O que diz a teoria de Wallon?

A teoria psicogenética de Wallon baseava-se na premissa de que a criança deveria ser entendida de uma forma holística, completa. A pessoa deveria ser compreendida em seus aspectos biológico, afetivo, social e intelectual. Por isso que essa teoria era comumente chamada de Teoria da Psicogênese da Pessoa Completa.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em editorarealize.com.br

O que diz a teoria de Henri Wallon?

Wallon (1995), na sua obra A evolução psicológica da criança, trata do desenvolvimento da criança inserida em determinado meio. Ele afirma que o potencial herdado geneticamente por um indivíduo depende diretamente do ambiente em que ele está inserido.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em educacaopublica.cecierj.edu.br

Qual a teoria de Wallon para a educação?

Para Wallon, professores e alunos são mutuamente afetados no processo de formação, onde desenvolvimento cognitivo é, também, ampliação dos afetos e da capacidade de expressar sentimentos. O desafio do afeto é compartilhado entre todos os sujeitos, no ambiente escolar.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em profseducacao.com.br

Quais são os principais conceitos de Wallon?

Wallon indicou a existência de três campos funcionais: a emoção (afetividade)4, a psicomotricidade (movimento) e a inteligência. A integração destes 3 campos funcionais, no processo contraditório do desenvolvimento, dá origem pessoa “completa” (DANTAS,1990, p. 21).
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em repositorio.ufsc.br

Quais são os três pontos mais importantes das ideias pedagógicas de Wallon?

O autor trata os três campos funcionais – motor, o afetivo e cognitivo – de forma indissociável. Para ele, seria impossível separar, já que o desenvolvimento de um causa impactos nos demais.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em concursoprofessores.com.br

A teoria de Henri Wallon

Quais são os 5 estágios de Wallon?

Em cada estágio de desenvolvimento (Wallon propõe os seguintes estágios: impulsivo-emocional — 0 a 1 ano; sensório-motor e projetivo — 1 a 3 anos; personalismo — 3 a 6 anos; categorial — 6 a 11 anos; puberdade e adolescência — 11 anos em diante), um dos conjuntos predomina; isto é, fica mais em evidência, embora os ...
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em pepsic.bvsalud.org

Quais são as três leis de Wallon?

Wallon ao construir sua teoria do desenvolvimento, identificou três leis que são universais e comuns em todas as culturas, e essas leis tiveram muita relevância na construção de sua teoria, sendo elas: a Lei da Alternância Funcional, a Lei da Preponderância Funcional e a Lei da Integração Social.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em revistaft.com.br

Quem foi Wallon E o que ele defendia?

Wallon foi o primeiro a levar não só o corpo da criança mas também suas emoções para dentro da sala de aula. Fundamentou suas ideias em quatro elementos básicos que se comunicam o tempo todo: a afetividade, o movimento, a inteligência e a formação do eu (leia mais no quadro abaixo) como pessoa.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em novaescola.org.br

Quais são os tipos de pensamento no desenvolvimento infantil de acordo com Wallon?

Resposta verificada por especialistas. Segundo Wallon, durante o desenvolvimento infantil ocorrem dois tipos de pensamentos: pensamento sincrético e pensamento categorial.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em brainly.com.br

O que é movimento para Wallon?

O movimento pode pertencer ao plano concreto, sendo o ato motor propriamente dito, ou pode pertencer ao plano da representação e do conhecimento, ao pressupor meios que não dependem das circunstâncias concretas nem da capacidade motora da pessoa (Wallon, 1941/2007. (1975c).
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em scielo.br

Quais são os tipos de afetividade?

Ela possui 5 tipos básicos que podem ser compreendidos como vivencias afetivas: Humor, Emoções, Sentimentos, Afetos e Paixões. , vamos juntos conhecer cada uma delas e compreender como elas podem ser ferramentas poderosas para o nosso desenvolvimento.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em programahumanizar.com

O que o Vygotsky defende?

A teoria de Vygotsky aponta que a criança nasce com funções psicológicas elementares e que com o aprendizado da cultura e as experiências adquiridas, essas funções tornam-se funções psicológicas superiores, que são o comportamento consciente, a ação proposital, capacidade de planejamento e pensamento abstrato.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jornadaedu.com.br

O que diferencia Piaget Vygotsky e Wallon?

