Um dos mais utilizados por vidraceiros é o cortador de vidro com ponta diamantada, que se fixa firmemente no material e corta vidros de até 10mm. Sua vida útil é longa, podendo cortar mais de 10kg de vidro. Outro tipo de cortador de vidro é o de rolo, feito de uma liga extremamente dura de cobalto e tungsténio.
Hoje são disponibilizados no mercado vários tipos de óleo de cortar vidro, que atendem às diversas necessidades de corte. Existe o óleo para cortar vidro evaporativo, extremamente volátil formulado à base de solventes não agressivos ao operador, que é facilmente removido do vidro após a sua utilização no corte.
Qual o líquido que se coloca no cortador de vidro?
Quanto mais correto for o uso dessa ferramenta, mais precisão terão seus cortes. Para o melhor funcionamento possível, o cortador de vidro geralmente contém um sistema de lubrificação. Nele, é adicionado óleo ou querosene, que facilita o deslizamento e, por consequência, o corte da ferramenta.
Não existe nenhuma ferramenta capaz de cortar o vidro temperado sem danificá-lo, nem mesmo as mais conhecidas serras Makita, com seus vários modelos. Também não é possível cortar o vidro temperado usando qualquer tipo de ferramentas especiais, como por exemplo, corte por jato de água.
O principal cuidado é evitar passar produtos com corante, bem como água sanitária, amoníaco, sabão em pó ou solvente. Esse tipo de produto pode manchar ou desbotar o jateado do vidro.
Por conta de seu processo de produção, composto por aquecimento e resfriamento, o que o torna mais resistente, o vidro temperado não pode ser cortado, partido ou furado. Segundo a ABNT NBR 14.698, “após ser submetido ao processo de têmpera, o vidro não pode ser cortado, serrado, perfurado ou ter sua borda trabalhada”.
Verifique os cantos da peça de vidro. Quando o vidro é temperado, é obrigatório que o fabricante grave uma identificação nos quatro cantos, indicando que este é um vidro temperado ou de segurança. Procure sinais de deformação ou flexão no vidro posicionando-o de forma reta.
Um dos mais utilizados por vidraceiros é o cortador de vidro com ponta diamantada, que se fixa firmemente no material e corta vidros de até 10mm. Sua vida útil é longa, podendo cortar mais de 10kg de vidro. Outro tipo de cortador de vidro é o de rolo, feito de uma liga extremamente dura de cobalto e tungsténio.
4º passo: Agora é hora de adicionar, calmamente, querosene ou aguarrás dentro do cortador de vidro. Essa parte é muito importante porque essas substâncias são capazes de diminuir o atrito entre o vidro e o próprio cortador — e, por isso, também conseguem evitar acidentes.
Com o disco de corte diamantado para cortar vidros da Conex foi projetado para lidar com materiais delicados como vidro, porcelanato e espelho, este disco é a escolha ideal para seus projetos mais exigentes.
Quer você esteja ajustando sua própria janela, criando vitrais, ou fazendo algum outro projeto, cortar vidro é uma habilidade útil que não é difícil de aprender. Com as ferramentas certas e uma mão firme, qualquer um pode começar a cortar vidro comum em casa.
Não, o vidro temperado não deve ser cortado. Após passar pelo processo de têmpera, o vidro ganha muita resistência, mas acaba perdendo sua flexibilidade. Isso faz com que, ao ser cortado, partido ou perfurado, haja uma quebra do material com mais facilidade.
NEBACETIN® contém dois antibióticos, a neomicina e a bacitracina zíncica, que juntos inibem o crescimento de vários tipos de bactérias, principalmente as que costumam causar infecções de pele e de mucosas. Por isto, Nebacetin® é eficaz para tratar e prevenir infecções de pele e mucosas.
Use um cotonete ou uma gaze estéril para aplicar o antisséptico suavemente na área do corte. Evite esfregar com força, pois isso pode causar mais danos aos tecidos. Utilize curativos adequados: depois de limpar e desinfetar o corte, cubra-o com um curativo estéril para protegê-lo de sujeira e bactérias.