No caso de grandes concentrações de lama, algas ou outras impurezas, a dispersão muda e o azul desaparece. O mar aparece azul porque a água absorve as cores vermelho, laranja e amarelo (comprimentos de onda longos) deixando visíveis os azuis (comprimentos de onda curtos).
Isso depende de muita coisa: da cor da areia e do sedimento no leito do mar – que podem ser bem acinzentados –, do material orgânico que os seres vivos daquela região liberam e até da profundidade da praia.
A dessalinização é o processo através do qual se eliminam os sais minerais dissolvidos na água. Atualmente, tal processo, aplicado à água do mar, é um dos mais usados para obter água doce para consumo humano ou agrícola.
Cloro. O cloro para piscina é o primeiro produto que você precisa colocar na sua lista de compras. Ele age como um desinfetante, eliminando todo tipo de microrganismos presentes na água que sejam nocivos à saúde.
A principal causa da cristalinidade da água é a ausência de partículas em suspensão, como sedimentos, algas e matéria orgânica. Quando essas partículas estão presentes, elas dispersam a luz e tornam a água turva ou opaca.
Caso a água da sua piscina esteja turva demais, pode ser que seja preciso fazer o tratamento de supercloração. Esse método é basicamente aplicar grandes doses do cloro na água. Assim, o seu efeito é ampliado e o problema é rapidamente resolvido.
Este fenômeno é chamado de bioluminescência. Ele é provocado por organismos unicelulares microscópicos: os dinoflagelados, que liberam luz por meio de uma reação química. Qualquer movimento na água produz esse efeito.
Além disso, a grande presença de sal faz com que as suas águas fiquem muito densas, permitindo que qualquer pessoa fique boiando nele com grande facilidade! A grande quantidade de sal no Mar Morto permite que qualquer corpo flutue sobre ele.
O mar é azul porque ele funciona com um filtro da luz solar. A energia luminosa de algumas cores é absorvida pelo oceano mais perto da superfície do que a energia de outras cores.
A ausência de chuvas contribui para a transparência da água, permitindo a visualização de animais marinhos e a prática de atividades aquáticas. O fenômeno da água-roxa pode ocorrer nos próximos dias, intensificando as cores do mar.
A água é uma substância parcialmente transparente e capaz de absorver os comprimentos de onda mais longos da luz, como o vermelho, o laranja e o amarelo. O azulado da água surge pela absorção da luz visível. A água consegue absorver comprimentos de onda próximos do vermelho e do laranja.
O que é o fenômeno de águas transparentes? O fenômeno de águas transparentes é uma combinação do tempo seco e falta de chuvas, do mar sem ondas e dos elementos dos rios que chegam no mar. Com a associação desses fatores no ponto certo, a água fica mais cristalina.
As cores podem resultar da concentração de sedimentos em suspensão, matéria orgânica e até da concentração e espécie de fitoplâncton, pois a luz se espalhará de forma diferente devido à presença dessas partículas e microalgas.
Mares: são limitados ou cercados quase que totalmente pelos continentes; Oceanos: cercam os continentes e todas as massas de terras emersas. Mares: formas ou extensões dos oceanos em áreas intercontinentais ou próximas aos continentes; Oceanos: Muito maiores que os mares.
Esse título corresponde ao Mar Morto, localizado na fronteira entre Israel, Palestina e Jordânia. É reconhecido mundialmente por sua salinidade surpreendente, pois possui uma concentração de sal de aproximadamente 34%, tornando-o cerca de 10 vezes mais salgado que a média da água do oceano.
Como a Terra realiza o movimento de rotação – gira em torno do seu próprio eixo –, fica sempre com metade de sua superfície voltada para a Lua. Nessas regiões, o poder de atração gravitacional é maior, e as marés são altas.
As ondas do mar podem se originar por diversos motivos. A maior parte delas acontece por causa do vento que agita a superfície. Dá para ver esse efeito assoprando a superfície da água em uma bacia. Outro motivo pode ser o deslocamento de terra como um terremoto, por exemplo.
O fenômeno é causado por pequenos micro-organismos chamados dinoflagelados, e o brilho nada mais é do que um mecanismo de defesa contra predadores. A definição pode não ser tão romântica quanto um “mar de estrelas”, mas é a natureza mostrando a que veio!
Deve manter sempre o equilíbrio dos componentes químicos, nomeadamente do PH, da alcalinidade, do cloro, mas se realmente quer ter a sua água cristalina, nós indicamos o uso de cloradores flutuantes. Este é um tratamento mais eficaz contra bactérias e que necessita de menos trabalho.
Barrilha: A principal função da barrilha é aumentar o pH da água da piscina. Um pH equilibrado deve estar entre 7,0 e 7,4, e é essencial para que os outros produtos químicos, como o cloro e o sulfato de alumínio, funcionem corretamente.