O Natal, mais do que uma simples data no calendário, revela-se como um convite profundo à reflexão, despertando em nós a necessidade urgente de repensar nossas ações e SER, verdadeiramente, melhores uns para os outros da forma como Jesus nos ensinou.
O Natal não são presentes, mas a presença de Jesus em nós, no meio de nós, reconciliando-nos com Deus e com os irmãos. Que Jesus nasça no coração de todos nós para que sejamos sinais de sua presença misericordiosa no mundo pelo amor e solidariedade, sobretudo com os mais necessitados.
Qual é a mensagem que o Natal traz para todos os cristãos?
Esperança e tempo de renovação fazem parte do espírito natalino. O Natal traz, não só para os cristãos, mas para muita gente, um desejo de fechamento e início de ciclos. A comemoração do nascimento de Jesus Cristo é tempo de reflexão e confraternização.
Podemos aprender a respeito de Jesus Cristo e segui-Lo. O que é o Natal? É quando celebramos o presente que nosso Pai Celestial deu a cada um de nós: o nascimento de Seu Filho, Jesus Cristo. Podemos agradecer por esse presente demonstrando, por meio de nosso exemplo, que nós O seguiremos sempre.
O Natal é um período marcado por muitas tradições que incluem as decorações natalinas, a decoração da Árvore de Natal, a troca de presentes e a realização da Ceia de Natal. No aspecto religioso, a Igreja Católica também realiza uma missa conhecida como Missa do Galo.
É um momento especial de nossas vidas, no qual vivemos a oportunidade de congraçarmos com as pessoas com as quais cruzamos, sejam nossos parentes, nossos amigos, nossos companheiros de trabalho ou quem nos presta ou aos quais prestamos serviços.
O próprio Cristo ensinou que aqueles que O seguirem terão a luz da vida (ver João 8:12). Uma maneira de segui-Lo e desfrutar essa promessa de luz é servir como Ele serviu. Assim, para compartilhar a luz, convide outras pessoas a servir com você! De que maneira você pode servir com aqueles a quem ministra?
O Natal - que para os cristãos marca o nascimento de Jesus, o filho de Deus - é celebrado em 25 de dezembro ou 7 de de janeiro, no caso dos cristãos ortodoxos. A natividade é descrita no Novo Testamento da Bíblia, mas os evangelhos de Mateus e Lucas dão versões diferentes para o evento.
Que Deus, em sua infinita bondade, abençoe e encha de paz todos os corações que festejam e celebram o nascimento de Jesus Cristo. Feliz Natal! Para muitos, o Natal é também um momento de união, compaixão e cuidado com os que mais necessitam. Que esse seja para sempre o seu verdadeiro espírito!
Qual a mensagem de Jesus para o verdadeiro sentido do Natal?
O verdadeiro significado do Natal é o amor de Deus por nós. S. João 3:16-17 diz: “Deus amou de tal maneira o mundo que lhe deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo…
Na cultura cristã, a festa relembra o. Em alguns locais, as comemorações do Natal estão cada vez mais secularizadas, isto é, estão perdendo o sentido cristão originário e transformando-se em uma celebração à fraternidade e à união entre as pessoas.
O verdadeiro sentido do Natal reside na felicidade da criatura que recebe a visita de seu Salvador. O mistério natalino é que o Criador do mundo visitou sua criação na condição de criatura. Para os que creem, Jesus é Deus feito homem. Muitos não-cristãos também vivem o Natal.
O Natal é a época de nos lembrarmos do Filho de Deus e de renovarmos nossa determinação de tomar sobre nós Seu nome. É uma ocasião de reavaliarmos nossa vida e de examinarmos nossos pensamentos, sentimentos e nossas ações. Que este seja um momento de lembrança, de gratidão e um tempo de perdão.
Do ponto de vista bíblico o nascimento de Jesus significa a entrada de Deus na essência humana. A expressão clássica é 'o verbo se fez carne'. Então, significa a manifestação de Deus em carne humana, para que os homens pudessem compreendê-lo melhor. A Bíblia não diz que 'o Natal é isso', apenas que Jesus nasceu.
O Natal é sempre uma data feliz e muito especial, onde se comemora o nascimento de Jesus Cristo. A época do Natal sempre esteve associada à generosidade, ao amor, à esperança e ao sentimento fraterno. Jesus nasceu em uma família judia que era pobre e não possuía prestígio junto às classes superiores e dominantes.
Essa festa celebra o nascimento de Jesus Cristo, evento que aconteceu no ano 1 d.C., em Belém, cidade localizada na atual Palestina. O Natal é uma comemoração tradicional que surgiu nos primórdios da Igreja Católica e reúne elementos e símbolos que são originários tanto na cultura cristã quanto em cultura pagã.
Acontece que o importante no natal não são os presentes nem tampouco o luxo das festas, mas sim relembrarmos o nascimento de Jesus Cristo, nosso salvador, aproveitando esse momento para agradecermos por nossas vidas, por nossas famílias, pela saúde, pelo trabalho, etc.
Quais são os verdadeiros valores e sentimentos do Natal?
União, solidariedade e empatia são alguns valores que você pode ensinar aproveitando essa época festiva. O Natal vai muito além da compra de presentes para amigos e familiares. É uma época para refletir sobre valores e sentimentos como solidariedade e empatia.
Ele simboliza o nascimento de Jesus, para os cristãos, por exemplo. Para outros é um período de festa, de aproximação, de bondade. Em suma , independente de uma determinada crença ou religião, o natal é uma data envolta de muito amor e carinho.
A celebração natalina tenta trazer para o presente a memória e a mensagem de um homem que, há mais de dois mil anos, marcou a história da humanidade por propor uma nova maneira de viver a vida: junto aos pobres, marginalizados e excluídos.
Natal ou Dia de Natal é um feriado e festival religioso cristão comemorado anualmente em 25 de dezembro (nos países eslavos e ortodoxos, cujos calendários eram baseados no calendário juliano, é comemorado no dia 7 de janeiro).
Nessa festividade é celebrado o nascimento de Jesus Cristo, entendido dentro do cristianismo como o filho de Deus. É comum que, no mês que antecede o Natal, sejam construídos presépios e sejam colocadas decorações natalinas, tal como a Árvore de Natal.