O que diz a regra de Markovnikov é que o hidrogênio tende a se ligar ao carbono mais hidrogenado, ou seja, o carbono que tem mais hidrogênios ligados diretamente a ele.
A gente tem que pensar sobre a regioquímica dessa reação e ela vai ser anti-Markovnikov, o que significa que o OH vai ser adicionado ao carbono menos substituído. Para entender isso, a gente precisa acompanhar o mecanismo da hidroboração-oxidação.
O que estabelece a regra de Markownikoff nas reações de adição?
Segundo a regra de Markovnikov, na adição de um haleto de hidrogênio a um alceno, ou na hidratação deste alceno, o hidrogênio do haleto ou da água liga-se ao átomo de carbono mais hidrogenado da dupla ligação, ou seja, ao carbono que possui mais ligações com o hidrogênio.
Regra de Kharasch também designada adição de Kharasch, ou adição anti-Markovnikov, ou ainda adição sob efeito de peróxido, é uma regra que permite prever qual produto será obtido em reações de adição quando estas ocorrem em presença de um peróxido orgânico.
Quando a reação ocorre em presença de peróxidos, o resultado contraria à Regra de Markovnikov. Este fato é conhecido como Efeito Kharasch (ou reação anti-Markovnikov).
Reações de eliminação são o processo em que ocorre a quebra de uma molécula, desvinculando uma das partes do composto. Para que a reação aconteça, é necessária a presença de um catalisador específico para cada tipo de reação e molécula.
Um alceno é misturado com um ácido inorgânico halogenado (HF, HI, HCl, HBr) em um recipiente. A presença de ácido na reação faz com que a ligação pi do alceno seja rompida mais rapidamente. A ligação simples no ácido é rompida porque essas substâncias sofrem ionização naturalmente.
Adição de Hidrogênio (Hidrogenação ou reação de Sabatier-Senderens): Reação com gás hidrogênio (H2), catalisada por metal. Se a reação for de um alceno, produz um alcano: 2. Adição de Halogênios (Halogenação): Os halogênios são os elementos da família 17A da Tabela Periódica.
Então, o carbocátion terciário é mais estável do que um carbocátion secundário, que é mais estável do que um carbocátion primário. Então, estes carbocátions são tão instáveis que podem até não existir. E, por isso, nós vamos nos concentrar apenas nos carbocátions secundário e terciário.
Qual o principal tipo de reação que pode ocorrer com alcenos?
As reações de adição ocorrem basicamente em compostos insaturados, isto é, aqueles que possuem ligações duplas ou triplas. São basicamente reações em que os elétrons da ligação pi (π) são compartilhados com átomos de outros elementos que são adicionados à molécula.
Os compostos de Grignard são substâncias orgânicas que pertencem ao grupo dos organometálicos, ou seja, apresentam em sua constituição um metal ligado diretamente ao carbono de um radical orgânico.
Eletrófilo significa "ama elétrons". Uma vez que os elétrons são carregados negativamente, nós podemos pensar que o eletrófilo tem uma região de baixa densidade eletrônica. Isso é para que ele possa ter uma carga positiva completa sobre ele, porque uma carga positiva seria atraída pelos elétrons.
Hidrólise é a quebra de uma molécula maior em moléculas menores na presença de água. Hidrólise salina ocorre quando um sal apresenta cátion de base fraco ou ânion de ácido fraco. A hidrólise das proteínas degrada essas macromoléculas em unidades menores, os aminoácidos.
Os compostos orgânicos que apresentam insaturação em sua cadeia principal, denominados alcenos ou alquenos, podem sofrer reações de oxidação de três tipos: oxidação branda, ozonólise e oxidação enérgica.
A saponificação nada mais é do que uma reação que cria um sal orgânico e um álcool por meio de um éster de base inorgânica em uma solução aquosa. Em outras palavras, a mistura do éster, uma substância resultante da reação entre um álcool e um ácido, com uma base resulta em um sal orgânico, também chamado de sabão.
Em termos gerais, a reação de saponificação ocorre quando um éster em solução aquosa de base inorgânica origina um sal orgânico e álcool. A Reação de saponificação também é conhecida como hidrólise alcalina, através dela é que se torna possível o feitio do sabão.
Porque o catalisador aumenta a velocidade de uma reação?
Isso ocorre porque os catalisadores modificam os mecanismos das reações e diminuem a energia de ativação, isto é, a energia mínima necessária para que a reação ocorra. Com a diminuição dessa energia, que funciona como uma espécie de “obstáculo”, a reação se processa mais rapidamente.
A velocidade das reações químicas é alterada principalmente por variações na superfície de contato, na concentração dos reagentes, na temperatura e pelo uso de catalisadores. A velocidade das reações químicas é uma área estudada pela Cinética Química.
Sabemos que uma reação é rápida quando os reagentes se transformam em produtos quase instantaneamente. Exemplo: a explosão de uma bomba ou uma reação de precipitação. Em reações lentas, por outro lado, os reagentes levam um longo tempo para gerar os produtos.