A bíblia não aborda diretamente o tema cremação. O Velho Testamento não proíbe que um corpo humano seja queimado. Também não aplica maldição ou julgamento a uma pessoa cremada. Até há citações de ossos humanos sendo queimados.
A cremação é pecado segundo a Bíblia? Não. Como comentamos acima, não há nenhum tipo de condenação à cremação na Bíblia. Tampouco a cremação é mencionada como pecado, seja no Antigo ou Novo Testamento.
Historicamente, o cristianismo rejeitou a cremação porque acreditava que ela contrária à crença na ressurreição do corpo. O cristianismo sempre defendeu e incentivou a inumação, baseando-se no fato que Jesus Cristo foi sepultado e ressuscitou.
Desde 1963, a Igreja já não proíbe a cremação dos corpos.
Ou seja, essa atitude era vista como um movimento de infidelidade e falta de fé, que ocorreu após a Revolução Francesa. Em suma, as pessoas cremavam os cadáveres para mostrar que não haveria jeito de Deus ressuscitar alguém.
Alguns crentes são contra a prática de cremação porque acham que tal ação não reconhece o fato de que um dia Deus vai ressuscitar nossos corpos e reuni-los com nossas alma / espírito (1 Coríntios 15:35-58; 1 Tessalonicenses 4:16).
A bíblia não aborda diretamente o tema cremação. O Velho Testamento não proíbe que um corpo humano seja queimado. Também não aplica maldição ou julgamento a uma pessoa cremada. Até há citações de ossos humanos sendo queimados.
O que acontece com o espírito de uma pessoa quando é cremado?
Segundo Márcia Fernandes, alguns autores espíritas não recomendam a cremação em virtude do espírito sentir as chamas que consomem o corpo. Porém, dentro da crença, há o entendimento de que o corpo se desliga, em algum momento, do chamado cordão fluídico, "que liga o perispírito ao corpo material".
"A Igreja não tem razões doutrinárias para impedir tal praxe, já que a cremação do cadáver não atinge a alma e não impede a onipotência divina de ressuscitar o corpo. Mas a Igreja continua preferindo o sepultamento porque assim se mostra uma estima maior em relação aos mortos", acrescenta o documento.
Atualmente, a Igreja Católica não põe qualquer objeção à cremação, mas dá preferência ao sepultamento. O que deve ser garantido é que a cremação não seja expressão de oposição à esperança na ressurreição. Contudo, a Igreja exorta que não se esparjam as cinzas dos católicos na natureza.
Chico Xavier – Já ouvimos Emmanuel a esse respeito, e ele diz que a cremação é legítima para todos aqueles que a desejem, desde que haja um período de pelo menos 72 horas* de expectação para a ocorrência, em qualquer forno crematório, o que poderá se verificar com o depósito dos despojos humanos em ambiente frio.
Estes incluem cinzas de carvão, cinzas volantes e cinzas de madeira. As cinzas de cremação, também conhecidas como restos de cremação, resultantes doprocesso de cremação, são os restos de um corpo humano ou de animal de estimação após serem cremados. Os resíduos são não aquosos e não gasosos após a combustão completa.
Porque tem que esperar 72 horas para cremar um corpo?
Quando a causa da morte não é clara, a lei exige uma autópsia para determinar como a pessoa faleceu. A cremação destrói completamente o corpo, tornando impossível qualquer exame posterior. Por isso, a espera de 72 horas assegura que todos os exames médicos e legais possam ser realizados, se necessário.
Quem professa a fé cristã pode ser cremado? Essa é uma pergunta bastante comum no religioso. Ainda hoje estudiosos dizem que a Bíblia, não traz nenhuma posição que seja vista como contrária à prática. Inclusive, um dos reis mais emblemáticos de Israel, Saul, foi cremado pelos guerreiros após ser morto em uma batalha.
O corpo é tão importante, que o Senhor o chama de templo de Deus (ver I Coríntios 3:16–17; 6:19–20). Nosso corpo é sagrado. Por ser algo importante, o Pai Celestial deseja que cuidemos bem dele. Ele sabe que podemos ser pessoas mais felizes e melhores, se formos saudáveis.
A noção de pecado se realiza perfeitamente no pecado mortal, violação tão grave que acarreta a morte da alma, ou seja, a ruptura do indivíduo com Deus. Nele, três condições devem ser satisfeitas: matéria grave, conhecimento de causa e empenho da vontade. Quem assassina de caso pensado comete pecado mortal.
Quais religiões permitem ou não a cremação? Vale lembrar que, com exceção do Judaísmo Ortodoxo e do Islamismo, todas as outras religiões não se opõe à cremação dos corpos.
Para os religiosos, as cinzas não devem ficar em casa e não é recomendado que sejam lançadas na natureza ou transformadas em objetos. A doutrina luterana recomenda o enterro em espaço apropriado, como os cemitérios, para evitar a veneração de mortos ou a criação de “amarras psicológicas”.
O calor seca o corpo, queimando a pele e o cabelo, contraindo e carbonizando os músculos, vaporizando os tecidos moles e calcificando os ossos, fazendo com que eles se desintegrem. Após estas etapas, o corpo é reduzido a restos de esqueletos, com alguns pedaços de ossos restantes.
No entanto, uma coisa precisa ficar clara: a cremação não deve ter fins supersticiosos, nem de uma crença que não condiz com a fé católica. O Catecismo nos ensina: “A Igreja permite a cremação, a não ser que esta ponha em causa a fé na ressurreição dos corpos” (n. 2301).
A maneira como os restos físicos são tratados após a morte não influencia nesse ciclo. A cremação, como visto sob a luz da doutrina espírita, é uma opção válida que não interfere no bem-estar espiritual nem nas futuras reencarnações do espírito.
Quanto tempo o espírito fica no corpo após a morte?
Segundo os espíritas, o espírito continua vivo após a morte, ou seja, a morte afeta apenas o corpo, e esse espírito continuará sua trajetória baseada nas suas realizações na Terra.
Ninguém realmente sabe quando se iniciou o processo de cremação, mas existem evidências de que pessoas foram cremadas na China até mesmo em 8.000 a.C. No entanto, a maioria dos especialistas conclui que a cremação se tornou proeminente por volta de 3.000 a.C. (a Idade da Pedra Lascada).
Quando o corpo é cremado o que acontece com os dentes?
Depois do processo de incineração do corpo normalmente ficam alguns fragmentos ósseos que são triturados no processo de moagem assim formando as cinzas, as cinzas de um corpo cremado normalmente tem a aparência de uma areia grossa e esbranquiçada.