A transversalidade diz respeito à possibilidade de se instituir, na prática educativa, uma analogia entre aprender conhecimentos teoricamente sistematizados (aprender sobre a realidade) e as questões da vida real (aprender na realidade e da realidade).
A transversalidade promove uma compreensão abrangente dos diferentes objetos de conhecimento, bem como a percepção da implicação do sujeito na sua produção, superando a dicotomia entre ambos.
A transversalidade consiste em contextualizar os conteúdos e resgatar a memória dos acontecimentos, interessando-se por suas origens, causas, consequências e significações, ampliando as possibilidades do aluno de se tornar um cidadão leitor.
O princípio da transversalidade vem justamente propor o desafio do diálogo entre as fronteiras do saber e poder, de uma permanente e cooperativa reinvenção das linhas dessas fronteiras, em que se criem novos modos de se produzir saúde e, portanto, da produção de novos sujeitos.
Transversalidade é um conceito usado nas políticas públicas para se referir ao tratamento de algum tema de forma interdepartamental (ou seja, de forma conjunta entre ministérios, secretarias, etc.), com a criação de fóruns horizontais de debate e tomada de decisão.
A transversalidade diz respeito à possibilidade de se instituir, na prática educativa, uma analogia entre aprender conhecimentos teoricamente sistematizados (aprender sobre a realidade) e as questões da vida real (aprender na realidade e da realidade).
Esse tipo de atividade vale ponto em todas as disciplinas. O aluno pode conseguir esses pontos realizando cursos complementares, cursos livres, estudo dirigido, testes de nivelamento e o Desafio Nota Máxima.
A comunicação transversal refere-se a um fluxo de comunicação organizacional que dá voz a todos os participantes, independente do nível de hierarquia ao qual pertence. Nesse sentido, pode-se afirmar que é um modelo ideal para gestões flexíveis, que prezam pelo planejamento integrado, como as startups.
O termo gestão transversal, às vezes também chamado de gestão 90 graus, significa uma inversão da forma de gerenciamento tradicional verticalizada, ou seja, estrutura funcional para uma forma de gerenciamento horizontal, estrutura por processos.
Já o transversal pode ser definido como aquilo que atravessa. Portanto, TCTs, no contexto educacional, são aqueles assuntos que não pertencem a uma área do conhecimento em particular, mas que atravessam todas elas, pois delas fazem parte e a trazem para a realidade do estudante.
O estudo transversal é um tipo de estudo observacional que utiliza análise e avaliação por meio da observação, sem a interação direta da pessoa pesquisadora com a população amostral. Essa variável é usada ao longo de toda a pesquisa, permitindo captar as opiniões e dados de um grupo em um momento específico.
Temas contemporâneos transversais são os que introduzem questões atuais e relevantes no currículo escolar e que atravessam diversas áreas do conhecimento.
Quais são as três dimensões associadas ao conceito de transversalidade?
Gênero, Raça e Sexualidade - Essas dimensões estão diretamente associadas ao conceito de transversalidade em políticas para as mulheres, pois abordam aspectos fundamentais para a promoção da igualdade e equidade de gênero.
Que diz respeito ou se aplica a muitos (ex.: a educação ambiental será tema transversal; esta preocupação atravessa de forma transversal a sociedade; problema transversal a vária áreas).
As Formações Transversais são estruturas de Formação Complementar organizadas em torno de grandes temáticas, que oportunizam o aprofundamento dos estudos em uma perspectiva crítica e multifacetada, envolvendo diversos campos do saber.
Os temas transversais contribuem para formação humanística, compreensão das relações sociais, através de situações de aprendizagens que envolvem a experiência do/a estudante, temas da atualidade, assim como, conteúdos tradicionais, criando eixos geradores de saberes.
A transversalidade reconhece que em todas as áreas deve ser permitida a conversa com os usuários, ouvindo-os, deixando sua vivência fazer parte do processo, isto é, o profissional de saúde deve considerar os relatos de vida do usuário, e não somente fazer uso do seu conhecimento técnico-científico.
Competência transversal é o conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes indispensáveis ao exercício de qualquer função pública, independente do cargo, e que contribuem para a efetividade dos processos de trabalho em diferentes contextos organizacionais.
O que são serviços transversais? Um serviço transversal é aplicável quando o ele atravessa diferentes vendors, provedores ou organizações. A abordagem de gerenciamento para esses serviços é adequada para projetos complexos e grandes.
Como indicado no título, esses processos são transversais. Isso significa que eles compartilham atividades com os outros processos e vão além da inovação.
Competências transversais ou soft skills são atitudes comportamentais inatas ou aperfeiçoadas por cada pessoa e estão relacionadas com a inteligência emocional, com as habilidades mentais de cada ser humano e determinam a capacidade de gestão e de relacionamento interpessoal, diferenciando de forma positiva um ...