A circular possui a seguinte estrutura: cabeçalho, número, local e data, ementa, vocativo, corpo do texto, fecho e assinatura. A linguagem utilizada no corpo do texto deve ser formal, impessoal, objetiva, clara, concisa e coerente.
A circular é um documento oficial, redigido por autoridades ou instituições, para comunicar informações de diversas naturezas. No contexto público, a circular é muito utilizada com o objetivo de comunicar assuntos internamente, informando todos os servidores envolvidos.
O que é circular? A circular é um texto técnico que serve para realizar um comunicado interno aos integrantes de determinado local, usado em empresas, órgãos públicos, condomínios e demais instituições de organização coletiva.
A circular possui a seguinte estrutura: cabeçalho, número, local e data, ementa, vocativo, corpo do texto, fecho e assinatura. A linguagem utilizada no corpo do texto deve ser formal, impessoal, objetiva, clara, concisa e coerente.
De acordo com a forma ou meio de correspondência da mensagem escrita, diz-se carta-circular, ofício-circular, memorando-circular ou manifesto-circular.
O círculo é uma figura geométrica plana formada pela união de todos os pontos cuja distância até seu ponto fixo central é igual ou menor que a medida do raio r desse círculo.
Ofício circular é um ofício de mesmo teor a ser enviado a destinatários distintos. No SEI, a ação de gerar circular pode ser utilizada em todos os tipos de documentos internos que aceitam a indicação de destinatários.
Movimento circular é o movimento de rotação de um corpo em torno de um eixo ao longo de uma trajetória circular de raio constante. Esse movimento pode ser uniforme, caso a velocidade de rotação seja constante, ou variado, caso sua velocidade sofra variações ao longo do tempo.
Quando o expediente for assinado por mais de uma pessoa, a ordem das assinaturas segue a hierarquia dos cargos, começando do nível inferior (é como se o ocupante do cargo mais alto desse aval às informações prestadas). No caso de signatários da mesma hierarquia, as assinaturas devem vir lado a lado.
A circular administrativa corresponde a uma espécie de regulamento administrativo interno através do qual o dirigente máximo do serviço comunica aos subalternos orientações genéricas sobre a interpretação e aplicação de disposições normativas.
Os despachos que a ele se seguem, portanto, devem ser dados no próprio documento e, na ausência de espaço, em folha de continuação. Se o texto for longo, usa-se folha de continuação, que não deve conter o brasão, apenas a identificação do órgão.
Fazer circular de forma periódica, dicas de segurança condominial é uma prática fácil, barata e eficiente. Basta você imprimir uma folha no formato A4 (papel sulfite) com um texto objetivo e não muito longo. Use letras grandes. Faça várias cópias e coloque-as em lugares visíveis como elevadores e quadro de avisos.
Na circular põe-se: timbre (logotipo ou brasão), título (assunto), número do circular, data, ementa (identificação do assunto), vocativo com o pronome de tratamento, corpo do texto (quesito principal), despedida e assinatura (pode aparecer o nome completo ou as iniciais de quem escreveu).
Ofício circular: é um documento enviado a mais de um órgão. Nesse caso, as siglas ou os nomes dos órgãos a que o documento se destina podem ser adicionados no rodapé. Ofício conjunto: é um documento enviado conjuntamente por mais de um órgão a somente um destinatário.
Entendendo bem a construção da circunferência, podemos definir seus elementos, que são o centro, o raio, a corda e o diâmetro. Centro e raio: fundamental para a construção da circunferência, como o nome sugere, centro é um ponto que está a uma mesma distância da circunferência.
Círculo é uma figura geométrica plana composta por todos os pontos a uma distância igual ou menor que r de determinado centro P. Muitos objetos têm o formato de círculo: relógios, espelhos, pratos, botões, chaveiros, adesivos, etc.
A economia circular é um modelo mais recente e inovador que fomenta métodos mais sustentáveis em relação à produção, consumo e descarte de bens e recursos. As abordagens têm como objetivo maximizar a eficiência dos recursos, reduzir o desperdício, reutilizar materiais e prolongar o ciclo de vida dos produtos.
Um ofício-circular é tão-só uma carta de uma entidade pública com um mesmo texto dirigido a vários destinatários. Pode ser ou não um esclarecimento sobre um texto legal - não é o conteúdo que lhe determina a denominação, mas sim o facto de a informação que contém «circular», não se deter num só destinatário.
Memorandos eletrônicos são tipos de memorandos enviados apenas a uma unidade, e geralmente, a pessoa que receberá o memorando, será o chefe da unidade (que poderá designar outros servidores da unidade para receber também). O memorando circular é o tipo de memorando enviado a um grupo de usuários.
a. Gerar Circular: I. Para Tipos de Documentos internos que aceitam Destinatário (exemplo: Ofício), após gerar um primeiro documento que servirá de base, é possível acionar o botão “Gerar Circular” e indicar todos os Destinatários de interesse, podendo já incluir em Bloco de Assinatura.