Piaget, na relação sujeito-objeto, privilegia o polo do sujeito, Vygotski dá maior ênfase ao do objeto e, em Wallon tanto o sujeito quanto o objeto são igualmente considerados. Este trabalho refletiu, de certo modo, tais diferenças, ao analisar o episódio selecionado.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em pepsic.bvsalud.org

Qual a diferença entre Wallon e Piaget?

O programa de pesquisa de Piaget visava a compreensão dos processos que permitem a construção progressiva do conhecimento no sujeito epistêmico, enquanto Wallon pretendia focalizar especialmente o sujeito psicológico em sua totalidade emocional e cognitiva.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em repositorio.ufmg.br

Como Wallon define o desenvolvimento infantil?

Para Wallon, desde que a criança nasce ela é um ser biológico e social, indissociavelmente e complementares para o seu desenvolvimento. Assim sendo, as condições biológicas são necessárias para viver em sociedade, e o meio social é fundamental para o desenvolvimento das capacidades orgânicas.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em revistas.fucamp.edu.br

Em que Wallon acreditava?

A teoria psicogenética de Wallon baseava-se na premissa de que a criança deveria ser entendida de uma forma holística, completa. A pessoa deveria ser compreendida em seus aspectos biológico, afetivo, social e intelectual. Por isso que essa teoria era comumente chamada de Teoria da Psicogênese da Pessoa Completa.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em editorarealize.com.br

Quais os 4 elementos básicos das ideias de Wallon?

As idéias de Wallon foram baseadas em quatro elementos básicos que se comunicam o tempo todo: afetividade, movimento e inteligência. A afetividade tem papel predominante no desenvolvimento da pessoa. É por meio dela que o aluno exterioriza seus desejos e suas experiências.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em educadores.diaadia.pr.gov.br

O quê Wallon fala sobre afetividade na educação infantil?

Vygotsky e Wallon (1992) descrevem o caráter social da afetividade, sendo a relação afetividade-inteligência fundamental para todo o processo de desenvolvimento do ser humano, cabe ao educador integrar o que amamos com o que pensamos, trabalhando de uma só vez, a razão e a emoção.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em editorarealize.com.br

O que defende a teoria de Piaget?

Piaget defende que o indivíduo se desenvolve a partir da ação sobre o meio em que está inserido, priorizando, a princípio, os fatores biológicos que podem influenciar seu desenvolvimento mental. Dando ênfase em seus estudos ao caráter construtivo.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em editorarealize.com.br

Qual é o pensamento de Piaget?

Segundo Piaget, o pensamento aparece antes da linguagem, que apenas é uma das suas formas de expressão. A formação do pensamento depende, basicamente, da coordenação dos esquemas sensorimotores e não da linguagem.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em monografias.brasilescola.uol.com.br

Qual é a teoria de aprendizagem de Piaget?

De acordo com Piaget, a aprendizagem se configura quando há acomodação. “A mente, sendo uma estrutura (cognitiva) tende a funcionar em equilíbrio, o que aumenta seu grau de organização interna e de adaptação ao meio.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em meuartigo.brasilescola.uol.com.br

Qual o objetivo da teoria de Piaget e Vygotsky?

Piaget dá grande ênfase ao egocentrismo e o considera como ponto intermediário entre o pensamento autístico e o pensamento orientado. Já Vygotsky, dá grande ênfase ao social, sendo este a fala mais primitiva das crianças, que, posteriormente se subdividirá em discurso egocêntrico e comunicativo.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em periodicos.ufpb.br

Quais os três 03 pilares centrais do pensamento de Vygotsky?

Linguagem, Desenvolvimento e Aprendizagem.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em pepsic.bvsalud.org

Qual o foco da teoria de Vygotsky?

Afirma que o sujeito constrói o conhecimento na interação com o meio físico e social, e essa construção vai depender tanto das condições do indivíduo como das condições do meio (DARSIE, 1999).
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em repositorio.furg.br

Qual é a base teórica de Vygotsky?

Para entender Vygotsky é preciso levar em conta o fato de que ele enxergava o desenvolvimento do ser humano usando uma perspectiva sociocultural, ou seja, ele afirmava que o homem se constitui na interação com o meio em que está inserido. Por isso, sua teoria ganhou o nome de socioconstrutivismo ou sociointeracionismo.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em inteligenciadevida.com.br