O corpo flutuará quando a força do empuxo atuando sobre ele for superior à força peso. O corpo ficará em equilíbrio quando a força empuxo atuando sobre ele for igual à força peso. O corpo afundará quando a força empuxo atuando sobre ele for menor que a força peso.
A flutuabilidade é a capacidade de um objeto flutuar em um líquido. A relação do peso do objeto com o peso da água deslocada é o que determina se o objeto flutua; embora o tamanho e a forma do objeto tenham um efeito, eles não são o principal motivo pelo qual um objeto flutua ou afunda.
Que um objeto que afunda num líquido pode vir a flutuar nesse mesmo líquido variando sua forma. Que a flutuabilidade dos corpos não depende da profundidade do líquido. Que a água exerce uma força (empuxo) de baixo para cima que tende a impedir que o corpo afunde no líquido.
Em física, a flutuação consiste no estado de equilíbrio no qual um corpo se encontra em repouso ou está suspenso na superfície de um fluido (líquido ou gás).
Os objetos que flutuam (garrafa com ar) têm densidade menor do que a água. Já os objetos que afundam (garrafa com areia) têm densidade maior que a da água. Se o objeto fica em equilíbrio no interior do líquido, como foi o caso da nossa garrafa com água, é porque o objeto tem a mesma densidade da água.
Corpo flutuando: um corpo flutua quando a sua massa específica é menor do que a massa específica do fluido, fazendo com que a força empuxo sobre ele seja maior do que a força peso sobre ele, como se pode observar na imagem 1.
2. Flutuação: É o equilíbrio do corpo sem colocar os pés no chão ou no fundo. É muito importante saber flutuar porque isso pode impedir Page 2 afogamentos, além de ser uma parte fundamental de alguns nados, jogos e brincadeiras aquáticas.
O volume do objeto é a diferença entre o volume final e o volume inicial. Por exemplo, se o nível da água é 100,00 litros e quando você submerge o objeto, o nível da água sobe para 102,50 litros. O volume do objeto é (102,50L -100,00 L = 2,50 L) 2,5 litros.
O ar é menos denso que a água e preencherá boa parte do seu corpo, diminuindo a sua densidade. A maioria dos homens possui mais massa muscular e são ligeiramente mais densos do que as mulheres, apresentando mais dificuldade para flutuar na água. Amo boiar e nem preciso prender a respiração, só relaxo o corpo.
Se a densidade do líquido for menor que a densidade do objeto (dL< dc), o corpo vai afundar no líquido. Implicitamente, o empuxo é menor que o peso (E< P); 2. Se a densidade do líquido for maior que a densidade do objeto (dL> dc), o corpo vai flutuar no líquido.
Coloque os objetos, frutas e alimentos um a um dentro do recipiente com água e anote o resultado na tabela: se o objeto flutuar anote na classificação “flutua” e se afundar na “afunda”.
Quando um objeto é submerso em um fluido, ele desloca uma certa quantidade de fluido igual ao seu próprio volume. Esse fluido deslocado pesa o mesmo que o objeto, e é esse peso que determina a força flutuante que atua no objeto.
Um objeto flutua porque todo objeto imerso total ou parcialmente em um fluido sofre a ação de uma força de baixo para cima igual ao peso do volume do líquido deslocado; esta força se chama empuxo. Se o empuxo for maior que o peso do objeto, então ele irá flutuar.
A razão é que a água é forte, mas não aguenta com muito peso, imagina um objeto mais pesado, ele vai ao fundo porque a água não tem força para fazer esse objeto ficar a flutuar por muito tempo, mas quando o objeto é leve, ele fica a flutuar pela água sem qualquer problema.
Por ação da gravidade e por influência da força peso, as partículas sólidas, mais densas, depositam-se (sedimentam-se) no fundo do líquido, assim propiciando a separação das fases. Já na flotação as partículas não vão ao fundo, mas sim são carregadas para a superfície.
O que determina se um corpo afunda ou flutua não é apenas o seu peso, mas a forma como o peso se compara com o empuxo. Para isso, o volume do corpo é extremamente importante. Além disso, podemos comparar a densidade de um corpo com a densidade do líquido onde ele está submerso para saber se ele afunda ou flutua.
O equilíbrio ocorre quando a intensidade do empuxo se torna igual à intensidade do peso do corpo. Portanto, o corpo fica em equilíbrio, flutuando, parcialmente imerso. Por isso, a condição de flutuação de um corpo é que sua densidade seja menor que a do fluido em que ele foi colocado.
A força de flutuação é uma força vertical de baixo para cima que um fluido exerce sobre um corpo imerso, que é causada pelo aumento de pressão no fluido com a profundidade.
A flutuação acelera o tempo de recuperação das lesões, reduz a acumulação de ácido láctico, elimina rapidamente a fadiga, ajuda a reduzir a dor e a inflamação, reduz os níveis de cortisol, relaxa a mente, melhora a concentração / foco, melhora a circulação de oxigénio.
O empuxo é uma força que um fluido exerce sobre um corpo nele imerso ou parcialmente imerso. Essa é a força responsável por fazer, por exemplo, um pedaço de isopor boiar na água, e pode ser chamada de força de flutuação.
Em condições normais de afogamento, o comum é o morto boiar em no máximo 72 horas. De acordo com o consultor em Medicina Forense, Francisco Simão, quando a pessoa morre devido ao afogamento, no interior do mar o processo de decomposição orgânica faz o organismo produzir gases (principalmente o metano).
Se o corpo for mais denso que a água, ele afunda. Mas se for menos denso que a água, o corpo boia. O gelo e uma rolha de cortiça são menos densos que a água líquida e por isso boiam quando colocados dentro dela.