A gengiva escura não é necessariamente sinônimo de má higienização ou de algum tipo de doença ou lesão. Na verdade, ela pode ser apenas resultado de uma concentração maior de melanina. A melanina é uma proteína natural do organismo, produzida em maior quantidade nas pessoas negras.
A gengiva escura é um sintoma que pode ser causado por situações como tabagismo, gengivite ulcerativa necrosante, uso de medicamentos ou doença de Addison, por exemplo.
A Despigmentação Gengival é um ótimo tratamento para corrigir as gengivas escuras e deixá-las rosadas novamente. A zona de cor escura muitas vezes pode ser removida através deste procedimento indolor que revela o tecido de cor rosa por baixo. Após o processo de cicatrização a gengiva de cor mais clara permanece.
Quando se trata de uma mancha preta causada por alguma doença bucal, o tratamento indicado é aquele específico para o problema em questão. No caso da gengivite ou periodontite, por exemplo, é necessário que o dentista faça uma limpeza profunda no local, para que seja feita a raspagem das placas bacterianas.
Gengivas saudáveis são firmes e têm uma cor rosa-pálido. As bactérias podem levar à inflamação das gengivas, conhecida como gengivite, o estágio inicial e leve de um problema na região, ou à periodontite, um estágio mais avançado e sério da doença.
GENGIVAS ESCURECIDAS: LÍNGUA escurecida! Causas e tratamentos. #gengiva #peeling #quimioterapia
Quando devo me preocupar com a gengiva?
A gengiva inchada e doendo não deve fazer parte do seu dia a dia. Se você está passando por isso, é importante saber que pode ser desde uma irritação inicial a uma gengivite, inflamação que precisa de atenção para não evoluir para algo ainda mais grave, como a periodontite.
Se a gengivite se tornar grave, as gengivas podem ficar completamente roxas, ou pode haver hematomas em algumas partes das gengivas. hematomas em algumas partes da gengiva.. As primeiras manchas roxas aparecem nas áreas em que a infecção começa a afetar os tecidos internos.
As zonas quase negras na boca podem ser hereditárias. Por exemplo, as zonas de pigmentação escurecida são muito frequentes entre os homens de pele escura e os oriundos do Mediterrâneo. Pigmentos de alimentos, envelhecimento, e tabagismo podem fazer com que os dentes escureçam ou amarelem.
Essas manchas normalmente estão relacionadas a fungos, assim devemos usar um antifúngico. A triancinolona acetonida é um antibiótico (precisa de receita para comprar) pode até melhorar a mancha por ela estar hidratada, mas pode ter efeitos adversos, piorando o caso, o que não desejamos!
O clareamento dos dentes usa produtos químicos clareadores, entretanto o clareamento das gengivas envolve a raspagem ou remoção da camada pigmentada. Por meio de uma técnica adequada, a camada contendo as manchas na gengiva é raspada, como se fosse um peeling gengival.
O vinagre de maçã é um clareador natural, que ajuda a remover manchas de café e cigarros, além de promover bem-estar às gengivas. Você pode escovar os dentes com ele ou misturar um pouco de vinagre em água para fazer bochecho.
Isso ocorre porque, sobre um gel clareador potente, o dentista aplica um laser que consegue intensificar os efeitos clareadores, o que agiliza o processo. As sessões duram entre 30 e 50 minutos e tal método só pode ser executado no consultório. A média de preço varia entre R$ 800 e R$ 2.500 por aplicação.
A gengiva saudável tem uma cor rosa ou coral suave, apesar de poder conter outros pigmentos, dependendo da sua origem étnica. Se parecerem avermelhadas ou inchadas, se sangrarem ao escovar os dentes ou usar o fio dental ou se começarem a se retrair, são alterações que podem indicar sinais de doença da gengiva.
A cirurgia plástica da gengiva, ou gengivoplastia, permite mudar desde a cor dos tecidos gengivais até a posição dos lábios através de procedimentos realizados no consultório. A quantidade de técnicas é muito grande e depende da necessidade ou da vontade do paciente.
Usualmente é usado um medicamento ou remédio anti-inflamatório (ex. ibuprofeno ou nimesulide, entre muitos outros), para ajudar a desinflamar ou “desinchar” a gengiva, permitindo também aliviar a dor.
A mancha escura (ou pigmentação melânica da gengiva, como é chamada pelos dentistas) é super comum e fisiológica, principalmente em indivíduos negros, asiáticos e hispânicos. Por isso, é diferente de outras condições, como a gengivite, pois é algo natural de cada pessoa e não causa dor.
Quando a dor na gengiva é preocupante? A dor na gengiva é preocupante quando é persistente, intensa e acompanhada de sintomas como: sangramento frequente durante a escovação ou uso de fio dental, inchaço, vermelhidão e mobilidade dentária.
Os sintomas típicos incluem gengivas vermelhas, inchadas e sensíveis, sangramento durante a escovação ou uso do fio dental, mau hálito persistente e dor ao mastigar.
O vício em cigarro, a exposição prolongada ao sol e até mesmo a cafeína presente no cafezinho diário podem alterar consideravelmente o tom da boca, deixando os lábios bem mais escurecidos do que o normal. A boa notícia é que o problema tem não apenas um, mas diversos tipos de tratamento.
Maus hábitos de higiene bucal. Xerostomia, também conhecida como boca seca,, causada pela produção de saliva insuficiente para a limpeza bucal eficaz. Tabagismo, que pode causar a proliferação de bactérias adicionais no ambiente quente e úmido.
Já a cianose labial acontece quando os lábios ficam levemente azulados em situações de frio extremo ou com o uso de roupas apertadas. Já a cianose mista acontece quando a oxigenação que ocorre nos pulmões é prejudicada e o coração também não consegue promover o transporte suficiente de sangue oxigenado.
Várias doenças gengivais que podem escurecer as gengivas apresentam sinais e sintomas clínicos semelhantes à gengivite e periodontite. O mais comum, até pela maior frequência com que aparecem, é tratar inicialmente estas duas infecções que são causadas pela higiene oral deficiente ou inexistente.
Quais os principais sintomas da gengivite ulcerativa necrosante? Dentre os principais sintomas da gengivite ulcerativa necrosante, estão: Sangramento na gengiva causados pelo toque ou escovação dos dentes. Mau hálito ou gosto metálico na boca.
Se sua gengiva é rosada, a vermelhidão é sim um sinal que indica inflamação. A análise depende da tonalidade natural da sua gengiva. Você percebe que a gengiva está inflamada quando ela tem aparência estufada e a cor está mais acentuada e forte do que o natural.