Portanto, como vocês receberam Cristo Jesus, o Senhor, continuem a viver nele, enraizados e edificados nele, firmados na fé, como foram ensinados, transbordando de gratidão.
É por isso que Paulo disse: “Ninguém, pois, vos julgue pelo comer, ou pelo beber, ou por causa de dias de festa, ou de lua nova, ou de sábados ..." (Colossenses 2:16).
Em Colossenses 2:7, Paulo usa a imagem de uma árvore para ilustrar a importância de estar enraizado em Deus. Assim como uma árvore precisa de raízes profundas para se manter firme e forte, nós também precisamos estar profundamente ligados a Deus para enfrentar os desafios da vida.
Paulo escreveu a epístola aos colossenses na primeira vez que foi preso em Roma, cerca de 60–62 d.C. (ver Guia para Estudo das Escrituras, “Epístolas Paulinas”, scriptures.LDS.org).
Colossenses 2 Estudo: NÃO ABRA MÃO DE SUA LIBERDADE (Bíblia Explicada)
O que é epafras na Bíblia?
Epafras foi um pregador cristão que espalhou o evangelho a seus concidadãos colossenses. Quando Paulo era um prisioneiro em Roma, Epafras veio se encontrar com ele para contar ao apóstolo sobre um estranho ensinamento que ameaçava a segurança da igreja de Colossas.
8 Tenham cuidado para que ninguém os escravize a filosofias vãs e enganosas, que se fundamentam nas tradições humanas e nos princípios elementares deste mundo, e não em Cristo.
O apóstolo Paulo disse: “E confirmados na fé”. É estar mais do que firmado, mas confirmado. Quase sempre, nos cultos na Lagoinha, proclamamos: “Eu sou o que a Bíblia diz que eu sou; eu tenho o que a Bíblia diz que eu tenho; eu posso o que a Bíblia diz que eu posso”.
Epístola aos Colossenses, Carta de Paulo aos Colossenses, ou abreviadamente Colossenses são alguns dos nomes pelos quais é conhecida a epístola atribuída ao apóstolo Paulo, redigida aos cristãos da Igreja situada em Colossas, uma cidade frígia da Ásia Menor, aproximadamente no ano 60 d.
Deixem que as raízes de vocês se aprofundem nele e extraiam dele a nutrição. Continuem crescendo no Senhor, e tornem-se fortes e vigorosos na fé, como foram ensinados.
Conhecer Jesus através de Sua Palavra e manter comunicação com Ele através da oração, é tudo de que precisamos. O gnosticismo, as práticas pagãs e o formalismo judaico estavam ameaçando corromper, com seus “raciocínios falazes” (v. 4), o corpo de Cristo representado pelos cristãos colossenses.
Colossenses 1:1–23 Paulo saúda os santos de Colossos e declara que Jesus Cristo é o Redentor, o Primogênito de todas as criaturas, o Criador e o Senhor divino e perfeito, de Quem emana a harmonia do Universo. Paulo exorta os santos a firmarem a própria fé em Jesus Cristo.
5 Porque ainda que esteja ausente quanto ao corpo, todavia em espírito estou convosco, regozijando-me, e vendo a vossa ordem, e a firmeza da vossa fé em Cristo.
Em Colossenses 2:16, Paulo não estaria atacando os dias festivos e o sábado semanal em si, mas sendo contra uma heresia que colocava tais celebrações num contexto pagão, ofuscando desse modo a pessoa de Jesus Cristo (cf. Colossenses 2:17).
Jesus, dito o Justo, conhecido como "Jesus, chamado de Justo", (do grego Ιησούς χω λεγόμενος Ιουστος Iesous ho legomenos Ioustos), é um personagem citado por Paulo de Tarso em sua Epístola aos Colossenses 4:11. Geralmente, acredita-se que Paulo escreveu Colossenses na prisão em Roma, provavelmente durante o ano 50.
Paulo estava preso e havia recebido notícias de falsas doutrinas que estavam sendo ensinadas aos cristãos de Colossos e escreveu esta epístola com o objetivo de combater a falsa doutrina que surgia e chamar aos colossenses a verdadeira fé que Epafras havia anunciado "Cuidado que ninguém vos venha a enredar com sua ...
A cidade de Colossos ficava na província romana da Ásia, região que hoje faz parte da Turquia. A igreja dali não tinha sido fundada por Paulo, e, pelo que parece ele ainda não havia estado lá quando escreveu a Carta aos Colossenses.
Desde o início, Deus se comunica com o ser humano de forma a não somente transmitir mensagens, mas fazendo doação de Si mesmo a nós. “Por uma vontade absolutamente livre, Deus revela-se e dá-se ao homem” (Catecismo da Igreja Católica, nº 50).
A prova da fé é um recurso que Deus utiliza para fortalecer e purificar a convicção dos seus filhos. “E ele disse: … Satanás perguntou-lhe que o peneirava como trigo, mas orei por ti para que a tua fé não falhasse”. (Lucas 22:31, 32).
Como recebestes Cristo Jesus, o Senhor – Como o recebeste pela fé, como seu Salvador, ou então, como você foi instruído a respeito da Sua pessoa, caráter, trabalho e ensino. O objetivo aqui é induzi-los a não se desviarem da visão que eles tinham de Cristo, quando Ele lhes foi dado a conhecer.
24 Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha; 25 E desceu a chuva, e correram os rios, e sopraram os ventos, e combateram aquela casa, e não caiu, porque estava edificada sobre a rocha.
Este versículo nos ensina que devemos evitar julgar os outros por causa de suas crenças e práticas culturais, especialmente quando se trata de refeições ou festividades religiosas.