Afasta para longe da tua boca as palavras perversas; e não permitas que teus lábios pronunciem qualquer mentira. O temor do SENHOR consiste em odiar o mal; rejeitar todo orgulho, arrogância, o mau comportamento e o falar perverso.
O que a Bíblia fala sobre pessoas que falam mal de mim?
Todos os que me odeiam falam de mim, cochichando, e pensam que o pior vai me acontecer. Eles dizem assim: “Ele está muito mal mesmo e não vai se levantar mais.” Até o meu melhor amigo, em quem eu tanto confiava, aquele que tomava refeições comigo, até ele se virou contra mim.
“Um novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros; como eu vos amei a vós.” “Sedes uns para com os outros benignos [e] misericordiosos.” “Porém o maior dentre vós será vosso servo.”
Ninguém é bom, a não ser um, que é Deus…” (Marcos 10:18). Ele nos ensina também, que toda a maldade do homem, tudo o que o contamina, o que o torna um pecador, não vem de fora, ao contrário, nasce dentro dos nossos corações. Concluímos, com isso, que nosso coração é mau. O mal que contamina o homem vem do coração.
O que fazer com pessoas que querem o seu mal (Mt 5,43-48)- Palavra de Deus #224 | 12/03 | Hesed
O que a Bíblia fala sobre andar com pessoas erradas?
Não faça amizade com quem facilmente fica irado, nem ande na companhia de quem é agressivo, para que você não aprenda os seus caminhos e, assim, fique preso numa armadilha.
Jesus nos ensina que devemos ser humildes e não humilhar uns aos outros. “Pelo contrário, o maior dentre vós deve ser aquele que vos serve. Quem se exaltar será humilhado, e quem se humilhar será exaltado” (Mt 23, 1-12).
Aqueles que planejam o mal acabarão mal, porém os que trabalham para o bem dos outros encontrarão a felicidade. Nada de ruim acontece com os homens honestos, porém os maus só encontram dificuldades. O SENHOR Deus detesta os mentirosos, porém ama os que dizem a verdade.
9 O hipócrita com a boca destrói o seu próximo, mas os justos se libertam pelo conhecimento. 28 O homem perverso instiga a contenda, e o intrigante separa os maiores amigos. 29 Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, mas só a que for boa para promover a edificação, para que dê graça aos que a ouvem.
Marcos 11:25 diz: “E, quando estiverdes orando, se tendes alguma coisa contra alguém, perdoai, para que vosso Pai celestial vos perdoe as vossas ofensas”. Para vencermos a amargura, temos que praticar o perdão! Amargura significa dizer para Deus que não queremos perdoar determinada pessoa.
A calúnia envolve o pecado contra a verdade (mentira), contra a justiça (ferir o nome de alguém) e contra a caridade (falhar no amor devido ao próximo). O pecado de calúnia é mortal, se com ele prejudicamos seriamente a vida e honra de alguém, mesmo que esse alguém não saiba da calúnia.
Os maus procuram meios de fazer o mal; até as suas palavras queimam como fogo. Os maus provocam discussões, e quem fala mal dos outros separa os maiores amigos. O homem violento engana os seus amigos e os leva para o mau caminho. Cuidado com quem sorri e pisca maliciosamente; essa pessoa está com más intenções.
Com pequenas variações cá e acolá, é uma frase que permeia a Bíblia, do Antigo ao Novo Testamento: "Os humilhados serão exaltados". Aparece nos evangelhos como algo proferido pelo próprio Jesus. Aparece no livro dos Provérbios como um ensinamento próprio da sabedoria dos judeus.
As escrituras dizem que “da soberba só provém a contenda” (Provérbios 13:10). Se sua maior preocupação é “vencer uma discussão” ou “ter razão”, é quase certo que haverá espírito de discórdia.
Em Provérbios 6:16-19, Deus mostra seis coisas que ele odeia e uma que abomina: “olhos altivos, língua mentirosa, mãos que derramam sangue inocente, o coração que maquina pensamentos perversos, pés que se apressam a correr para o mal, a testemunha falsa que profere mentiras, e o que semeia contendas entre irmãos”.
Devemos amar todas as pessoas, ser bons ouvintes e mostrar respeito por suas crenças genuínas. Embora discordemos, não devemos ser desagradáveis. Nossa posição e comunicação em assuntos controversos não devem ser contenciosas. Devemos ser sábios ao explicar e seguir nossos padrões e em exercer nossa influência.
“Ouvistes que foi dito: Amarás o teu próximo, e odiarás o teu inimigo. Eu vos digo, porém: Amai vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem” (Mateus 5:43–44).
A Bíblia usa o termo “insensato” para designar a pessoa de comportamento reprovável, incluindo os que chamamos de “chatos.” Eles aparecem em Provérbios como pessoas que falam demais, tem atitudes reprováveis e promovem confusão. Os comentários dessas pessoas são negativos e “levam à ruína” (Provérbios 10:8, 10 e 14).