A hialuronidase é uma enzima que quebra o ácido hialurônico, o principal componente dos preenchimentos faciais. Ao injetar a hialuronidase na área de tratamento, a enzima dissolve o ácido hialurônico, permitindo que o excesso seja reabsorvido pelo corpo e restaurando a aparência natural da área.
O preenchimento com ácido hialurônico pode ser removido através da aplicação da hialuronidase, uma enzima produzida pelo próprio organismo. Essa enzima reverte os efeitos do preenchimento em até 48h. Este procedimento é simples e a substância pode ser aplicada em qualquer região do rosto.
As cadeias longas de ácido hialurônico (polissacarídeos) são degradadas por enzimas e radicais livres in situ para produzir unidades de ácido hialurônico menores (oligossacarídeos)1. Os oligossacarídeos são catabolizados intracelularmente ou nos linfonodos.
Pressão Externa: Aplicar pressão excessiva na área tratada, especialmente logo após o procedimento, pode deslocar o ácido hialurônico. Características do Produto: A viscosidade e a coesividade do produto utilizado podem influenciar sua propensão a migrar.
3 procedimentos estéticos que NÃO VALEM A PENA FAZER | Dra. Marina Hayashida
O que dissolve o ácido hialurônico?
A hialuronidase é uma enzima que quebra o ácido hialurônico, o principal componente dos preenchimentos faciais. Ao injetar a hialuronidase na área de tratamento, a enzima dissolve o ácido hialurônico, permitindo que o excesso seja reabsorvido pelo corpo e restaurando a aparência natural da área.
O que fazer para o ácido hialurônico sair mais rápido?
Em algumas situações, pode ser indicada a aplicação de hialuronidase (enzima que degrada o ácido hialurônico) no local, para que ele seja reabsorvido mais rapidamente. Sugiro marcação de consulta com médico dermatologista ou cirurgião plástico para avaliação do seu caso e melhor abordagem.
A duração dos resultados do preenchimento com ácido hialurônico pode variar de acordo com vários fatores, incluindo a formulação específica do produto, a área tratada, a idade do paciente e o estilo de vida. Em geral, os resultados podem ser mantidos entre 6 a 18 meses, mas em alguns casos, podem durar até 2 anos.
"É possível quando um volume muito grande de preenchedor é injetado; se realizado em locais com onde musculatura está em constante movimento, como lábios e queixo; se é feito numa profundidade inadequada e sobre pressões que levam a substância a mudar de lugar para locais de menor pressão", pondera a dermatologista.
Alguns terão mais inchaço e outros menos, dependendo do organismo. Esse processo sempre vêm com a sensação de um pequeno endurecimento local, que não é visível aos outros, mas que a pessoa sente ao tocar nela mesma.
A resposta é simples, Hialuronidase. A Hialuronidase é uma enzima que age destruindo o ácido hialurônico e são altamente eficazes na dissolução de preenchimento facial a base de ácido hialurônico.
É possível reverter desde que esse procedimento seja feito usando o ácido hialurônico. Como é feita essa reversão? O profissional da harmonização facial, usa uma enzima de proteína que quebra o ácido hialurônico do local que foi preenchido. Essa enzima é a hialuronidase que vai despolimerizar o ácido hialurônico.
A hialuronidase é a principal enzima utilizada para dissolver o material injetado, que age quebrando as moléculas de ácido hialurônico e permitindo que o corpo reabsorva o material. “Este procedimento é bastante eficaz e os resultados podem ser observados em poucos dias”, garante.
Você sabia que quando a harmonização facial é feita com ácido hialurônico é possível reverter o procedimento? O método utilizado consiste na aplicação da hialuronidase, uma enzima capaz de acelerar o processo de absorção do produto.
"A hialuronidase é uma enzima injetável, uma cópia de uma proteína encontrada no corpo, usada para dissolver preenchimentos de ácido hialurônico", explica a Dra.
“O profissional pode optar pela aplicação da hialuronidase, uma enzima que degrada o ácido hialurônico. Nesse caso, a hialuronidase é injetada na área onde o preenchimento foi feito para acelerar a sua dissolução. Pode-se realizar também a aspiração com agulha, em que o preenchimento é aspirado com uma agulha fina.
“O ácido hialurônico realmente é reabsorvido pelo organismo, pois trata-se de uma substância que produzimos naturalmente. Mas, quando falamos da necessidade de manutenção do procedimento após um ou dois anos, estamos nos referindo à duração do resultado estético e não à presença da substância no organismo.
Nos primeiros dias após o preenchimento, pode haver edema no local, o qual costuma diminuir em 3-7 dias. É comum e esperado. O resultado real de um preenchimento é visto após 30 dias, que é o período em que o ácido hialurônico já entremeou-se aos tecidos.
Quanto tempo o corpo absorver o ácido hialurônico?
O ácido hialurônico que ocorre naturalmente no corpo e na pele é degradado pelo organismo dentro de um ou dois dias. O ácido hialurônico usado nos preenchedores foi ligeiramente modificado, o que significa que leva mais tempo para o corpo degradá-lo, normalmente entre seis meses e dois anos.
A forma mais comumente utilizada para correções estéticas é a hialuronidase 2.000 UTR, de origem testicular bovina purificada. Essa enzima atua na degradação do ácido hialurônico, um componente essencial da matriz extracelular da derme.
Um dos perigos mais temidos ocorre quando o produto é injetado na parte errada do rosto. Com isso, o ácido hialurônico pode parar dentro dos vasos sanguíneos que irrigam a face, onde vai provocar um entupimento que leva à morte de tecidos de partes do nariz, dos lábios ou até um quadro de cegueira.
A hialuronidase é uma enzima mucolítica capaz de degradar o ácido hialurônico tanto na sua forma natural quanto cross-linked. Ela hidrolisa o ácido hialurônico, rompendo suas ligações e gerando aumento da permeabilidade na pele e tecido conectivo.
De acordo com o especialista, pacientes que tiveram esse tipo de intercorrência devem procurar pelo profissional que realizou a técnica. “A reversão é possível usando uma enzima natural da derme chamada hialuronidase. Ela age 'quebrando' o ácido hialurônico e revertendo seus efeitos.