Os antiácidos e suplementos de cálcio também podem reduzir a absorção de ferro. Consumir vitamina C em sucos ou ingeri-la em forma de suplemento aumenta a absorção do ferro, assim como comer pequenas quantidades de carne, que contém a forma de ferro mais facilmente absorvida (ferro heme).
Alimentos ricos em cálcio (leite, iogurte, queijo, requeijão, sorvete cremoso, flans, pudim e musses) e em oxalatos de cálcio (espinafre, beterraba e brócolis) diminuem a absorção de ferro e devem ser evitados na mesma refeição que os alimentos ricos em ferro.
O que pode atrapalhar a absorção de ferro pelo organismo? Algumas condições podem causar a má absorção de ferro. Entre elas estão doença celíaca, doença de Crohn, cirurgia gastrobariátrica e ingestão de antiácidos ou antibióticos em excesso.
O ferro é mais bem absorvido no ambiente ácido. Por isso, pessoas que fazem uso crônico de antiácidos ou bebem muito líquido durante as refeições podem ter dificuldade para absorver o mineral da dieta.
Cálcio: O consumo de cálcio interfere na absorção do ferro heme e do ferro não heme. No entanto, em função do cálcio ser um micronutriente importante, ele não pode ser considerado um inibidor do ferro como fitatos e polifenóis.
O cálcio inibe a absorção de ferro. Deste modo, não é aconselhado incluir fontes alimentares de cálcio nas refeições principais. Por exemplo, não deve ingerir um iogurte como sobremesa ou leite como bebida, ao almoço e ao jantar.
Evitar alimentos que atrapalham a absorção de ferro
Além disso, é aconselhado também evitar o consumo de bebidas alcoólicas, refrigerantes, café, chá preto, chá verde, mate e chocolate, durante as refeições ricas em ferro.
Os antiácidos e suplementos de cálcio também podem reduzir a absorção de ferro. Consumir vitamina C em sucos ou ingeri-la em forma de suplemento aumenta a absorção do ferro, assim como comer pequenas quantidades de carne, que contém a forma de ferro mais facilmente absorvida (ferro heme).
A principal causa da anemia neles é a perda de sangue no tubo digestivo, que precisa ser investigada. Outras causas são desabsorção intestinal ou doenças crônicas. No caso dos homens, no entanto, a anemia não é tão frequente, uma vez que não há perda mensal de ferro como ocorre com as mulheres devido à menstruação.
Diversos estudos mostram que combinar o consumo de alimentos ricos em ferro com aqueles com grande concentração de vitamina C promove uma maior biodisponibilidade no organismo, ou seja, gera melhor absorção dos nutrientes disponíveis nesses alimentos.
Deve-se evitar o consumo de chá, café e produtos lácteos às refeições principais, que diminuem a absorção de ferro. Por outro lado, o sumo de citrinos ou alimentos ricos em vitamina C (cenouras, couve-flor ou repolho) melhoram a sua absorção.
O ovo é um alimento considerado fonte de ferro, porém sua disponibilidade, quando analisada a amostra pura (A11), foi baixa. HEATH & FAIRWEATHER-TAIT [21], apontam em seus estudos que a avidina, glicoproteína presente nos ovos, é um componente responsável pela inibição da absorção do ferro não-heme pelo organismo.
Se a deficiência de ferritina não for grave, o tratamento pode ser feito com a ingestão diária de ferro ou com dietas ricas em alimentos ricos em ferro e em vitamina C (para melhorar a absorção do mineral). Em casos mais graves, pode ser necessária a suplementação de ferro via parenteral (por injeções).
A diminuição da absorção de ferro pode resultar de gastrectomia ou síndromes de má absorção como doença célica, gastrite atrófica, infecção por Helicobacter pylori, acloridria, síndrome do intestino curto e, em casos raros, ADFRF (anemia por deficiência de ferro refratária ao ferro).
-Fazer uso de fitatos (sementes), fibras, pectina (maçã, pêra, etc), cálcio (leite e derivados), taninos encontrados nos chás e café, e oxalatos presente no chocolate amargo para diminuir a absorção do ferro. -Procurar tomar chá verde antes ou depois das refeições para diminuir a absorção de ferro.
O que pode causar a deficiência de ferro no corpo? Em adultos, a deficiência de ferro é mais comumente causada por perdas excessivas de sangue, comum em mulheres com hemorragias menstruais excessivas. Nestes casos, apenas uma dieta rica em ferro pode não ser suficiente para regularizar a situação.
Baixos níveis de ferritina podem ser causados por diversos fatores a depender da faixa etária. Pode ser consequência de distúrbios nutricionais, gravidez, dificuldades de absorção do ferro pelo tubo digestivo, assim como a perda de ferro por hemorragia.
✔ Evite digerir com frequência derivados de leite nas principais refeições, pois o cálcio diminui a absorção do ferro; ✔Evite o uso de antiácidos, pois eles reduzem o pH do estômago, o que atrapalha na absorção do ferro; ✔ Consuma frutas fontes de vitamina C junto a alimentos ricos em ferro.
Evite alimentos que prejudicam a absorção do ferro não heme: chá, café, cereais integrais, espinafre, gema do ovo, chocolate, alimentos ricos em cálcio como leite e derivados.
A absorção do ferro, de uma maneira geral, ocorre em nível de intestino delgado, especialmente no duodeno, porém, tem sido relatado na literatura científica que o intestino grosso também possui capacidade absortiva de alguns minerais.
Na maioria dos casos, a ferritina baixa por si só não gera manifestações. Em algumas poucas situações, níveis diminuídos dessa proteína podem causar cansaço, queda de cabelo e sensação de pernas inquietas.
Tem gente que acredita que a banana corta o ferro do feijão. Isso não é verdade. As tabelas nutricionais das bananas mostram que diferentes espécies são na verdade fontes de ferro, embora não tão ricas quanto os feijões.
Contexto: Como a vitamina C ajuda a promover a absorção de ferro, muitos médicos a recomendam como um suplemento ao ferro oral para o tratamento da anemia ferropriva (os valores de referência do hemograma e ferritina são compatíveis com os usados no Brasil).