De acordo com Chiavenato (2007), o planejamento estratégico representa como a estratégia será implementada e avaliada, ou seja, está ligada a fatores internos e externos. É um conjunto de decisão, que Page 7 dependerá dos recursos e da tecnologia necessária para o alcance dos objetivos esperados.
A Teoria de Chiavenato é uma abordagem amplamente reconhecida no campo da gestão de pessoas. Seu foco principal é a relação entre colaboradores e organizações, buscando estratégias para promover a eficácia e a satisfação no ambiente de trabalho.
Chiavenato defende que as técnicas utilizadas em uma seleção devem passar por entrevista, provas de conhecimento ou de capacidade, testes psicológicos e técnicas de simulação. Em seu livro “Iniciação à Administração de Recursos Humanos”, o autor explica tudo sobre essas etapas.
Segundo Chiavenato (2006), o treinamento ocorre em curto prazo, pode-se dizer que é um processo educacional sistemático, no qual as pessoas são treinadas para objetivos definidos, envolvendo habilidades, atitudes e conhecimentos.
Segundo Chiavenato, “o planejamento é uma das melhores maneiras de se introduzir deliberadamente mudanças e inovação dentro das empresas, sob uma forma previamente definida e programada” (Chiavenato, Idalberto.
Adm. Idalberto Chiavenato fala sobre Visão Sistêmica
Qual foi a afirmação de Chiavenato?
Chiavenato declara que as pessoas são membros fundamentais para as corporações no que se refere ao cumprimento dos serviços e ao alcance dos objetivos apresentados. Por outro lado, a empresa é o mecanismo como essas pessoas podem conseguir seus propósitos.
Os seis processos estão ligados à atividade de agregar, integrar, recompensar, desenvolver, manter e monitorar o desenvolvimento das pessoas. Esse conceito foi desenvolvido por um dos maiores professores e consultores brasileiros, Idalberto Chiavenato.
Chiavenato (2009) enfatiza que ao se pensar em recrutamento, prontamente pode-se pensar na busca de mão-de-obra à empresa, através de diversas formas, porém, este é apenas o início dos caminhos para a contratação de pessoal, sobretudo quando se é aconselhado à valorização dos recursos humanos.
Para Chiavenato (2004), a Gestão é a “maneira de governar Organizações ou parte delas. É o processo de planejar, organizar, dirigir e controlar o uso de recursos organizacionais para alcançar determinados objetivos de maneira eficiente e eficaz.
Segundo Chiavenato (2010), os processos de recompensar as pessoas constituem os elementos fundamentais para o incentivo e a motivação dos funcionários da organização, tendo em vista de um lado os objetivos organizacionais a serem alcançados e, de outro lado, os objetivos individuais a serem satisfeitos.
Segundo Chiavenato (2003), o comportamento humano é motivado. A motivação é a tensão persistente que leva o indivíduo a alguma forma de comportamento visando à satisfação de uma ou mais necessidades. A satisfação da necessidade está diretamente proporcional ao estado de equilíbrio.
De acordo com Chiavenato, as pessoas são o principal ativo das empresas, ou seja, sua maior riqueza. E as empresas são, para as pessoas, o que as faz capazes de conquistar objetivos. É uma troca, entre oferecer um bom trabalho e ser recompensado.
Para Chiavenato (2005), a palavra conhecimento pode ter vários e diferentes significados. Pode significar informação, conscientização, saber, cognição, sapiência, percepção, ciência, experiência, qualificação, discernimento, competência, habilidade, prática, capacidade, aprendizado, sabedoria, certeza etc.
Usa-se a expressão latina apud ou citado por. Os dados do documento original devem ser mencionados na lista de referências ou em nota de rodapé. No texto: Exemplo: Hingston citado por Chiavenato (2006, p.
O que são objetivos organizacionais Segundo Chiavenato?
Para Chiavenato, objetivos organizacionais são o fim desejado que a organização pretende atingir e que orientam o seu comportamento em relação ao futuro e ao ambiente interno e externo. Neste sentido os objetivos organizacionais são a razão de ser das organizações, que necessitam de um fim objetivo.
A gestão de pessoas segundo Chiavenato afirma que as pessoas são o ponto central da organização e, portanto, o investimento no capital humano deve ser maior do que qualquer outro. Para isso, é preciso garantir o desenvolvimento, treinamentos e uma integração harmônica entre os colaboradores.
O que diz Chiavenato 2004 ao conceituar o tema conflito?
Já para Chiavenato (2004), conflito ocorre pela diferença de objetivos e interesses pessoais, e é parte inevitável da natureza humana; constitui o lado oposto da cooperação e da colaboração, a palavra conflito está ligada a desacordo, discórdia, etc.
Já Chiavenato (2014) aborda três tipos de administração de conflitos, classificados como: abordagem estrutural, abordagem de processo e abordagem mista.
Quais foram as características Segundo Chiavenato 2014?
Quais foram essas características, segundo Chiavenato (2014)? Implantação de sistemas de transporte, coleta de dízimo, hierarquia controlada e organização eclesiástica. Propagação da fé, preservação da doutrina e formação dos sacerdotes.
O que é a estrutura organizacional Segundo Chiavenato 2003?
Para Chiavenato (2003, p. 219) estrutura projetizada é: O agrupamento ou organização na base de projetos que envolve a diferenciação e o agrupamento das atividades de acordo com as saídas e os resultados (outputs) relativos a um ou a vários projetos da empresa.
Qual o conceito de planejamento Segundo Chiavenato?
Para o autor acima, planejar é estabelecer com antecedência para a organização as tarefas, metas e recursos para assim atingir o objetivo. De acordo com Chiavenato (2007), o planejamento estratégico representa como a estratégia será implementada e avaliada, ou seja, está ligada a fatores internos e externos.
Quais as fases da evolução da administração Segundo Chiavenato?
Segundo Chiavenato (2004), a história das organizações está dividida em seis fases. São elas a fase artesanal, a fase da transição do artesanato à industrialização, a do desenvolvimento industrial, a do gigantismo industrial, a fase moderna e a fase da globalização.