1 A mulher sábia edifica a sua casa, mas com as próprias mãos a insensata derruba a sua. 3 Semelhantemente, ensine as mulheres mais velhas a serem reverentes na sua maneira de viver, a não serem caluniadoras nem escravizadas a muito vinho, mas a serem capazes de ensinar o que é bom.
Mulheres e homens compartilham do mesmo status, e em nenhum lugar a Bíblia diz que as mulheres são menos imagem de Deus do que os homens. Em vez disso, afirma que homens e mulheres são interdependentes e não poderiam existir sem o outro (1 Coríntios 11:7-12).
A mulher era necessária para o homem, mas também para o propósito eterno de Deus. A mulher foi colocada diante do homem como uma auxiliadora. Isso não indica uma posição de humilhação ou inferioridade. Pelo contrário, trata-se de posição de honra e de especial importância.
Deus criou a mulher para ser auxiliadora idônea de Adão, pois ele não conseguiria resolver as coisas sozinho. Então, como uma mulher de honra, entenda que sua missão é dar apoio ao marido para que a família tenha sucesso em tudo o que faz.
Qual é o Papel da Mulher na Construção do Lar? | Pr. Josué Gonçalves
Como a Bíblia descreve a mulher?
O texto bíblico é claro em dizer que a mulher foi criada como equivalente e semelhante ao homem: "Disse o Senhor Deus: não é bom que o homem esteja só. Farei para ele uma auxiliadora que lhe seja idônea".
As mulheres são chamadas para fazer parte do eterno plano de Deus, refletindo a beleza da união com Cristo em todos os aspectos de sua vida, exalando o bom perfume do Noivo, o honrando e servindo em amor, e glorificando a Deus com sua feminilidade.
Uma mulher conforme a Palavra de Deus é aquela que faz somente o bem a todos aqueles que a rodeiam. Sabe fazer do silêncio sua arma, em vez de usar palavras ofensivas. É boa ouvinte, não se deixa vencer pelo cansaço ou desânimo, mantém o bom ânimo e a generosidade.
Jesus afirmou o valor e a dignidade das mulheres, repetidas vezes. Como o apóstolo Paulo afirma em Gálatas 3,26-28: “Pois pela fé que vos une a Jesus Cristo são todos filhos de Deus. Com efeito, todos os que foram batizados em Cristo revestiram-se das qualidades de Cristo.
A mulher é a nossa primeira morada, nosso abrigo seguro, nosso sustento antes do nascimento. Ela, com seu corpo preparado nos mínimos detalhes é a grande cooperadora de Deus pois em seu ventre brota a vida. Sonhada no coração do Pai, a vida nova se prepara no útero e nasce para cumprir os planos do Criador!
As Mulheres apresentam um papel importante porque além de serem seguidoras de Jesus se tornaram também membros líderes das comunidades cristãs da época, cooperando para o crescimento da obra do Senhor.
A primeira informação a respeito do propósito de Deus para a mulher está em Gênesis 2:18, onde vemos que ela foi criada para auxiliar e corresponder. Auxiliar significa ajudar, acudir, apoiar, sustentar, colaborar.
A mulher é um ser humano de grande importância na sociedade, pois é responsável por inúmeras realizações, tanto no âmbito pessoal quanto no profissional. Ela tem um papel fundamental na formação da família e na educação dos filhos, transmitindo valores e conhecimentos para as futuras gerações.
Parceria no Casamento: Gênesis 2:18 descreve a mulher como uma ajudante adequada para o homem, enfatizando uma parceria e complementaridade entre os sexos no casamento. Liderança Espiritual: Embora a Bíblia muitas vezes mencione líderes religiosos masculinos, há exemplos de mulheres em papéis de liderança espiritual.
A Bíblia ensina que todos os crentes devem amar o seu próximo como a si mesmos. Mas, especificamente, à esposa tão dada facilmente ao amor e a amar, Deus reforça o dever da humilde submissão conjugal. (2) Que Ela, se o Senhor permitir, tenha Filhos (1Tm 2.15).
Numa época em que as mulheres geralmente eram tratadas como inferiores, o evangelho de João revela que Jesus Cristo tratava as mulheres com compaixão e respeito e que, como o Élder James E. Talmage (1862–1933), do Quórum dos Doze Apóstolos, disse: “Jesus Cristo foi o maior defensor do sexo feminino no mundo”.
Na Igreja as mulheres também exercem um papel fundamental, pois muitas mulheres são ministras extraordinárias da Sagrada Comunhão, levando Jesus Cristo para aquelas pessoas que não podem ir à Igreja e tantas outras missões e coordenações.
Ela conduz, ensina, conforta, anima, dá e compreende, tudo para construir a fé em seu marido e filhos. A descrição de uma boa esposa foi dada por um escritor alguns anos atrás… “uma boa esposa é o último melhor presente dos céus, seu anjo e ministra de inumeráveis graças, uma gema de muitas virtudes.
Deus criou a mulher porque viu que o homem precisava de uma companheira (Gênesis 2:18-24). Homens e mulheres são dependentes uns dos outros (1 Coríntios 11:11). As esposas têm responsabilidade especial como donas de casa (1 Timóteo 5:14; Tito 2:3-5).
A missão da mulher é cooperar com seu esposo na edificação e fortalecimento da sua família. 18 Disse mais o Senhor Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma auxiliadora que lhe seja idônea.
A mulher é um dom de Deus para a humanidade. Quanto mais assumirmos essa verdade, mais eficazes seremos em nossa missão. São muitas as tarefas que enfrentamos durante o dia: trabalhar, estudar, namorar, cuidar da casa, dos filhos, do marido e assim por diante.