O que a lei trabalhista fala sobre admissão?
De acordo com a CLT, a empresa deve cumprir uma série de requisitos legais para a admissão de um novo funcionário, tais como registro em carteira de trabalho, exames médicos admissionais, pagamento de salário mínimo ou piso salarial da categoria, entre outros.O que mudou no processo de admissão com a nova lei trabalhista?
Com a nova Reforma Trabalhista, o trabalho em regime de tempo parcial passou a ser considerado por meio de duas modalidades de contratação: 30 horas semanais sem serviço extra; 26 horas semanais com até 6 horas extras (com adicional de 50% sobre o salário normal).Como funciona a data de admissão?
O termo “data de admissão” é uma expressão bastante comum no mundo corporativo. Ou seja, se refere ao dia em que um funcionário começa oficialmente a trabalhar na empresa. Esta data não é apenas um dia aleatório. Ela marca o início oficial do seu relacionamento com a empresa.O que diz a lei 5.452 da CLT?
DA CARTEIRA DE TRABALHO E PREVIDÊNCIA SOCIALÉ adotada no território nacional, a carteira profissional, para as pessoas maiores de dezoito anos, sem distinção de sexo, e que será obrigatória para o exercício de qualquer emprego ou prestação de serviços remunerados.
Admissão e demissão: tudo que você precisa saber
O que diz o artigo 444 da CLT?
Art. 444 - As relações contratuais de trabalho podem ser objeto de livre estipulação das partes interessadas em tudo quanto não contravenha às disposições de proteção ao trabalho, aos contratos coletivos que lhes sejam aplicáveis e às decisões das autoridades competentes. Parágrafo único.O que diz o artigo 142 da CLT?
Art. 142. O empregado perceberá, durante as férias, a remuneração que lhe for devida na data da sua concessão. § 1º Quando o salário for pago por hora com jornadas variáveis apurar-se-á a média do período aquisitivo, aplicando-se o valor do salário na data da concessão das férias.Qual o prazo para fazer uma admissão?
O empregador, conforme o artigo 29, tem um prazo máximo de 48 horas para efetuar o registro para que de fato a formalização do vínculo empregatício seja realizada.Quanto tempo a empresa tem para me registrar?
E qual é este prazo? De acordo com o artigo 29 da CLT, a instituição empregadora é responsável por realizar a assinatura na Carteira de Trabalho do empregado em até cinco dias úteis a partir do início efetivo das atividades laborais.Como funciona o processo de admissão?
O processo de admissão reúne etapas desde o anúncio da vaga de emprego, até a contratação do profissional, incluindo a fase de entrevistas, exame admissional e a preparação da documentação do profissional que em seguida será assinada pelo novo colaborador e pela empresa.O que muda na lei trabalhista em 2024?
Flexibilização do trabalho remotoA pandemia de COVID-19 acelerou a adoção do trabalho remoto, e as leis trabalhistas de 2024 refletem essa nova realidade. As empresas agora têm maior liberdade para negociar com seus empregados sobre o modelo de trabalho, seja ele totalmente remoto, híbrido ou presencial.
O que diz a nova lei trabalhista?
Pela nova lei trabalhista, os profissionais podem cumprir até 48 horas semanais de trabalho, com quatro delas sendo horas extras. A reforma também autoriza a possibilidade de compensação de horas: o trabalhador pode exercer até 12 horas de trabalho por dia, desde que receba folga de 36 horas em seguida.Quais são as etapas do processo de admissão de funcionários?
No que consiste o processo de admissão?
- Recrutamento e seleção. ...
- Envio de proposta para os candidatos. ...
- Envio de documentos para as empresas. ...
- Ficha cadastral e preenchimento do CPTS. ...
- Exame admissional. ...
- Preparo de infraestrutura. ...
- Integração do novo colaborador com sua equipe. ...
- Processo de onboarding.