A habilidade EF08HI27 consiste em: Identificar as tensões e os significados dos discursos civilizatórios, avaliando seus impactos negativos para os povos indígenas originários e as populações negras nas Américas.
Configurações do mundo no século XIX (EF08HI21) Identificar e analisar as políticas oficiais com relação ao indígena durante o Império. Práticas de extermínio do indígena durante o Império.
A habilidade EF08HI05 consiste em: Explicar os movimentos e as rebeliões da América portuguesa, articulando as temáticas locais e suas interfaces com processos ocorridos na Europa e nas Américas.
Qual a habilidade da BNCC para trabalhar os povos indígenas?
Habilidade(s) da BNCC: EF02HI02 Identificar e descrever práticas e papéis sociais que as pessoas exercem em diferentes comunidades. Palavras-chave: Visita, indígena, comunidade, papéis, sociedade.
A habilidade EF08HI15 consiste em: Identificar e analisar o equilíbrio das forças e os sujeitos envolvidos nas disputas políticas durante o Primeiro e o Segundo Reinado.
EF08HI06: Aplicar os conceitos de Estado, nação, território, governo e país para o entendimento de conflitos e tensões. EF08HI11: Identificar e explicar os protagonismos e a atuação de diferentes grupos sociais e étnicos nas lutas de independência no Brasil, na América espanhola e no Haiti.
O Brasil no século XIX (EF08HI16) Identificar, comparar e analisar a diversidade política, social e regional nas rebeliões e nos movimentos contestatórios ao poder centralizado, durante o período regencial do Brasil.
Habilidade(s) da BNCC: EF07HI11 Analisar a formação histórico-geográfica do território da América portuguesa por meio de mapas históricos. Palavras-chave: América portuguesa, expansão, sertão, Amazonas, São Paulo, bandeirantes, indígenas, monumento histórico.
HABILIDADE: (EF07HI04). Identificar as principais características do Humanismo e do Renascimento e analisar seus significados. Renascimento foi um movimento que teve seu início na Itália no século XIV e se estendeu por toda a Europa até o século XVI.
A habilidade EF08HI22 consiste em: Discutir o papel das culturas letradas, não letradas e das artes na produção das identidades no Brasil do século XIX.
Habilidade(s) da BNCC: (EF08HI17) Relacionar as transformações territoriais, em razão das questões de fronteiras, com as tensões e os conflitos durante o Império. Palavras-chave: Cisplatina, Império, território.
Habilidade(s) da BNCC: (EF08HI07) Identificar e contextualizar as especificidades dos diversos processos de independência nas Américas, seus aspectos populacionais e suas conformações territoriais.
Habilidade(s) da BNCC: EF08HI13 Analisar o processo de Independência em diferentes países latino-americanos e comparar as formas de governo neles adotadas. Palavras-chave: Colônia, independência, Haiti, revolta de escravizados.
A habilidade EF08HI19 consiste em: Formular questionamentos sobre o legado da escravidão nas Américas, com base na seleção e consulta de fontes de diferentes naturezas.
A habilidade EF08HI14 consiste em: Discutir a noção da tutela dos grupos indígenas e a participação dos negros na sociedade brasileira do final do período colonial, identificando permanências na forma de preconceitos, estereótipos e violências sobre as populações indígenas e negras no Brasil e nas Américas.
A habilidade EF08HI12 consiste em: Caracterizar a organização política e social no Brasil desde a chegada da Corte portuguesa, em 1808, até 1822 e seus desdobramentos para a história política brasileira.
A habilidade EF07HI10 consiste em: Analisar, com base em documentos históricos, diferentes interpretações sobre as dinâmicas das sociedades americanas no período colonial.
A habilidade EF07HI05 consiste em: Identificar e relacionar as vinculações entre as reformas religiosas e os processos culturais e sociais do período moderno na Europa e na América.
A habilidade EF08HI02 consiste em: Identificar as particularidades político-sociais da Inglaterra do século XVII e analisar os desdobramentos posteriores à Revolução Gloriosa.
A habilidade EF07HI12 consiste em: Identificar a distribuição territorial da população brasileira em diferentes épocas, considerando a diversidade étnico-racial e étnico-cultural (indígena, africana, europeia e asiática).
A habilidade EF07HI03 consiste em: Identificar aspectos e processos específicos das sociedades africanas e americanas antes da chegada dos europeus, com destaque para as formas de organização social e o desenvolvimento de saberes e técnicas.
(EF07HI09) Analisar os diferentes impactos da conquista europeia da América para as populações ameríndias e identificar as formas de resistência, com destaque para aquelas que ocupavam o atual nordeste brasileiro como um todo e Sergipe especificamente. A estruturação dos vice-reinos nas Américas.