A Arte na BNCC tem como pressupostos que a sensibilidade, a intuição, o pensamento e as subjetividades se manifestam como formas de expressão no processo de aprendizagem em arte e que os processos de criação são tão relevantes quanto os eventuais produtos.
(EF69AR06) Desenvolver processos de criação em artes visuais, com base em temas ou interesses artísticos, de modo individual, coletivo e colaborativo, fazendo uso de materiais, instrumentos e recursos convencionais, alternativos e digitais.
Na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a Arte é tratada como componente curricular que integra a área de linguagens, juntamente com Língua Portuguesa, Educação Física e Língua Inglesa.
Para citar a BNCC desta forma, você deve incluir o número da página da citação após a data de publicação. Exemplo: "É importante trabalhar com diversas áreas do conhecimento para garantir a formação integral dos estudantes" (BRASIL. Ministério da Educação, 2018, p. 15).
Vamos falar sobre a Base Nacional Comum Curricular de Arte?
Qual o objetivo da arte na BNCC?
ARTES VISUAIS – conhecer e explorar múltiplas culturas visuais em diversos tempos históricos junto com o diálogo acerca das diferenças entre elas, para ampliar os limites escolares e criar novas formas de interação artística e produção cultural.
Quais as 4 linguagens dos componentes curriculares da arte?
Arte, O componente curricular Arte engloba quatro linguagens – artes visuais, dança, música e teatro. As quatro linguagens se consistem no todo da disciplina Arte, com isso, elas Page 3 3 Maria Helena Webster obrigatoriamente devem ter o mesmo tratamento quanto aos conteúdos e a forma de serem apresentadas.
- Conhecer os elementos da linguagem visual, utilizando-os na composição e registros de pensamentos e ideias sobre fatos do cotidiano; - Expressar, representar ideias, emoções, sensações por meio de articulações de poéticas pessoais.
26,§ 2º, torna obrigatório o ensino de Artes na Educação Bási- ca. Dessa forma, “[...] o ensino da arte constituirá componente curricular obrigatório, nos diversos níveis da educação básica, de forma a promover o desenvolvimento cultural dos alunos” (LDB, 1996, p. 16).
Os Parâmetros Curriculares Nacionais de Arte foram constituídos a partir de estudos e discussões que versaram sobre dois aspectos básicos desta área de conhecimento: a natureza e a abrangência da educação de arte e as práticas educativas e estéticas que vêm ocorrendo principalmente na escola brasileira.
A BNCC de Arte propõe que a abordagem das linguagens articule seis DIMENSÕES DO CONHECIMENTO que, de forma indissociável e simultânea, caracterizam a singularidade da experiência artística: CRIAÇÃO, CRÍTICA, ESTESIA, EXPRESSÃO, FRUIÇÃO, REFLEXÃO. Explicação: Espero em ter ajudado.
quando o sentido referir-se à forma de conhecimento humano (arte) e com maiúscula quando se tratar da disciplina escolar (Arte). 3 BRASIL, Ministério da Educação. PCN + Ensino Médio: Orientações educacionais complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais - Linguagens, Códigos e suas Tecnologias.
Com a LDB/96 a arte passou a ser considerada uma área do conhecimento com linguagem e conteúdos próprios. Podemos compreender a arte, também, como mediação para as outras áreas dos conhecimentos.
Em geral, o ensino de arte na escola é focado apenas na sua manifestação visual, ou seja, pinturas, quadros, esculturas, retratos. As educadoras destacam que essa é uma visão limitada de todas as possibilidades de expressão artística. Música, dança, teatro também devem ser exploradas como formas de arte.
Estimular a criatividade, gosto, habilidades e coordenação através de jogos, histórias, dramatizações e confecção de trabalhos. visuais, pintura, desenho, dobraduras, recorte, colagem, danças, músicas, apreciação de obras de arte, representação teatral e a utilização do corpo como forma de expressão artística.
A arte serve para o ser humano expressar seus sentimentos, pensamentos e convicções. A intenção do homem perante a arte, naturalmente, varia de acordo com o contexto em que seu autor está inserido.
Metodologia do Ensino de Artes é uma disciplina de grande importância na formação de professores, pois tem por objetivo refletir a respeito dos fundamentos da prática docente e a construção da formação e do profissional de Arte na educação.
A habilidade EF15AR01 consiste em: Identificar e apreciar formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporâneas, cultivando a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório imagético.
Os conteúdos de Arte nos Parâmetros Curriculares do Ensino Fundamental são propostos com base em três eixos norteadores: apreciação, produção e reflexão.
Habilidades. (EF15AR04) Experimentar diferentes formas de expressão artística (desenho, pintura, colagem, quadrinhos, dobradura, escultura, modelagem, instalação, vídeo, fotografia etc.), fazendo uso sustentável de materiais, instrumentos, recursos e técnicas convencionais e não convencionais.
Para o ensino de Artes, os PCNs estabelecem quatro modalidades artísticas a serem trabalhadas nas escolas: artes visuais, música, teatro e dança. Para tanto, devem seguir três eixos: produzir, apreciar e contextualizar.
A habilidade EI03TS02 consiste em: Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais.