O que diz a LDB sobre inclusão?

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), no 9.394/96 (Brasil, 1996), no Capítulo III, art. 4º, inciso III, diz que é dever do Estado garantir o “atendimento educacional especializado gratuito aos educandos com necessidades especiais, preferencialmente na rede regular de ensino”.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em educador.brasilescola.uol.com.br

O que a LDB diz sobre a educação inclusiva?

Decreto nº 7.611: declara que é dever do Estado garantir um sistema educacional inclusivo em todos os níveis e em igualdade de oportunidades para alunos com deficiência; aprendizado ao longo da vida; oferta de apoio necessário, no âmbito do sistema educacional geral, com vistas a facilitar sua efetiva educação, entre ...
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em diversa.org.br

O que diz a LDB sobre a pessoa com deficiência?

Art. 1º É instituída a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência), destinada a assegurar e a promover, em condições de igualdade, o exercício dos direitos e das liberdades fundamentais por pessoa com deficiência, visando à sua inclusão social e cidadania.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em planalto.gov.br

Qual a relação da LDB educação e inclusão?

No Artigo 58 da LDB fica subentendido o compromisso com a inclusão, pois é afirmado no §2º que o atendimento também poderá ser feito em escolas especializadas, contradizendo que “todos os seres humanos nascem livres e são iguais em dignidade e direitos” (Declaração Universal dos Direitos Humanos, artigo 1).
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em educacaopublica.cecierj.edu.br

O que diz a Lei sobre a inclusão escolar?

É dever do Estado, da família, da co- munidade escolar e da sociedade assegurar educação de qualidade à pessoa com deficiência, colocando-a a salvo de toda forma de violência, negligência e discriminação. Art. 28.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em cnmp.mp.br

Educação Especial e Educação Inclusiva: tudo o que você precisa saber

Quais são os 5 princípios da educação inclusiva?

Em resumo, são cinco pontos principais para realizar um bom planejamento que promova a diversidade nas escolas: implementação e apoio de políticas públicas, boa gestão escolar, estratégias pedagógicas, inclusão da família e apoio de parcerias.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em totvs.com

Qual lei garante a educação inclusiva?

Em 1999, o Decreto nº 3.298, que regulamenta a Lei nº 7.853/89, ao dispor sobre a Política Nacional para a Integração da Pessoa Portadora de Deficiência, define a educação especial como uma modalidade transversal a todos os níveis e modalidades de ensino, enfatizando a atuação complementar da educação especial ao ...
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em portal.mec.gov.br

O que o ECA fala sobre educação inclusiva?

O ECA determina ainda que seja realizado atendimento educacional especializado para pessoas com deficiência e, de preferência, que esse serviço seja ofertado na rede regular de ensino. Para além das atividades pedagógicas, as escolas têm um papel fundamental na proteção de crianças e adolescentes.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em mpal.mp.br

Como a nova LDB define a educação especial?

Art. 58 . Entende-se por educação especial, para os efeitos desta Lei, a modalidade de educação escolar, oferecida preferencialmente na rede regular de ensino, para educandos portadores de necessidades especiais.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em portal.mec.gov.br

Quantos alunos especiais por sala de aula lei?

Atentem-se que, além de lei de número máximo de alunos, também tem que ser considerado o espaço físico da sala: a lei pode dizer que o máximo é de 30 alunos, mas se as medidas da sala só comportarem 25 (1m² por aluno), o número máximo das turmas que usarem esse espaço físico terão no máximo 25.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em camara.leg.br

Qual é a Lei de inclusão?

Lei nº 14.191, de 3 de agosto de 2021 – Altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), para dispor sobre a modalidade de educação bilíngue de surdos.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em gov.br

Qual é o princípio fundamental da escola inclusiva?

Numa escola inclusiva, o aluno é sujeito de direito e foco central de toda ação educacional; garantir a sua caminhada no processo de aprendizagem e de construção das competências necessárias para o exercício pleno da cidadania é, por outro lado, objetivo primeiro de toda ação educacional.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em portal.mec.gov.br

Qual é o papel do professor na educação inclusiva?

