O que diz a Bncc sobre a contação de história?

A Base Nacional Comum Curricular prevê a contação de histórias como ferramenta pedagógica na educação infantil. Especificamente, o campo de experiência “escuta, fala, pensamento e imaginação” a valoriza inserida na habilidade de interação e de comunicação (BNCC, p. 42).
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em milenioescolar.com.br

Qual é a habilidade de contação de história?

A habilidade EI02EF06 consiste em: Criar e contar histórias oralmente, com base em imagens ou temas sugeridos.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em novaescola.org.br

O que diz a BNCC sobre a contação de histórias na educação infantil?

A contação de histórias é um excelente estímulo para trabalhar esse campo da BNCC de maneira lúdica, valorizando a construção da própria identidade, de relações e afetos entre as crianças.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em blog.etapapublico.com.br

Qual o objetivo da contação de história na educação infantil?

Essa prática é muito importante, pois promove desenvolvimento cognitivo e social na criança, melhorando suas capacidades de comunicação. Diferente da leitura comum, a contação de histórias permite improviso e interação com o ouvinte, o que torna tudo muito mais envolvente e prazeroso.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em superautor.com.br

O que Paulo Freire fala sobre a contação de história na educação infantil?

A contação de história pode ser um ato de libertação, se cada conto e reconto for momento de diálogo aberto e crítico com compromisso e responsabilidade de formação de um ser humano digno, fraterno e justo.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em construirnoticias.com.br

A Contação de Histórias alinhada à BNCC | Lívia Alencar

O que diz Piaget sobre a contação de história?

Segundo Piaget (1978), a prática da contação de história auxilia na formação humana, através da imaginação, atenção, linguagem. A criança aprende pelos objetos, com o meio social, brincadeiras e jogos, contribuindo para a promoção de aprendizagens com sentido e significado.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em anais.anped.org.br

Qual o principal objetivo da contação de história?

A contação de histórias aumenta a vontade da criança de expressar e comunicar seus pensamentos e sentimentos. Para estimular isso, o professor deve encorajá-la a fazer perguntas e falar sobre como se sentem em relação às decisões dos personagens ou ao final da história.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em editoraopet.com.br

Qual a importância do lúdico na contação de história?

As atividades lúdicas têm capacidade de desenvolver várias habilidades na criança, proporcionando-lhe divertimento, prazer, convívio profícuo, estímulo intelectivo, desenvolvimento harmonioso, autocontrole e auto-realização. Não só as crianças são beneficiadas pelas atividades lúdicas, mas também os professores.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em meuartigo.brasilescola.uol.com.br

Qual é a metodologia da contação de história na educação infantil?

METODOLOGIA

Enquanto se conta, são feitas perguntas sobre o enredo, personagens e as características do cenário. Depois da contação, pergunta- se quem quer recontar a história para os colegas. A análise de dados é realizada através de fotografias e anotações que são feitas durante a realização da atividade.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em sites.unipampa.edu.br

Qual a importância de trabalhar a contação de história?

Afinal, contar histórias para crianças também contribui para o desenvolvimento da linguagem — uma vez que amplia o universo de significados da criança — e do hábito da leitura, de vital importância na educação infantil. Com isso, ajuda no desenvolvimento da criatividade e raciocínio lógico da criança.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em arvore.com.br

Qual o papel do professor na contação de histórias na educação infantil?

Na sala de aula o professor procura contar histórias para as crianças para que a mesma tenha contato com o texto escrito por meio da leitura em voz alta. A leitura na escola precisa fazer sentido ao estudante, isto é, deve responder aos objetivos de realização imediata.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em repositorio.ufgd.edu.br

Como trabalhar a contação de história em sala de aula?

Envolva as crianças na história, dialogue com eles

Fale com elas de forma infantil e use recursos como os fantoches para elas interagirem melhor. Quando acabar a história, converse com elas sobre qual a parte que elas mais gostaram, o que elas mudariam e deixe a criatividade delas transparecer.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em blog.rhemaeducacao.com.br

O que são as habilidades de acordo com a Bncc?

O que é habilidade na BNCC? As habilidades da BNCC são os conhecimentos necessários para o pleno desenvolvimento das competências. Em outras palavras, ao desenvolver uma competência, estamos mobilizando várias habilidades que juntas proporcionam o domínio em determinado contexto.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em tutormundi.com

Qual habilidade da BNCC para história?

