terá um DNA formado 50% pela carga genética da mãe e 50% do pai, criando informações únicas e exclusivas.
Um exemplo clássico é a tonalidade da pele. Nas células da pele, temos genes que regulam a produção da melanina, e de acordo com os alelos que carregamos para esses genes, a cor de nossa pele será definida – por isso alguns têm um tom de pele mais escuro e outros, mais claro.
Os bebês recebem cópias desses genes tanto do pai quanto da mãe. Normalmente, se o pai é branco e a mãe é negra, os efeitos se misturam: é por isso que o filho de um negro (com genes para pele escura) com uma branca (com genes para pele clara) tende a ser mulato, ou seja, ter cor de pele intermediária.
E, embora não seja possível fazer previsões exatas sobre como saber se o olho do bebê vai ficar claro, é possível fazer uma previsão aproximada com base na cor dos olhos dos pais e na herança genética. Logo, se ambos os pais têm olhos castanhos, é muito provável que o bebê também tenha olhos castanhos.
Pele. Os médicos examinam a pele e observam sua cor. A pele costuma ser avermelhada, embora seja comum que os dedos das mãos e dos pés tenham um matiz azulado devido à má circulação do sangue durante as primeiras horas.
Tem como saber a cor do bebê pela ultrassonografia?
O mais interessante no ultrassom 4D é a questão da cor e da profundidade da imagem, conseguindo transimitir uma imagem mais detalhada e confiável. Esse procedimento permite que a família do bebê veja melhor seus traços antes mesmo de vir ao mundo.
De que cor ficarão os olhos cinzentos do meu bebê? Ao nascer, os olhos de sua filhinha podem ser cinza ou azul devido à falta de pigmento. Uma vez exposto à luz, a cor dos olhos provavelmente mudará para azul, verde, castanho ou marrom entre 6 meses e 1 ano de idade.
Uma forma bastante subjetiva de avaliar a cor dos olhos de recém nascidos é examinar a criança em um quarto escuro e iluminar um dos olhos com uma lanterninha pela lateral, dessa forma a incidência da luz não interfere tanto na cor da íris.
Após um ano o cabelo começa se tornar definitivo. Entretanto, ele ainda mantém mais fino e mais claro por causa da produção de pigmentação. “Somente quando a criança atinge três anos de idade é possível ter uma ideia se o cabelo do seu filho será fino, cacheado e a cor dos fios”, frisa o especialista.