A habilidade EF06HI13 consiste em: Conceituar “império” no mundo antigo, com vistas à análise das diferentes formas de equilíbrio e desequilíbrio entre as partes envolvidas.
Lógicas comerciais e mercantis da modernidade (EF07HI13) Caracterizar a ação dos europeus e suas lógicas mercantis visando ao domínio no mundo atlântico. As lógicas mercantis e o domínio europeu sobre os mares e o contraponto oriental.
A habilidade EF06HI14 consiste em: Identificar e analisar diferentes formas de contato, adaptação ou exclusão entre populações em diferentes tempos e espaços.
A habilidade EF06HI10 consiste em: Explicar a formação da Grécia Antiga, com ênfase na formação da pólis e nas transformações políticas, sociais e culturais.
Lógicas de organização política (EF06HI15) Descrever as dinâmicas de circulação de pessoas, produtos e culturas no Mediterrâneo e seu significado. A passagem do mundo antigo para o mundo medieval; A fragmentação do poder político na Idade Média.
Unidade temática: Trabalho e formas de organização social e cultural. Habilidade(s) da BNCC: EF06HI16 Caracterizar e comparar as dinâmicas de abastecimento e as formas de organização do trabalho e da vida social em diferentes sociedades e períodos, com destaque para as relações entre senhores e servos.
A habilidade EF06HI08 consiste em: Identificar os espaços territoriais ocupados e os aportes culturais, científicos, sociais e econômicos dos astecas, maias e incas e dos povos indígenas de diversas regiões brasileiras.
(EF03HI10) Identificar as diferenças entre o espaço doméstico, os espaços públicos e as áreas de conservação ambiental, compreendendo a importância dessa distinção. A cidade, seus espaços públicos e privados e suas áreas de conservação ambiental.
Habilidade(s) da BNCC: (EF03HI08) Identificar modos de vida na cidade e no campo no presente, comparando-os com os do passado. Palavras-Chave: Tipos de escola; Educação; Diferenças. Escola indígena; Escola quilombola; Escola do campo; Escola urbana.
A habilidade EF03HI07 consiste em: Identificar semelhanças e diferenças existentes entre comunidades de sua cidade ou região, e descrever o papel dos diferentes grupos sociais que as formam.
A habilidade EF06HI09 consiste em: Discutir o conceito de Antiguidade Clássica, seu alcance e limite na tradição ocidental, assim como os impactos sobre outras sociedades e culturas.
História: tempo, espaço e formas de registros (EF06HI04) Identificar e analisar as teorias sobre a origem do homem americano. As origens da humanidade, seus deslocamentos e os processos de sedentarização.
A habilidade EF06HI07 consiste em: Identificar aspectos e formas de registro das sociedades antigas na África, no Oriente Médio e nas Américas, distinguindo alguns significados presentes na cultura material e na tradição oral dessas sociedades.
Habilidade(s) da BNCC: (EF06HI01) Identificar diferentes formas de compreensão da noção de tempo e de periodização dos processos históricos (continuidades e rupturas). Palavras Chave: Tempo; percepção de tempo; noções de tempo.
(EF06HI08) Identificar os espaços (EF06HI08RS-1) Identificar os espaços territoriais ocupados e os aportes culturais, Page 13 territoriais ocupados e os aportes culturais, científicos, sociais e econômicos dos astecas, maias e incas e dos povos indígenas de diversas regiões brasileiras.
(EF06HI18) Analisar o papel da religião cristã na cultura e nos modos de organização social no período medieval. – Pluga Cuca – Ligado no conhecimento.
(EF06HI05) Descrever modificações da natureza e da paisagem realizadas por diferentes tipos de sociedade de caçadores e agricultores, com destaque para os povos indígenas originários e povos africanos, e discutir a natureza e a lógica das transformações ocorridas.