A habilidade EF01HI02 consiste em: Identificar a relação entre as suas histórias e as histórias de sua família e de sua comunidade.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em novaescola.org.br

O que as crianças aprendem ouvindo histórias?

O ato de contar uma história, além de atividade lúdica, amplia a imaginação e ajuda a criança a organizar sua fala, através da coerência e da realidade. O ver, sentir e ouvir são as primeiras disposições na memória das pessoas.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em educador.brasilescola.uol.com.br

Que habilidades A história desenvolve?

1. Apresentar a dimensão de espaço e do tempo sob a perspectiva da mobilidade das populações e as formas de inserção ou marginalização delas em culturas diferentes. 2. Desenvolver habilidades com foco em processos como contextualização, comparação, interpretação e proposição de soluções.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em novaescola.org.br

Quais são as técnicas de contação de história?

As técnicas de narração interativa, maquete, narração com efeitos especiais, fantoche, teatro de sombras e dramatização são algumas das formas de tornar a contação de histórias mais interessante e envolvente.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em blog.rhemaeducacao.com.br

Quais as principais técnicas para contar uma história infantil?

Como contar histórias para crianças?
  1. Contar histórias que já existem. ...
  2. Conte histórias desde o útero. ...
  3. Escolha temas adequados à faixa etária da criança. ...
  4. Movimente o corpo e module a voz. ...
  5. Capriche nos recursos visuais. ...
  6. Boas histórias geram boas noites de sono.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em lunetas.com.br

O que é necessário para planejar uma contação de história?

Prepare o ambiente para a leitura da história e conduza este momento. Esteja atento aos elementos que compõem uma contação, garantindo interação entre você e as crianças participantes. O contato e o olhar são fundamentais, bem como a entonação da voz e movimentos do corpo para potencializar a história.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em novaescola.org.br

Como trabalhar história de forma lúdica?

Como engajar os alunos na aula de História?
  1. 1- Proponha o uso de variadas fontes históricas.
  2. 2- Ensine a partir da data de aniversário dos alunos.
  3. 3- Utilize jogos de tabuleiro para reconstruir identidades esquecidas.
  4. 4- Promova uma competição de fantasias.
  5. 5- Utilize jogos de passatempo.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em blog.portabilis.com.br

Qual é o objetivo da atividade lúdica?

A atividade lúdica funciona como um elo entre os aspectos motores, cognitivos, afetivos e sociais, na educação infantil por isto a partir do brincar, a criança desenvolve à aprendizagem, através do desenvolvimento social, cultural e pessoal, contribuindo para uma vida saudável tanto física como mental.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em monografias.brasilescola.uol.com.br

Como contar uma história de forma criativa?

Como aprender a contar histórias de forma incrível?
  1. Escolha histórias que você também goste. ...
  2. Saiba usar bem o livro. ...
  3. Você também pode testar não usar o livro. ...
  4. A linguagem corporal conta muito. ...
  5. Vozes e entonações. ...
  6. Sem pressa. ...
  7. Criando uma superprodução. ...
  8. Não fuja das palavras mais complicadas.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em guiadofuturo.com.br

É o recurso mais usado em contação de histórias?

Os fantoches são os recursos mais conhecidos. Pessoas e animais em tecido são bem comuns, mas você pode confeccionar com caixas, dobradura de papel como o exemplo a seguir, que apresento os personagens da história Menina Bonita do Laço de Fita.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em pilulasparaimaginacao.com.br

O quê Vygotsky fala sobre a leitura na educação infantil?

Vygotsky (1991) observa que o ensino deve se dar de forma sistematizada e organizada, onde a leitura e a escrita sejam necessárias a formação pessoal da criança, com um significado relevante para sua vivência social.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em repositorio.utfpr.edu.br

O quê Piaget fala sobre acolhimento?

O acolhimento é outra parte essencial do processo de adaptação. O professor precisa estar atento e ter um olhar sensível para cada criança, acolher com afetividade e carinho, atendendo às necessidades emocionais e físicas, lembrando que esse é um momento difícil para a criança, podendo gerar ansiedade e insegurança.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em portalpiaget.com.br