Uma comunidade, por sua vez, é formada por todos os organismos que vivem em uma área, em um determinado período de tempo, ou seja, todas as populações viventes de uma região. Alguns autores definem ainda a comunidade como a parte viva de um ecossistema.
O conceito de comunidade por muito tempo ficou restrito à ideia de um grupo de pessoas que reside em uma mesma área geográfica, compartilhando um modo de vida e uma cultura – em geral vizinhos e familiares.
Podemos definir o conceito de Comunidade, de maneira mais objetiva, como um agrupamento de pessoas que vive dentro de uma mesma área geográfica, rural ou urbana, unido por interesses comuns e que participa das condições gerais de vida.
A palavra comunidade remete a diversos significados relacionados a conjuntos de pessoas: de uma região, grupos com interesses em comum ou que estudam, trabalham e se relacionam num determinado espaço.
Nos estudos sobre comunidade há, principalmente, duas perspectivas. Os autores clássicos consideram as principais características: coesão social e relações recíprocas, partilhando condições básicas de uma vida em comum, fundadas nas relações de parentesco, amizade e vizinhança.
Na atualidade, os dicionários definem as comunidades como sendo grupos que unem indivíduos por características em comum. Essas características podem ser: nacionalidade, lugar de moradia, linguagem, religião, cultura, valores, hábitos, profissões e interesses compartilhados.
Permite a expressão autêntica e propicia acolhimento
Fazer parte de uma comunidade permite a expressão autêntica, principalmente relacionada às características, história, objetivo, localidade, prática ou crença que seus membros tenham em comum.
Podemos chamar de comunidade um grupo pequeno ou grande de pessoas que comungam, ou seja, compartilham espaço, ideias e até mesmo cultura. Em geral, o termo é utilizado para referir-se às formas mais antigas ou mesmo menos institucionalizadas de agrupamento de pessoas que compartilham algo.
A comunidade é um grupo de indivíduos que compartilham algo. O conceito refere-se a um grupo de pessoas que compartilham algo em comum, como uma história comum, um objetivo comum, uma determinada área geográfica ou práticas comuns, sob um governo comum e irmanados por um mesmo legado cultural e histórico.
As comunidades, por sua vez, podem ser definidas como um conjunto de populações em um determinado lugar e em um determinado espaço de tempo. Essas diferentes populações, no entanto, não se distribuem de igual maneira, sendo algumas espécies abundantes e outras raras.
As comunidades podem ser definidas como conjuntos de populações, ou seja, uma comunidade é formada por organismos que vivem em uma área determinada em um dado período de tempo. Assim, a comunidade difere-se da população por ser constituída por conjuntos de organismos de mais de uma espécie.
A natureza de uma comunidade é a convivência, a troca e a interação. Portanto, é vital interagir com os membros. Você precisa construir um relacionamento com as pessoas que têm laços com sua marca. Isso gera afinidade e segurança.
Uma comunidade é formada por pessoas com afinidade entre si, sob a mesma influência cultural e histórica, e geograficamente convivendo no mesmo território. Pode variar de tamanho, seja pelo número de pessoas ou pelo espaço, de acordo com essas características.
A estrutura de uma comunidade pode ser descrita por sua riqueza específica que é o número de espécies presentes, e pela diversidade específica que é uma medida da riqueza específica e da uniformidade das espécies (números relativos).
Uma comunidade é um conjunto de pessoas que se organizam sob o mesmo conjunto de normas, geralmente vivem no mesmo local, sob o mesmo governo ou compartilham do mesmo legado cultural e histórico.
Em resumo, a comunidade dá às pessoas a sensação de pertencimento, criando um espaço de diálogo e compartilhamento de interesses semelhantes. A comunidade é um espaço de construção e aprendizado, permitindo que as pessoas troquem experiências e possam estabelecer uma relação de confiança.
Qual o elemento fundamental para a definição de uma comunidade?
A comunidade, por outro lado, é um grupo menor de indivíduos, que apresentam relações mais próximas e partilham interesses e projetos. Enquanto que na sociedade os sujeitos estão mais dispersos, na comunidade há uma conexão maior entre eles.
“Comunidade é um conjunto de interações, comportamentos humanos com significado e expectativas entre os seus membros. Não se trata apenas de uma ação isolada, mas de um conjunto de ações que têm como base a partilha de expectativas, valores, crenças e significados entre os indivíduos.”
Elas são formadas por meio de plataformas online, como fóruns, redes sociais, blogs, grupos de discussão, entre outros, e podem abranger uma ampla variedade de tópicos, como hobbies, interesses profissionais, causas sociais, marcas, produtos, serviços, e muito mais.
A sua importância está mais baseada em nossa essência como seres humanos, que, por natureza, somos seres relacionais e precisamos de interações sociais tanto em nossa vida pessoal como na profissional, e nos beneficiamos muito da troca com outras pessoas.
A caracterização do perfil de atendimento de uma comunidade e do seu território, consiste no processo de identificação, formulação e priorização das necessidades em uma determinada realidade e contexto.