Código e Habilidade: (EF06ER07) Exemplificar a relação entre mito, rito e símbolo nas práticas celebrativas de diferentes tradições religiosas. Título: Conhecendo Ritos e Rituais.
Ensinamentos da tradição escrita (EF06ER03) Reconhecer, em textos escritos, ensinamentos relacionados a modos de ser e viver. (EF06ER04) Reconhecer que os textos escritos são utilizados pelas tradições religiosas de maneiras diversas.
(EF06ER03) Reconhecer, em textos escritos e transmissão oral, ensinamentos relacionados a modos de ser e viver, compreendendo que os conhecimentos religiosos podem ser transmitidos de geração a geração.
Qual o objeto de conhecimento da habilidade EF05ER07?
(EF05ER06) Identificar o papel dos sábios e anciãos na comunicação e preservação da tradição oral. (EF05ER07) Reconhecer, em textos orais, ensinamentos relacionados a modos de ser e viver.
(EF06ER02) Reconhecer e valorizar a diversidade de textos religiosos escritos (textos do Budismo, Cristianismo, Espiritismo, Hinduísmo, Islamismo, Judaísmo, entre outros). 1,2,4,6 Ensinam entos da tradiçã o escrita (EF06ER03) Reconhecer, em textos escritos, ensinamentos relacionados a modos de ser e viver.
Começar a aula falando para a turma que toda religião proporciona uma visão de mundo, seus fundamentos influenciam no comportamento dos seus adeptos, determinando os valores a serem adotados e transmitidos para seus sucessores. Dividir a turma em 2 grupos e distribuir o texto com as narrativas (uma para cada grupo).
(EF03ER05) Reconhecer as indumentárias (roupas, acessórios, símbolos, pinturas corporais) utilizadas em diferentes manifestações e organizações religiosas. (EF03ER06) Caracterizar as indumentárias como elementos integrantes das identidades religiosas.
(EF07ER03) Reconhecer os papéis atribuídos às lideranças, destacando a importância do papel feminino dentro das diferentes organizações religiosas. (EF07ER04) Exemplificar líderes religiosos que se destacaram por suas contribuições à sociedade. Em especial as lideranças femininas.
(EF05ER04) Reconhecer a importância da tradição oral para preservar memórias e acontecimentos religiosos. (EF05ER05) Identificar elementos da tradição oral nas culturas e religiosidades indígenas, afro-brasileiras, ciganas, entre outras.
Unidade Temática: Crenças Religiosas e filosofias de vida. Objetos de conhecimento: Mitos nas tradições religiosas. EF05ER02X - Identificar e registrar que os mitos de criação, em diferentes culturas e tradições religiosas, expressam explicações das origens.
(EF02ER02) Identificar costumes, crenças e formas diversas de viver em variados ambientes de convivência. Compreender as diferentes regras de convivência nos espações: familiar e comunitário (privado e público). Identidades e alteridades (Contemplando as quatro matrizes: Indígena, Ocidental, Africana e Oriental).
Habilidades: (EF03ER03) Identificar e respeitar práticas celebrativas (cerimônias, orações, festividades, peregrinações, entre outras) de diferentes tradições religiosas. (EF03ER04) Caracterizar as práticas celebrativas como parte integrante do conjunto das manifestações religiosas de diferentes culturas e sociedades.
Habilidade: (EF06LI05) Aplicar os conhecimentos da língua inglesa para falar de si e de outras pessoas, explicitando informações pessoais e características relacionadas a gostos, preferências e rotinas.
A habilidade EF06HI08 consiste em: Identificar os espaços territoriais ocupados e os aportes culturais, científicos, sociais e econômicos dos astecas, maias e incas e dos povos indígenas de diversas regiões brasileiras.
finalidade de um texto. (EF06LI07) Formular hipóteses sobre a finalidade de um texto em língua inglesa, com base em sua estrutura, organização textual e pistas gráficas.
A habilidade EF06GE02 – Analisar modificações de paisagens por diferentes tipos de sociedade, com destaque para os povos originários – coloca a análise das transformações da paisagem em uma perspectiva histórica e cultural mais ampla e possibilita a discussão sobre as distintas formas de apropriação do espaço pelos ...
(EF04ER02) Identificar ritos e conhecer suas funções em diferentes manifestações e organizações religiosas (adivinhatórios, de cura, entre outros). (EF04ER03) Caracterizar ritos de iniciação e de passagem em diversos grupos religiosos (nascimento, morte e casamento, entre outros).
Porém, na realidade, vemos que esta se tornou objeto de intolerância, gerando hostilidade e de ódio irracional. EF01ER04: Valorizar a diversidade de formas de vida. EF01ER06: Identificar as diferentes formas pelas quais as pessoas manifestam sentimentos, ideias, memórias, gostos e crenças em diferentes espaços.
A habilidade EF15AR01 consiste em: Identificar e apreciar formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporâneas, cultivando a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório imagético.
Identificar e respeitar acontecimentos sagrados de diferentes culturas e tradições religiosas como recurso para preservar a memória. Enfatizar as narrativas religiosas indigenistas e africanas na sociedade brasileira.