Gênesis 1,28: “E Deus abençoou-os, e disse-lhes Deus: 'Sede fecundos (hr'P'), multiplicai-vos (hb'r ')e enchei (alem') a terra, e subjugai-a (vb;K'), e dominai (hd'r') sobre os peixes do mar e sobre as aves do céu e sobre tudo o que tem vida e que rasteja (fm;r) sobre a terra'.”
“A Terra e todas as coisas que nela existem devem ser usadas de modo responsável para suster a família humana. Contudo, somos todos mordomos — não proprietários — sobre esta Terra e sua abundância e teremos que prestar contas perante Deus do que fizermos com Suas criações.”
Deus ainda fala conosco hoje, amados, e Ele tem prazer nisso. Quando abrimos o nosso coração para recebê-Lo e ouvi-Lo, onde quer que estivermos estaremos diante da porta dos céus. Jacó ainda tinha muito o que aprender e nunca imaginou que passaria tantos anos na casa de Labão até que pudesse retornar.
29 E disse Deus: Eis que vos dei toda erva que dá semente, que está sobre a face de toda a terra, e toda árvore, em que há fruto de árvore que dá semente; ser-vos-á para mantimento.
Assim Deus criou os seres humanos; ele os criou parecidos com Deus. Ele os criou homem e mulher e os abençoou, dizendo: — Tenham muitos e muitos filhos; espalhem-se por toda a terra e a dominem. E tenham poder sobre os peixes do mar, sobre as aves que voam no ar e sobre os animais que se arrastam pelo chão.
Porque Deus criou dois géneros sexuais e não apenas um?
Homem e mulher são feitos um para o outro. Foram criados por Deus para serem uma comunhão de pessoas, cada um sendo ajuda para o outro. Iguais como pessoas, mas complementares enquanto masculino e feminino. Deus os criou para que, formando “uma só carne” (Gn 2,24), pudessem transmitir a vida.
“Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança” Gênesis 1:26. A forma verbal, plural colocada no início deste verso, é usada por muitos Teólogos que ensinam um modelo de Trindade, onde o Criador seria formado por uma pluralidade de pessoas.
31 De sorte que, quer comais, quer bebais, ou façais qualquer outra coisa, fazei tudo para a glória de Deus. 32 Portai-vos de modo que não sejais causa de tropeço nem aos judeus, nem aos gregos, nem à igreja de Deus.
10 O ladrão não vem senão para roubar, para matar, e para destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham em abundância. 11 Eu sou o bom pastor; o bom pastor dá a sua vida pelas ovelhas.
7 Porque, como imagina no seu coração, assim ele é. Come e bebe; te diz ele, porém o seu coração não está contigo. 8 Vomitarias o bocado que comeste, e perderias as tuas suaves palavras. 9 Não fales aos ouvidos do tolo, porque desprezará a sabedoria das tuas palavras.
Resuma Gênesis 28:20–22 e explique que Jacó jurou que, se o Senhor estivesse com ele, Jacó O serviria como seu Deus. Como parte desse voto, Jacó se comprometeu a pagar o “dízimo” ao Senhor. (Você pode lembrar os alunos de que o Senhor estabelece as condições dos convênios que fazemos com Ele.)
20 Assim, serviu Jacó sete anos por Raquel; e foram aos seus olhos como poucos dias, pelo muito que a amava. 21 E disse Jacó a Labão: Dá-me minha mulher, porque os meus dias se cumpriram, para que eu me achegue a ela. 22 Então ajuntou Labão todos os homens daquele lugar, e fez um banquete.
Em Gênesis 29, testemunhamos a jornada de Jacó em busca de um futuro prometido por Deus. Este capítulo nos ensina sobre paciência, persistência, amor e as consequências de nossas ações. O encontro de Jacó com Raquel junto ao poço é uma cena tocante que demonstra amor à primeira vista.
Devemos dominar e USAR a criação, Deus a deu a nós de presente. Gn 1: 26 "Façamos o homem à nossa IMAGEM, segundo a nossa SEMELHANÇA": uma vez que Deus é Espírito, não pode ter imagem nem semelhança físicas, por isso muitos tentam espiritualizar o verso.
A imagem de Deus se refere à parte imaterial do homem. Ela separa o homem do mundo animal, e o encaixa na “dominação” que Deus pretendeu (Gn 1:28), e o capacita a ter comunhão com seu Criador. É uma semelhança mental, moral e social. Mentalmente, o homem foi criado como um agente racional e com poder de escolha.
Adão e Eva são considerados o primeiro homem e mulher da Bíblia. Em Gênesis 1, nenhum nome é citado, sendo que "homem" parece ter um sentido coletivo, como humanidade, e homem e mulher são criados simultaneamente. Já na narrativa em Gênesis 2-3, ele carrega o artigo definido ha, indicando que esse é "o homem".
O discurso de Jesus neste capítulo é um verdadeiro choque de realidade para Seus discípulos. Formado o Seu pequeno grupo especial, Cristo tomou o cuidado de adverti-los quanto a sua missão e as dificuldades que envolveriam a mesma. O público alvo do discipulado seria “as ovelhas perdidas da casa de Israel” (v.
Eles basearam-se muito para isso em algumas frases bíblicas, entre elas esta: “Eu e o Pai somos um” (João 10: 30). Ao dizer essa frase, Jesus não está anulando a sua identidade nem a de Deus. Cada um é cada um.
João 10:11–15 nos ensina que assim como o Bom Pastor, Jesus Cristo conhece cada um de nós e deu a vida por nós. Escreva esse princípio abaixo da declaração “Jesus Cristo é o Bom Pastor” em seu diário de estudo das escrituras.
19 Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, o qual tendes da parte de Deus, e que não sois de vós mesmos? 20 Porque fostes comprados por um preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo, e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus.
1Nunca devemos esquecer, amados irmãos, aquilo que aconteceu ao nosso povo no deserto, há muito tempo. Deus os guiou enviando uma nuvem que se movia à frente deles. Assim, ele os levou em segurança através do mar.
O Apóstolo Paulo nos ensinou como podemos suportar a tentação. 13 Não vos sobreveio tentação, senão humana; porém fiel é Deus, que não vos deixará tentar acima do que podeis, antes com a tentação dará também meio de saída, para que a possais suportar.
Porque nenhum de nós vive para si mesmo e nenhum de nós morre para si mesmo. Se vivemos, é para o Senhor que vivemos; e, se morremos, também é para o Senhor que morremos. Assim, tanto se vivemos como se morremos, somos do Senhor.
Conhecido como José Carpinteiro e José Operário, São José é considerado o padroeiro dos trabalhadores e padroeiro universal da igreja. Além, claro, de ter sido o tutor do menino Jesus.