Houve ocasiões na história bíblica em que o povo de Deus acabou aderindo ao uso de joias, um costume dos povos pagãos. Contudo, em períodos de especial consagração, Deus pediu que Seu povo se desfizesse de suas joias e adornos como um símbolo exterior de consagração interior da vida a Ele.
Atrair atenção para si pode ser caracterizado como pecado de idolatria. E há pessoas que preferem incorrer nesse pecado a deixar de usar suas joias. Por sua vez, a ostentação, que consiste em mostrar riqueza ou status, tem que ver com o pecado do orgulho, com a exaltação ao eu.
É pecado usar correntinha, trança OU colares e pulseiras. Olha tudo que é feito dentro de 1 maneira, como que diz, controlada de uma maneira sábia, de uma maneira equilibrada, sem os excessos. Não, a Bíblia não fala sobre estas coisas, fala que você vai ficar.
Após sair do Egito, o povo de Deus veio com as joias de lá, mas no caminho da libertação pediu que tirassem as joias, pois de outro modo, Ele não poderia continuar com eles. O chamado de Deus para nós hoje é vivermos uma vida livre em Cristo, sem ostentação, um vida de pureza, modéstia, simplicidade e amor.
“A beleza de vocês não deve estar nos enfeites exteriores, como cabelos trançados e joias de ouro ou roupas finas. Pelo contrário, esteja no ser interior, que não perece, beleza demonstrada num espírito dócil e tranquilo, o que é de grande valor para Deus” (1 Pedro 3:3-4).
Em nenhum lugar da Bíblia. você vai ver escrito que pintar a unha é pecado. Porém a Bíblia dá uma recomendação pra mulher, lá em primeira Timóteo, no capítulo dois, verso nove, a Bíblia fala que a mulher, ela tem que se comportar com modéstia e com descrição.
Vestidos, saias e blusas também podem se indecentes. Neste caso, o que deve ser evitado, é a indecência, ou o escândalo no uso de roupas (vestidos, ou calças compridas), e não o tipo de roupa, porquanto a Bíblia não diz qual seja a roupa própria de homem e qual seja a roupa peculiar à mulher.
Durante a Idade Média, o batom vermelho foi associado à bruxaria e ao pecado, sendo proibido pela Igreja. No entanto, no século XVI, a rainha Elizabeth I, da Inglaterra, popularizou o uso do batom vermelho novamente, tornando-o um símbolo de elegância e poder.
Com relação aos costumes, no Evangelho de Marcos (7.1-9), Jesus nos alerta do perigo que corremos ao valorizar os costumes, porque, se rotulamos os sinais divinos de acordo com os nossos costumes, anulamos a bênção de Deus. Foi o que aconteceu com os fariseus.
15 Mais preciosa é ela do que os rubis, e tudo o que mais podes desejar não se pode comparar a ela. 16 Longos dias há na sua mão direita; na sua esquerda, riquezas e honra. 17 Os caminhos dela são caminhos de deleites, e todas as suas veredas são de paz.
De forma alguma a Bíblia proíbe à mulher cristã cuidar do seu aspecto, nem está ela determinando quais as roupas, as jóias ou os penteados que ela deve ou não deve usar.
Aí, vem a principal dúvida: cristãs podem usar cropped? Bem, poderíamos dizer firmemente que sim, que as mulheres evangélicas podem usar a peça, mas a verdade é que depende muito. A maneira como você se veste vai muito da sua consciência e do seu bom senso. A dica é: deixe o Espírito Santo te guiar.
Arão lhes disse: — Tirem os brincos de ouro que as suas mulheres, os seus filhos e as suas filhas estão usando e tragam para mim. Então os israelitas tiraram das orelhas os brincos de ouro e os trouxeram a Arão. Ele pegou os brincos, derreteu-os, derramou o ouro dentro de um molde e fez um bezerro de ouro.
A depilação não é errada, desde que não interfira na saúde física. O fato das mulheres depilarem-se não é uma demonstração de vaidade, mas “higiene” e “cuidado” para com o corpo, sua estética e beleza. A depilação não é errada, desde que não interfira na saúde física.
26 Não comereis coisa alguma com o sangue; não agourareis nem adivinhareis. 27 Não cortareis o cabelo, arredondando os cantos da vossa cabeça, nem danificarás a ponta da tua barba. 28 Pelos mortos não fareis incisões na vossa carne, nem fareis marca alguma sobre vós. Eu sou o Senhor.
Onde está escrito na Bíblia que não pode usar colar?
Naquele dia, o Senhor tirará das mulheres de Jerusalém todos os seus enfeites: os que elas usam nos tornozelos e na cabeça, os colares, os brincos e as pulseiras. Tirará os véus, os chapéus e os enfeites para os braços e os cintos e faixas.
Segundo a Bíblia vaidade é algo enganoso, sem valor, que leva a ostentação e a idolatria. Filosoficamente falando, a vaidade pode se referir a um senso mais amplo de egoísmo e orgulho.