O que deve ser observado em uma visita domiciliar?
Manter uma postura atenta e solícita, estando disponível para ouvir, ajudar, sem julgamentos; Olhar atento ao ambiente, condições de limpeza, iluminação e organização dos espaços; Orientar a família e o usuário sobre a conduta a ser realizada, explicando os procedimentos que serão necessários.
O que o ACS deve observar em uma visita domiciliar?
O ACS deve acompanhar todas as famílias e pessoas do seu território através da visita domiciliar onde irá desenvol- ver ações de educação em saúde, porém sua atuação não está restrita ao domicílio, e deve ocorrer também nos diversos espaços comunitários.
Orientados para o uso correto e ininterrupto dos medicamentos, higiene de cuidados pessoais, assim como o manter o ambiente da casa bem limpo e arejado.
O que o assistente social deve observar em uma visita domiciliar?
Neste sentido, cabe a assistentes sociais observarem as possibilidades de realização de visitas domiciliares e se atentarem para possíveis contradições entre os objetivos da requisição/decisão e dos pressupostos ético-profissionais.
O que deve ser feito e observado nas visitas domiciliares do ACS?
O que deve ser observado durante uma visita domiciliar?
Olhar atento ao ambiente, condições de limpeza, iluminação e organização dos espaços; Orientar a família e o usuário sobre a conduta a ser realizada, explicando os procedimentos que serão necessários. Consulta/Atendimento Domiciliar.
A visita domiciliar nos permite conhecer um pouco mais sobre a relação familiar, sobre os aspectos cotidiano dos membros, contribuindo para o estudo socioeconômico familiar, educacional, saúde etc. Que norteia a concessão dos benefícios sociais, como do proposito da visita em relação aos setores privados.
O tempo médio de duração da visita domiciliar são de 45 minutos, pois ela está or- ganizada em 03 momentos: acolhida, desenvolvimento e encerramento. Não devemos esquecer que todas as visitas domiciliares precisam ser registradas no Sistema e-PCF pelo supervisor(a) ou visitador(a) do programa.
Desses processos, surgiram três categorias que podem ser analisadas em relação à atuação do profissional da psicologia, no momento das visitas domiciliares do CRAS. São elas: (1) Olhar do Psicólogo e clínica do social; (2) Atuação do Psicólogo no SUAS; (3) Formação e Psicologia na territorialidade.
Quais são os três principais fatores que a visita domiciliar possibilita?
propiciar ao indivíduo e à família uma participação ativa em seu processo saúde-doença; estimular a autonomia do indivíduo e da família na prática do autocuidado em seu domicílio.
167), a “Visita Domiciliar é uma prática profissional investigativa ou de atendimento, efetuada por profissionais junto ao indivíduo em seu próprio meio social ou familiar, os quais desenvolvem as técnicas de observação, de entrevista e de relato oral”.
Frequência, periodicidade e planejamento das visitas domiciliares. A VD é uma atividade central do processo de trabalho do ACS e deve ser realizada com frequência média de uma visita família/mês, sendo que as famílias com maior necessidade deverão ser visitadas com mais frequência 9.
Quantas horas o ACS tem para realizar visitas domiciliares?
Pelo texto, a jornada de trabalho de 40 horas da categoria, já prevista na legislação, será dividida em 30 horas semanais para as atividades externas de visita domiciliar e demais ações de campo e 10 horas semanais para atividades de planejamento e avaliação das ações, entre outras.
Quais são as prioridades de visita domiciliar do agente comunitário?
visita periódica para pacientes com incapacidade funcionais, idosos acamados ou que moram sozinhos; visitas aos pacientes egressos hospitalares; confirmação de óbito.
Durante a execução da visita domiciliar deve-se desenvolver técnicas como o acolhimento, a observação e a entrevista. Além disso, é aconselhável que essa conversação disponha de criatividade, questionamentos e reflexões que gerem processos sociais educativos.
A visita domiciliar é uma “forma de atenção em Saúde Coletiva voltada para o atendimento ao INDIVÍDUO E À FAMÍLIA ou à coletividade que é prestada nos domicílios ou junto aos diversos recursos sociais locais, visando a maior eqüidade da assistência em saúde” (Ceccim e Machado, s/d, p. 1).
Como deve ser a visita do agente comunitário de saúde?
O ACS deve realizar a visita domiciliar devidamente uniformizado, com crachá de identificação, sapatos fechados, chapéu, protetor solar, guarda-chuva e itens para a sua segurança e proteção.
O que o ACS deve perguntar em uma visita domiciliar?
Para facilitar o ACS deve traçar o perfil de cada família. *** Número de pessoas que constituem a familiar; problema de saúde de cada membro familiar; identificar os fatores de risco como: baixo peso; obesidade; tabagismo, etilismo; violência doméstica, entre outros.
Quais são as cinco fases da entrevista de família no cuidado domiciliar?
O instrumento aplicado foi a entrevista familiar a qual desenvolveu-se em cinco etapas: apresentação social; aproximação; entendimento da situação; discussão e estabelecimento de um plano terapêutico.
O que se deve observar em uma visita domiciliar ao idoso?
É necessário estar atento para o que o idoso fala ou não fala, como se comporta, seus gestos, suas expressões faciais. Isso pode comunicar muito mais do que somente a avaliação das suas lesões, déficits ou incapacidades e talvez seja essa a única oportunidade de detectar tais situações.
O que acontece depois da visita da assistente social?
Após a realização da avaliação social, o candidato ao Benefício de Prestação Continuada (BPC) aguardará a decisão que determinará o acesso a suportes importantes como medicamentos, tratamentos e alimentação especial.
A visita domiciliar é um importante instrumento de trabalho do assistente social, pautada por princípios éticos, que enriquecem a atuação, pois é por meio dela que ocorre uma aproximação entre o profissional e seu usuário/paciente.
Sou obrigada a deixar o CRAS entrar na minha casa?
A recusa em receber o profissional para fazer a atualização cadastral em domicílio pode ter como consequência a perda de benefícios e a exclusão do cadastro da família, já que a atualização cadastral em domicílio é obrigatória para regularizar o cadastro de algumas famílias.