A Criação é concluída — Deus descansa no sétimo dia — Explica-se a prévia criação espiritual — Adão e Eva são colocados no Jardim do Éden — É-lhes proibido comer do fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal — Adão dá nome a toda criatura vivente — Adão e Eva são casados pelo Senhor.
No primeiro dia Deus criou a luz, no segundo dia Deus criou os céus, no terceiro dia foi criado a terra, os mares, as ervas, e árvores frutíferas, no quarto dia foi feito a separação do dia e da noite, no quinto dia foram criado os animais, no sexto dia foi criado o homem e a mulher.
Ele abençoou as criaturas para se multiplicarem e abençoou os peixes para encher as águas. No sexto dia, Ele criou os animais sobre a terra; alguns andavam e outros rastejavam. No sexto dia, o Pai Celestial e o Senhor desceram à Terra. O homem e a mulher foram criados à imagem de Deus.
6 E disse Deus: haja um firmamento no meio das águas, e haja separação entre águas e águas. 7 Fez, pois, Deus o firmamento, e separou as águas que estavam debaixo do firmamento das que estavam por cima do firmamento. E assim foi.
No sétimo dia, Deus havia terminado sua obra de criação e descansou de todo o seu trabalho. Deus abençoou o sétimo dia e o declarou santo, pois foi o dia em que ele descansou de toda a sua obra de criação.
A Origem do Mundo - Como Deus Criou o Mundo em 7 Dias - Histórias Bíblicas #01
O que significa dizer que Deus descansou no sétimo dia?
Deus descansou no sétimo dia, o primeiro dia após a criação do homem, que ocorreu no sexto dia (Gn 1.26-31). Isso significa que o ser humano estava destinado a viver no descanso divino; Deus queria o homem para si mesmo, para estar com ele em Seu descanso.
De acordo com a narrativa bíblica, o primeiro dia foi dedicado à criação da luz e da separação entre a luz e as trevas. No segundo dia, Deus criou o firmamento para separar as águas do céu das águas da terra. No terceiro dia, Deus separou as águas da terra seca e criou a vegetação.
Depois de criar a terra, a água, o ar, os animais, as plantas, as bactérias, e não tendo mais nada para fazer, no oitavo dia, Deus criou o Congresso Nacional.
Chamado. Gênesis. Deus cria esta Terra e seu céu e todas as formas de vida em seis dias — Descrevem-se os atos de criação de cada dia — Deus cria o homem, macho e fêmea, à Sua própria imagem — Ao homem é dado domínio sobre todas as coisas e ele recebe mandamento de se multiplicar e de encher a Terra.
Sete (hebraico: שֵׁת, hebraico moderno, Šet, Tiberiano Šēṯ; em árabe: شيث Shith or Shiyth; "concedido; colocado; nomeado"), também grafado Sete ou Set em português, é, segundo a Bíblia, o filho de Adão e Eva e irmão de Caim e Abel, sendo o único, entre os demais filhos, a ser citado pelo nome.
Ele inicia dizendo “Haja luz”, diferenciando o dia da noite. No segundo dia, Ele segue com a criação do céu, o dividindo das águas. No terceiro dia surge a terra e as árvores que irão fornecer os frutos. No quarto dia são criados o sol e a lua para que governassem o dia e a noite.
Deus criou os céus e a Terra, sendo o centro da criação, a Terra. A Terra era sem forma, vazia, e havia apenas escuridão. Deus então cria primeiro a luz.
Chamou Deus à luz Dia e às trevas, Noite. Houve tarde e manhã, o primeiro dia. E disse Deus: Haja firmamento no meio das águas e separação entre águas e águas. Fez, pois, Deus o firmamento e separação entre as águas debaixo do firmamento e as águas sobre o firmamento.
Segundo a Bíblia, Deus é eterno e não tem um nascimento físico. Ele é descrito como o criador de todas as coisas e existente desde o princípio dos tempos. A Bíblia não fornece uma explicação detalhada sobre como Deus surgiu, mas enfatiza sua natureza divina e soberania.
Deus olhava e dizia: “Está bom.” Na sexta-feira, Ele anunciou: “Agora vamos para o melhor: a coroa, o ápice, o ponto alto desta semana.” E então criou o homem e a mulher. A única criação de Deus da qual é dito ter sido feita “à Sua imagem”. Em que aspecto Deus criou o ser humano à Sua imagem?
Em Êxodo 20:8-11 e Deuteronômio 5:13-15, a lei de Deus diz claramente que o "sétimo dia é o sábado do SENHOR teu Deus, nele não farás nenhuma obra (...)". Segundo o relato bíblico, o sábado tem sua origem na criação do mundo, quando Deus descansou, abençoou e santificou esse dia (Gênesis 2:2–3).
No quinto dia foi a vez dos seres do mar e das aves dos céus. No sexto dia, Deus criou todo tipo de animais: domésticos, selvagens e os que se arrastam pelo chão, cada um de acordo com a sua espécie! E, finalmente, Ele fez o homem e a mulher à sua imagem a semelhança.
Até a Ressurreição de Jesus Cristo, Ele e Seus discípulos guardaram o sétimo dia como o dia santo. Após a Ressurreição, o domingo passou a ser santificado e considerado o Dia do Senhor, em lembrança de Sua Ressurreição naquele dia (ver Atos 20:7; I Coríntios 16:2).
O Dia do Senhor, o domingo, é dedicado semanalmente para descanso e adoração. Na época do Velho Testamento, o povo do convênio de Deus observava o Dia do Senhor no sétimo dia da semana, porque Deus descansou no sétimo dia depois de criar a Terra (ver Gênesis 2:2).