Portanto, o professor tem o papel de auxiliar o estudante com necessidades educacionais especiais para que ele avance tanto intelectualmente quanto socialmente. Dessa forma, esse aluno pode superar as expectativas e barreiras que lhe são criadas, podendo usufruir de seus direitos.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em ginead.com.br

O que diz a LDB com relação à Educação Especial?

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) em vigor tem um capítulo específico para a Educação Especial. Nele, afirma-se que “haverá, quando necessário, serviços de apoio especializado, na escola regular, para atender às peculiaridades da clientela de Educação Especial”.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em todospelaeducacao.org.br

O que diz a LDB em relação à educação?

L9394. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Art. 1º A educação abrange os processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nas instituições de ensino e pesquisa, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em planalto.gov.br

O que diz a constituição sobre a inclusão?

os objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil encontramos, no art. 3º, inciso I, “construir uma sociedade livre, justa e solidária” e, no inciso III, “promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação”.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em www12.senado.leg.br

O que a LDB diz sobre inclusão?

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), no 9.394/96 (Brasil, 1996), no Capítulo III, art. 4º, inciso III, diz que é dever do Estado garantir o “atendimento educacional especializado gratuito aos educandos com necessidades especiais, preferencialmente na rede regular de ensino”.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em educador.brasilescola.uol.com.br

O que a Lei diz sobre o AEE?

Regulamentado pelo Decreto-Lei nº 7.611, de 2011, o AEE é responsável pela identificação, elaboração e organização dos recursos pedagógicos e de acessibilidade, levando em consideração as necessidades específicas do aluno.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em camara.leg.br

Qual a diferença entre educação especial e educação inclusiva?

Na educação especial, o ensino é totalmente voltado para alunos com deficiência. Já na educação inclusiva, todos os alunos com e sem deficiência têm a oportunidade de conviverem e aprenderem juntos. A ideia da inclusão é mais do que somente garantir o acesso à entrada de alunos nas instituições de ensino.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em guiaderodas.com

Qual a Lei que rege a educação inclusiva?

Em vigor desde 2016, a Lei Brasileira de Inclusão (LBI), também conhecida como Estatuto da Pessoa com Deficiência, destina-se a assegurar e promover, em condições de igualdade, o exercício dos direitos e das liberdades fundamentais da pessoa com deficiência, visando a sua inclusão social e a cidadania.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em diversa.org.br

O que o PNE fala sobre inclusão?

O que é o Plano Nacional de Educação (PNE)?

Na área da educação inclusiva, prevê a universalização do acesso à educação básica e ao Atendimento Educacional Especializado (AEE) para crianças e adolescentes de 4 a 17 anos com deficiência, Transtorno do Espectro Autista (TEA) e altas habilidades/superdotação.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em diversa.org.br

Qual é a posição da LDB 9394/96 em relação à Educação Especial?

Qual é a posição da LDB 9394/96 em relação à Educação Especial? A Educação Especial não é obrigatória e fica a critério de cada escola oferecê-la ou não. A Educação Especial é uma modalidade de ensino exclusiva para alunos com deficiência.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em passeidireto.com

Qual é a lei da inclusão?

Lei nº 13.146/2015, Lei Brasileira de Inclusão (LBI), tem como objetivo assegurar e promover, em condições de igualdade, o exercício dos direitos e das liberdades fundamentais por pessoa com deficiência, visando à sua inclusão social e cidadania.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em pessoacomdeficiencia.sp.gov.br

Qual é o princípio fundamental da Educação Especial inclusiva?

Acreditamos, portanto, que a educação inclusiva, orientada pelo direito à igualdade e pelo respeito às diferenças, deve considerar não somente as pessoas tradicionalmente excluídas, mas todos os estudantes, educadores, famílias, gestores escolares, gestores públicos, parceiros etc.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em diversa.org.br

O que diz o MEC sobre a educação inclusiva?

Em 2008, foi lançada a política nacional de educação especial na perspectiva da educação inclusiva e aprovada, por meio de emenda constitucional, a convenção da ONU sobre os direitos das pessoas com deficiência. De acordo com a convenção, devem ser assegurados sistemas educacionais inclusivos em todos os níveis.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em portal.mec.gov.br