A Lei de Proust, também denominada Lei das Proporções Constantes ou Definidas, foi criada pelo químico francês Joseph Louis Proust (1754-1826) e diz que uma determinada substância composta é formada por substâncias mais simples, unidas sempre na mesma proporção em massa.
Essa lei foi inserida pelo químico francês Joseph Louis Proust (1754-1826), que realizou experimentos com substâncias puras e concluiu que, independentemente do processo usado para obtê-las, a composição em massa dessas substâncias era constante.
A Lei de Lavoisier, também conhecida como Lei da Conservação da Massa, postula que a massa total antes de uma reação química é igual à massa total após a reação. Já a Lei de Proust, ou Lei das Proporções Definidas, afirma que compostos químicos sempre contêm elementos em proporções fixas por massa.
“A proporção, em massa, dos elementos que participam da composição de uma substância é sempre constante e independente do processo químico pelo qual a substância é obtida.” Essa lei foi, mais tarde, a base para a teoria atômica de Dalton, que a corrobora.
2. Lei das Proporções Constantes ou Lei de Proust: Essa lei foi criada por Joseph Louis Proust (1754-1826) e pode ser enunciada assim: “A proporção em massa das substâncias que reagem e que são produzidas numa reação é fixa, constante e invariável.”
De acordo com a Lei de Proust, um composto químico apresenta, sempre, os mesmos elementos nas mesmas proporções, em massa. A união da Lei de Proust e da Lei de Lavoisier são exemplos de Leis Ponderais, isto é, são leis que relacionam as massas dos participantes de uma reação química.
Questão Uma das consequências da Lei de Proust é o cálculo estequiométrico, pois, em uma mesma transformação química,... Uma das consequências da Lei de Proust é o cálculo estequiométrico, pois, em uma mesma transformação química, as substâncias reagem entre si, sempre na mesma proporção.
Em que ma, mb, mc e md são as massas dos participantes, de acordo com os cálculos com a Lei de Proust, elas seguem uma proporção definida, ou seja, se a proporção é 1:2:1:2, temos que: A massa de A é igual a massa de C; A massa de B é igual a massa de D; A massa de B e de D é o dobro da massa de A e de C.
Quais são as leis ponderais? Como as leis ponderais relacionam as massas das substâncias que compõem uma reação química, engloba três formulações importantes: a Lei de Conservação das Massas, a Lei das Proporções Constantes e a Lei das Proporções Múltiplas.
Joseph Louis Proust Químico e farmacêutico francês
Chefiou a farmácia do Hospital Salpêtrière, em Paris. Pronunciou conferências no Palais Royal. Esteve na Espanha, onde ensinou química na Academia de Artilharia de Segóvia e em Salamanca. Proust também trabalhou no recém-instalado laboratório de Carlos 4º, em Madrid.
Já no caso da Lei das Proporções Constantes de Proust, Dalton descreveu que se as massas dos reagentes fossem dobradas o número de átomos também o seria, através disso conseguiu justificar a formação do dobro em massa dos produtos.
A Lei de Proust e a Lei de Lavoisier são conhecidas como leis ponderais e regem a ocorrência das reações químicas. A Lei de Proust, também chamada de Lei das Proporções Constantes, postula que substâncias químicas se combinam para formar novos compostos, sempre respeitando uma proporção constante.
O que diz a Lei de Lavoisier e a de Proust na prática é possível constatar que essas leis são reais como?
Resposta: A lei de Lavoisier, também conhecida como a lei da conservação das massas, afirma que em qualquer reação química a massa total dos reagentes é igual à massa total dos produtos. Isso significa que não há criação ou destruição de matéria durante uma reação química, apenas ocorre uma rearranjo dos átomos.
A Lei de Dalton diz que: “Quando dois elementos químicos formam vários compostos, fixando-se a massa de um dos elementos, as massas do outro variam numa proporção de números inteiros e, em geral, pequenos.”
A Lei de Proust, também denominada Lei das Proporções Constantes ou Definidas, foi criada pelo químico francês Joseph Louis Proust (1754-1826) e diz que uma determinada substância composta é formada por substâncias mais simples, unidas sempre na mesma proporção em massa.
Qual a diferença entre a Lei de Proust é a lei de Dalton?
Veja que o que ocorre é, conforme Dalton disse, um rearranjo dos átomos, em combinações diferentes originando substâncias diferentes. Já a Lei das Proporções Constantes, vista no texto “Lei de Proust”, diz: “Toda substância apresenta uma proporção em massa constante na sua composição.”
Qual o enunciado da Lei de Proust ou Lei das proporções fixas?
A lei das proporções constantes ou lei de Proust diz que a proporção em massa das substâncias que reagem e que são produzidas em uma reação é sempre fixa.
Lei das proporções recíprocas [Lei de Richter – Wenzel – Berzelius]: Quando uma massa fixa de uma substância reage com diferentes susbtâncias, se estas reagirem entre si, o farão com as mesmas massas, ou então, com valores múltiplos ou submúltiplos.
Os processos químicos e a estequiometria são regidos por leis, conhecidas como leis ponderais: a lei de Lavoisier (lei da conservação de massas) e a lei de Proust (lei das proporções fixas). Entenda sobre cada uma delas a seguir.
Proust nos leva a reconhecer analogias tanto do ponto de vista de uma identificação estritamente formal como do reconhecimento termo a termo entre os diversos blocos narrativos e as qualidades ou fatos vividos e observados.
A Lei de Proust é uma das leis ponderais da química. Tais regras fazem a relação entre a massa das substâncias e as reações químicas. Por meio delas, é possível compreender a permanência dos átomos, bem como deduzir a quantidade de moléculas que será formada ao final de um processo químico.