Indicado para descarte profissional de materiais perfurocortantes como: agulhas, seringas, scalp, lâmina de bisturi, vidrarias, entre outros, mesmo que esterilizados. Altamente resistente, o Coletor de Material Perfurocortante Descarpack atende as recomendações da RDC 222/2018 e CONAMA 358.
DESCARPACK – agulhas contaminadas ou não, lâminas e lamínula quebradas, lancetas, lâmina de bisturi, escalpe, alfinetes. SACO BRANCO (LIXO BIOLÓGICO) - algodão, gaze, luva ou qualquer outro material que contenha sangue ou fluidos corpóreos, curativos, resíduos de cirurgias, moldagens e kits para exames.
Deve ser descartado em caixa laranja resíduos perfurocortantes contaminados com produto químico perigoso como ponteiras, seringas, lâminas e vidro quebrado.
As embalagens contendo os produtos devem ser armazenadas e transportadas em temperatura de 4 a 40°C, evitando exposição direta ao calor, luz e umidade.
Tem trava de segurança e alça dupla para transporte. O que deve ser colocado na Descarpack? A caixa Descarpack deve ser colocada próximo do local onde o material perfurocortante é utilizado, para que todos esses itens possam ser descartados imediatamente após o uso.
Agulhas, seringas, gases, algodão, luvas, materiais cortantes, cateteres e muitos outros materiais utilizados em unidades de saúde devem ser descartados em caixinhas amarelas que vemos em farmácias, hospitais, ambulatórios, pronto-socorro, já que podem estar infectados com sangue, urina, fezes, ou com restos de ...
Agulhas e seringas não devem ser reencapadas ou desacopladas da seringa para descarte. Todos os itens perfurocortantes e contaminantes gerados em domicílio devem, idealmente, ser descartados em coletores específicos como os utilizados em serviços de saúde (caixas tipo DESCARTEX, DESCARPACK).
É o caso, por exemplo, de lâminas de barbear, agulhas, brocas, pregos, pedaços de madeira, tampas serrilhadas de latinhas de conserva e vidro quebrado. Seringas, agulhas e vidro quebrado não devem ser descartados junto com o restante do lixo, seja ele reciclável ou não.
Seringas, agulhas, ampolas de vidro e lâminas de bisturi são exemplos de objetos perfurocortantes e pontiagudos que integram uma categoria de materiais (Grupo E) que não podem ser dispostos em lixo comum por serem capazes de cortar ou perfurar.
32.2.4.13.1 O revestimento não pode apresentar furos, rasgos, sulcos ou reentrâncias. 32.2.4.14 Os trabalhadores que utilizarem objetos perfurocortantes devem ser os responsáveis pelo seu descarte. 32.2.4.15 São vedados o reencape e a desconexão manual de agulhas.
Adicionalmente, existem recipientes próprios para o descarte de seringas e agulhas — perfuro cortantes em geral — chamados DESCARPACK. Como já discutimos anteriormente, semelhante aos demais medicamentos e embalagens, esse tipo de material deve ser devolvido às Unidades Básicas de Saúde ou farmácias que os aceitem.
Os sacos de lixo biológico, que abrigam resíduos de natureza biológica que não apresentam riscos específicos, costumam ser identificados pela cor azul. Essa tonalidade permite uma distinção rápida e eficiente, contribuindo para práticas seguras de descarte e facilitando a coleta e tratamento adequado desses resíduos.
As agulhas devem ser descartadas, imediatamente após o uso, em um coletor apropriado para resíduos perfurocortantes, biológicos e químicos. O coletor é um recipiente rígido e inquebrável, com boca larga e tampa.
Resíduos potencialmente infectantes, ou resíduos de serviço de saúde que apresentam risco biológico (infectantes), são aqueles resíduos que apresentam possibilidade de estarem contaminados com agentes biológicos, tais como: bactérias, fungos, vírus, microplasmas, príons, parasitas, linhagens celulares e toxinas.
- O coletor de material perfurocortante (Descarpack) possui linha limite de capacidade que deve ser respeitada; - Vidros, ampolas e frascos de medicação também devem ser descartados no Descarpack; - Não jogue no Descarpack: luvas, algodão, papel, embalagens, ou equipos.
A caixa de perfurocortante acomoda objetos pontiagudos ou escarificantes (ex: agulhas, bisturi, vidros quebrados, cateteres agulhados e lâminas de barbear).
Os materiais perfurocortantes devem ser descartados em recipiente próprio. É vedado o descarte de qualquer material perfuro cortante em recipientes plásticos como potes ou garrafas, garrafas de vidros de qualquer modelo, cofrinhos e recipientes de papelão que não o específico para esta função.
Esses materiais se enquadram, segundo a Anvisa, em materiais perfurocortantes que não podem ser descartados no lixo comum, por isso é preciso usar um recipiente adequado, por exemplo, as caixas de papelão, especialmente produzidas para conter esse tipo de resíduo.
A caixa coletora de perfuro cortantes ou caixa descarpack é um dispositivo que permite a recolha segura de agulhas e seringas utilizadas em procedimentos médicos. Ela evita que as agulhas e as seringas sejam descartadas nos lixos comuns, onde podem representar um risco para a saúde pública.
O descarte comumente é efetuado em postos de saúde, mas pode ser realizado em outros locais, algumas instituições realizam a coleta, como Hospitais e Centros de Ensino. Há também, algumas empresas que realizam esse tipo de coleta. O importante é lembrar que o resíduo deve estar conforme com a caixa coletora.
Deve ser descartado em caixa laranja somente materiais perfurocortantes contaminados com produto químico como: lâminas, cacos de vidro contaminados, ponteiras, tubos eppendorf, etc.
Quando falamos de lixo hospitalar, isso inclui diversos tipos, como materiais biológicos contaminados com sangue, seringas, materiais plásticos, materiais contaminados com substâncias tóxicas, inflamáveis etc.