O que a lei 12.305 fala sobre os resíduos sólidos?
Os Planos de Resíduos Sólidos, instituídos pela Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), Lei Federal n° 12.305 de 2010, têm como principal objetivo subsidiar o planejamento e a gestão de resíduos sólidos em todas as esferas de governo.O que classifica um resíduo como perigoso?
A NBR 10.004/2004 classifica os resíduos entre Não Perigosos e Perigosos. Os não perigosos são aqueles comuns ao nosso cotidiano (papel, vidro, etc.), já os perigosos são aqueles que oferecem riscos potenciais ao meio ambiente.Quais são os critérios estabelecidos para a classificação de resíduos?
Deve-se classificar, caracterizar os tipos de resíduos de acordo com a norma NBR 10004/04, a saber:
- descrição da origem do resíduo;
- seu estado físico;
- aspecto geral;
- cor;
- odor;
- grau de heterogeneidade;
- denominação do resíduo;
- processo de origem;
O que é laudo de classificação de resíduos?
Laudo de classificação de resíduos: qual a importância do documento? Para atestar que os resíduos se adequam em uma dessas divisões impostas pela NBR 10004:2004, as empresas devem possuir o que chamamos de laudo de classificação, que pode ser baseado exclusivamente na identificação do processo produtivo.RESÍDUOS SÓLIDOS
Qual a classificação dos resíduos sólidos quanto à periculosidade?
Para os efeitos desta Norma, os resíduos são classificados em: a) resíduos classe I - Perigosos; b) resíduos classe II – Não perigosos; – resíduos classe II A – Não inertes.Quais são os 4 tipos de resíduos?
Resíduos orgânicos, materiais recicláveis, resíduos especiais e rejeitos: esses são os quatro tipos de resíduos domésticos, aqueles que geramos em casa.Qual a NBR que classifica os resíduos?
Conforme o site da ABNT, a norma NBR 10004 classifica os resíduos sólidos quanto aos seus potenciais ao meio ambiente e à saúde pública, para que possam ser gerenciados adequadamente.Quais são os três critérios mais usados para classificar o lixo?
A classificação do lixo varia de acordo com o ambiente em que ele foi produzido, por exemplo, ele pode ser domiciliar, industrial, radioativo dentre outros.O que diz a NBR 12235?
1.1 Esta Norma fixa as condições exigíveis para o armaze- namento de resíduos sólidos perigosos de forma a prote- ger a saúde pública e o meio ambiente.Como saber se um resíduo é perigoso?
Os resíduos perigosos fazem parte da classe 1 e são aqueles que apresentam riscos à saúde pública e ao meio ambiente. Assim, eles exigem um tratamento e disposição diferentes, por suas capacidades de inflamabilidade, corrosividade, reatividade, entre outras.O que é um resíduo classe 1?
A norma da ABNT considera os resíduos de Classe 1 aqueles que apresentam diferentes características de periculosidade. Essas características são as seguintes: Inflamabilidade – catalisadores gastos; solventes como acetona, acetato de etila, éter etílico, n-butanol e metanol; resíduos de solventes e outros.Quais são os tipos de resíduos industriais?
Exemplos de resíduos são as cinzas, lodos sólidos, óleos, resíduos alcalinos ou ácidos, plásticos, papel, madeira, fibras, borracha, metal, escórias, vidros e cerâmicas.O que a lei 12305 diz?
No ano de 2010, a Lei nº 12.305/2010 regulamentou a Política Nacional de Resíduos Sólidos, dispondo sobre seus princípios, objetivos e instrumentos, as diretrizes relativas à gestão integrada e ao gerenciamento de resíduos sólidos, as responsabilidades dos geradores e do poder público e os instrumentos econômicos ...O que é a responsabilidade legal sobre o resíduo?
Legislação aplicável aos resíduos sólidosA PNRS determina que todas as empresas tem responsabilidade pelos seus resíduos até a destinação ou disposição final. A lei, também, determina quais empresas deverão elaborar um Plano de Gerenciamento de Resíduos e como deve ser realizada a destinação desses materiais.