A Teoria da Evolução afirma que é o ambiente, por meio de seleção natural, que determina a importância da característica do indivíduo ou de suas variações, e os organismos mais bem adaptados a esse ambiente têm maiores chances de sobrevivência, deixando um número maior de descendentes.
As teorias evolucionistas afirmam que ocorreram mudanças nos organismos ao longo dos milhares de anos do planeta. Essas mudanças podem ser vistas, por exemplo, em fósseis de organismos que hoje não são encontrados na Terra, mas que possuem grandes semelhanças com organismos atuais.
Charles Darwin era um naturalista britânico que propôs a teoria da evolução biológica por seleção natural. Darwin definiu evolução como "descender com modificações", a ideia de que as espécies mudam ao longo do tempo, dão origem a novas espécies e compartilham um ancestral comum.
O que diz a teoria evolucionista de Darwin e Lamarck?
Introdução. O Lamarckismo e o Darwinismo são teorias sobre evolução. Lamarck sugeria que características adquiridas na vida eram passadas adiante, com base nas Leis do Uso e Desuso. Já o Darwinismo destaca a variabilidade nas espécies, com a seleção natural favorecendo traços benéficos e influenciando a reprodução.
Quando falamos em teoria da evolução, geralmente estamos nos referindo à teoria evolucionista proposta por Charles Darwin, o famoso Darwinismo. O Darwinismo se baseia em duas ideias principais: ancestralidade comum e seleção natural.
O que é a teoria da evolução de Charles Darwin e o que inspirou suas ideias revolucionárias
Qual a ideia evolucionista?
A teoria evolucionista de Darwin pode ser descrita da seguinte forma: as espécies de seres vivos se transformam ao longo dos tempos, pois sofrem seleção natural, que prioriza os seres mais adaptados ao ambiente em que vivem, devido a suas características serem adequadas ao meio onde vivem.
A Teoria da Evolução afirma que é o ambiente, por meio de seleção natural, que determina a importância da característica do indivíduo ou de suas variações, e os organismos mais bem adaptados a esse ambiente têm maiores chances de sobrevivência, deixando um número maior de descendentes.
Publicada em 1859 pelo cientista britânico Charles Darwin, a obra "Sobre a origem das espécies através da seleção natural" introduziu pela primeira vez a ideia da evolução por meio da seleção natural, opondo-se à versão cristã da criação do mundo.
As principais são: lamarckismo, darwinismo e neodarwinismo. Proposto por Darwin, a teoria enfatiza que a seleção natural é o principal mecanismo da evolução, no qual indivíduos mais adaptados ao ambiente têm mais chance de sobreviver e se reproduzir. É uma síntese das ideias de Darwin, Mendel e Hugo de Vries.
→ O que é a evolução? Evolução é um processo no qual ocorrem mudanças nos seres vivos ao longo do tempo, levando frequentemente ao surgimento de novas espécies. Essas modificações são passadas para os descendentes, e é por isso que muitos definem evolução também como a descendência com modificação.
Lamarck defendia que todas as mudanças estruturais sofridas por um indivíduo seriam transmitidas para seus descendentes. Isso explicaria tanto o alongamento do pescoço das girafas quanto a cegueira das toupeiras. A hereditariedade das características adquiridas ou perdidas ficou conhecida como a segunda lei de Lamarck.
O darwinismo baseia-se na ideia de que os organismos mudam ao longo do tempo e que o meio, por ação da seleção natural, seleciona os organismos mais adaptados, os quais apresentam maior chance de deixar descendentes.
Qual é a teoria da evolução mais aceita atualmente?
Com o desenvolvimento da genética, as explicações para a hereditariedade foram surgindo e, atualmente, o neodarwinismo é a teoria evolutiva mais aceita entre os cientistas e estudiosos.
Desenvolvida principalmente por Charles Darwin, a teoria do Evolucionismo afirma que a sobrevivência das espécies está relacionada com sua seleção natural.
Há 160 anos, o naturalista britânico Charles Darwin publicava o livro “A origem das espécies'” (1859) e mudava radicalmente a biologia com sua Teoria da Evolução.
As teorias evolucionistas resultaram da observação de que os seres vivos poderiam ser agrupados de acordo com suas similaridades ou diferenças. Dessa forma, os organismos poderiam ser distinguidos uns dos outros e seria mais simples compreender a origem da vida.
A Teoria da Evolução é um conceito utilizado na biologia para indicar que a variação das espécies é o resultado de um processo gradativo de evolução. Esta ideia contrapõe a Teoria Criacionista de que o universo foi criado por Deus.
A Teoria da Evolução é fruto de pesquisas, ainda em desenvolvimento, iniciadas pelo legado deixado pelo cientista inglês Charles Robert Darwin e pelo naturalista britânico Alfred Russel Wallace.
A Teoria da Evolução atualmente é conhecida por dar significado e coesão aos diferentes campos da Biologia. Esse conhecimento é fundamental para aspectos importantes da vida em sociedade, exemplificado agora na pandemia da SARS-CoV-2.
A teoria da evolução de Darwin "naturaliza o Homem, alterou a nossa visão da natureza, provocou uma extraordinária revolução científica", disse o director do Museu da Ciência da Universidade de Coimbra, sublinhando que o livro "A Origem das espécies" foi um best seller e que esgotou no primeiro dia.