Qual é o objetivo principal da ABNT NBR 14725?
A ABNT NBR 14725 constitui parte do esforço para a aplicação do Sistema Globalmente Harmonizado (GHS) de informação de segurança de produtos químicos perigosos.O que mudou na nova NBR 14725?
A nova versão da NBR 14725 traz uma nova classe de perigo: Explosivos dessensibilizados. Também foi incluída nova subcategoria para a classe de perigo Gases inflamáveis, que é: Perigoso para a camada de ozônio.Quais as seções que compõem uma FISPQ de acordo com a NBR 14725 4?
Abaixo segue as 16 seções que serão encontradas em todas as FISPQ:
- Identificação / Identificação do produto e da empresa;
- Identificação de perigos;
- Composição e informações sobre os ingredientes;
- Medidas de primeiros-socorros;
- Medidas de combate a incêndio;
- Medidas de controle para derramamento ou vazamento;
O que mudou da FISPQ para FDS?
A atualização da Norma NBR 14725 traz mudanças significativas no setor de segurança de produtos químicos. A substituição da FISPQ pela FDS reflete a evolução da indústria química e busca garantir a conformidade com os padrões internacionais de segurança.Norma ABNT NBR 14725 e elaboração de FISPQ
Qual a diferença entre FDS e FISPQ?
A Ficha de Dados de Segurança (FDS) é a mesma coisa que a FISPQ: uma ficha de segurança anexada a produtos considerados perigosos que alerta quanto a seus riscos e orienta as precauções a serem tomadas durante seu manuseio e transporte.Qual norma fala sobre FDS?
A sigla FDS significa Ficha de Dados de Segurança. É um documento normalizado pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) conforme NBR 14725 2023, em substituição à antiga FISPQ (NBR 14725-4). Em nosso ambiente cotidiano seja em casa ou no trabalho, sempre temos algum tipo de contato com produtos químicos.Quando a FISPQ é obrigatória?
Resumindo, para todo produto químico classificado como perigoso ou cujos usos previstos ou recomendados derem origem a riscos a segurança e saúde dos trabalhadores a FISPQ é obrigatória.Como se chama a FISPQ agora?
- A FISPQ passará a ser chamada de FDS – Ficha com Dados de Segurança; - Todos os rótulos e FISPQs deverão ser atualizados; - As empresas terão o prazo de 24 meses, a partir da publicação, para se adequarem.Desde quando existe a norma ABNT NBR 14725 e qual o prazo atual para adequações das FISPQ ao GHS?
A norma ABNT NBR 14725:2023 é aplicável aos fabricantes, importadores e distribuidores de produtos químicos (substância ou mistura), que têm um prazo de até dois anos para sua adequação.Quando surgiu a NBR 14725?
O seu 1º Projeto circulou em Consulta Nacional conforme Edital nº 12, de 21.12.2007 a 18.02.2008, com o número de Projeto ABNT NBR 14725.Qual documento substitui a FISPQ?
Uma das principais mudanças impostas pela norma revisada é a nova nomenclatura da FISPQ (Ficha de Informação de Segurança de Produtos Químicos), que passará a se chamar FDS (Ficha com Dados de Segurança).Qual o prazo de validade de uma FISPQ?
Qual é o prazo de validade da FISPQ? A FISPQ deve ser revisada e atualizada pelo menos a cada cinco anos, ou sempre que houver qualquer mudança na composição do produto, na legislação aplicável, ou quando novas informações sobre os riscos se tornarem disponíveis.Qual a última versão da NBR 14725?
Atualizações ABNT NBR14725 (2001 - 2023)2023 – ABNT NBR 14725: 2023 - Publicada no dia 3 de Julho a nova versão da norma, que segue a 7ª Revisão do GHS e entrará em vigor 2 anos após a sua publicação.
O que é uma FDS?
A FDS, ou Ficha com Dados de Segurança é o nome do documento requerido no ambiente de trabalho que tem como objetivo comunicar ao trabalhador os perigos relacionados aos produtos químicos bem como informações importantes de armazenamento, incompatibilidades, medidas de primeiros socorros, meios de extinção recomendados ...O que significa cas na FISPQ?
Números de identificação de uma substância química - CASPara facilitar a identificação das substâncias químicas, existem vários sistemas de numeração. O mais conhecido e utilizado é o número CAS, número de registro fornecido pelo Chemical Abstrats Service (CAS).