Hidratação frequente.Pés lisinhos exigem a aplicação diária de cremes hidratantes ou óleos. Eles ajudam a repor a água dos tecidos e ainda formam uma camada protetora contra a desidratação. Para potencializar os efeitos dos produtos, procure aplicá-los logo após o banho ou antes de dormir.
Quem já tem o pé ressecado e rachado, existe um ritual de cuidados que deixa a pele novamente sedosa e macia, permitindo utilizar sandálias e chinelos.
Lavar e esfoliar bem os pés e calcanhares e em seguida passar Bepantol® Derma para hidratá-los profundamente, promovendo a renovação natural da pele e mantendo-a saudável e macia. A hidratação diária é recomendada para evitar o endurecimento e ressecamento da pele.
Esfoliante de fubá e óleo de amêndoas. Esta mistura é ideal para quem tem o pé muito seco e já com alguns sinais de rachaduras, pois permite hidratar bem a pele, ao mesmo tempo que a fubá remove as células mortas, reduzindo a pele grossa.
"É preciso apostar em produtos que tenham ação hidratante e também queratolítica, que vai degradar a queratina no local, afinando a pele. Gosto de associar cremes à base de ureia e ácido salicílico com vaselina, por exemplo.
Isso se deve ao fato de que os pés são a região mais pressionada do corpo devido aos deslocamentos diários. Para resistir melhor à pressão, a pele engrossa.
Nestes casos, após secar o pé com a toalha, mas antes de os deixar secar ao ar livre, deve-se utilizar uma lixa de pés, ou uma pedra pomes, por exemplo, para fazer movimentos leves sobre o calcanhar e retirar o excesso de pele morta.
O organismo percebe que os pés estão desprotegidos e forma uma camada de pele ainda mais grossa. Então, é preferível combater o ressecamento com hidratantes para deixar a pele maleável e não haver necessidade de lixar demais.
O melhor jeito de usar é colocando os pés de molho na solução de água e vinagre de maçã (aprenda mais abaixo, ainda nesse texto). Outro jeito de usar é molhando um algodão em uma mistura de 1 xícara de água e 1 colher (de chá) de vinagre de maçã. Em seguida, aplicar sobre a irritação.
Pés lisinhos exigem a aplicação diária de cremes hidratantes ou óleos. Eles ajudam a repor a água dos tecidos e ainda formam uma camada protetora contra a desidratação. Para potencializar os efeitos dos produtos, procure aplicá-los logo após o banho ou antes de dormir.
Sentar com os dois pés apoiados no chão. Colocar uma toalha pequena no chão, à sua frente. Pegar o centro da toalha com os dedos dos pés e enrolá-la em sua direção, fazendo um arco no pé. Relaxar e repetir o exercício 5 vezes.
– Deixar os pés de molho em água morna por até 20 minutos para amolecer a pele e depois esfoliá-la. – Esfoliar com agentes catalíticos como ácido salicílico diário, que suaviza o estrato córneo, juntamente com aplicação de um emoliente adequado para hidratar os tecidos e restaurar a barreira epidérmica. – Usar ...
Para amolecer a pele endurecida, misture uma solução de quatro partes de água e uma parte de vinagre de vinagre de maçã e aplique no calo por cerca de 20 minutos. Cuidado para não esfregar com muita força, porque o rompimento da pele ao redor ou sobre o calo pode resultar em infecção.
Para aplicar, basta fazer uma misturinha com 3 colheres de sopa de óleo de coco, a mesma quantidade de um creme hidratante da sua preferência e 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio. Depois, é só aplicar nos pés no fim do banho, tomando bastante cuidado para não escorregar.
Use sapatos e tênis confortáveis, bem acolchoados, para melhorar a saúde do pé e impedir a formação de bolhas e de calo nos pés; Evite o uso materiais ásperos nas mãos e pés; Hidrate os pés regularmente e esfolie quando necessário para tirar o excesso de pele.
As rachaduras no pé costumam acontecer por uma combinação de dois elementos: espessamento da pele por impacto e ressecamento. Quando caminhamos, ao tocar o chão, a pele da sola do pé expande com a pressão do corpo e volta ao seu estado natural quando deixa o solo.
Pedra-pomes ou lixa de pés: esfregar suavemente os calos com uma pedra-pomes ou lixa pode ajudar a remover o excesso de pele espessa; Água morna e sabão: mergulhar os pés em água morna e sabão pode amolecer os calos, facilitando sua remoção.
Aplique cremes hidratantes nos pés todos os dias antes de dormir, abafando com um saco plástico. Hidratar os pés é tanto uma forma de prevenção quanto de tratamento. Conheça outras técnicas e dicas de como cuidar dos pés e ser um profissional de sucesso nesta área no curso de Podologia do iPED.
Uma receita simples é misturar um pouco de mel, açúcar e aveia até formar uma pasta grosseira. Outra alternativa é misturar alguns desses grãos com o seu hidratante. Então, massageie toda a região dos pés sem muita força, o que também vai ajudar a estimular a circulação sanguínea.